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financeiro tenham norteado a escolha dos por- ainda que o navio-esco-
tos, preferindo-se antes levar em linha de con- la Sagres esteve presente
ta o entusiasmo pelo bom acolher dos navios, em todas as edições da
bem como os cuidados e entretenimento a dis- Operation Sail. Foto CTEN António Gonçalves
pensar às respectivas tripulações e ainda even- Z
tuais comemorações históricas em curso. António Manuel
Gonçalves
A denominada regata Colombo, que se rea- CTEN
lizou em 1992, contou essencialmente com a am.sailing@hotmail.com
organização de Espanha e Portugal, embora Notas:
também tenha sido fornecido algum apoio de 1 Nesta regata entre Lis-
nível técnico por parte da Sail Training Asso- boa e Hamilton, o famoso
ciation (STA). Importa referir que este evento escritor australiano Captain
constituiu um marco ao conseguir juntar uma Alan Villiers fez a traves-
sia a bordo do navio-esco-
quantidade de veleiros, nunca antes ou depois la Sagres.
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disso novamente reunida . Grande parte des- 2 Contrariamente ao sen-
tes navios, depois de fazerem um périplo por so comum, a expressão Tall
vários portos nos Estados Unidos, regressou à Ship não identifica nenhum San Juan de Porto Rico durante a estadia dos navios da regata Colombo (1992).
tipo de veleiro em particular,
Europa novamente em regata. tendo, segundo sabemos, começado por ser utilizada berto o golfo de S. Lourenço e ainda os territórios a
Num processo de aproximação progressi- pela imprensa aquando das primeiras regatas, passan- montante do rio baptizado com o mesmo nome, onde
vo iniciado duas décadas antes, a armada dos do depois a ser oficialmente associada a esses mesmos actualmente se situam as cidades de Gaspé, Quebe-
grandes veleiros visitou ainda, neste mesmo eventos. Na definição das características dos veleiros que e Montreal.
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A barca de três mastros Marques (1917-1984) per-
ano, pela primeira vez, portos dos países de admitidos nas regatas por si organizadas – Tall Ships’ deu-se 75 milhas a norte da Bermuda pelas 4h30 da
Races –, a Sail Training Association (STA) permitia a
Leste, Talin na Estónia e Gdynia na Polónia. participação de todos aqueles cujo comprimento à li- madrugada do dia 3 de Junho de 1984 durante a regata
Paralelamente aos eventos organizados pela nha-de-água fosse superior a 9,14 metros, e, nos quais, Hamilton-Halifax, devido ao mau tempo. Dada a hora
Sail Training Association, foram surgindo outras pelo menos metade das pessoas embarcadas tivesse ida- em que ocorreu o acidente, das vinte e oito pessoas
propostas, regra geral associadas a um porto de compreendida entre os 15 e os 25 anos. Pelo que, que seguiam a bordo só nove se salvaram. Este navio
qualquer embarcação que satisfizesse os mencionados
havia vencido poucos dias antes a regata entre San Juan
ou cidade específicos, que, pela persistência e requisitos poderia ser considerado um Tall Ship. O que (Porto Rico) e Hamilton, disputada entre seis dos navios
elevado nível dos programas consagrados, ga- de certo modo vem confirmar o ditado lançado pelos que iriam integrar, na Bermuda, a grande competição
nharam uma aceitação quase unânime, sendo australianos em 1988, com o intuito de angariar o maior organizada pela Sail Training Association (STA).
habitualmente a respectiva agenda articulada número de embarcações para o grande desfile no porto 8 Ver «Lugres do Gelo, Cisnes dos Oceanos – 1. Ga-
em função do programa da STA. de Sidney, you don’t have to be big to be tall. zela Primeiro», Revista da Armada, Janeiro de 2005.
Apesar de contactada no sentido de se fazer repre-
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A marca Cutty Sark Scots Whisky foi criada em
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Na Europa os casos mais bem sucedidos 1923, por ocasião do regresso do mítico clipper a mãos sentar em Sidney em 1988 com a Sagres, a Marinha
são o Sail Amsterdam, encetado em 1975, que inglesas. O característico rótulo amarelo foi desenhado foi obrigada a declinar o convite devido ao facto de
desde então reúne os veleiros em cada lustro, por James McBey, tendo igualmente sido ele o autor durante o ano transacto o navio ter sido sujeito à pri-
e Rouen, em França, que tem pautado a sua da escolha deste nome para o novo whisky da casa de meira fase da grande reparação, tendo inclusivamente
sido inviabilizada a viagem de instrução dos cadetes
Francis Berry. Ver «A Lenda e o Mito – 1. Cutty Sark»,
realização por ocasião da comemoração de Revista da Armada, Maio de 2005. nesse ano (1987).
datas históricas importantes, mas sem regula- 4 Como é do conhecimento de todos, os jovens 10 O porto de Cádiz, local onde se verificou a concen-
ridade predefinida . que embarcam no Creoula recebem a designação de tração de todos os veleiros que partiram com destino à
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Do outro lado do Atlântico, tem assumi- instruendos, epíteto que sempre nos pareceu pouco América, reuniu mais de 170 navios, sendo que mais de
do especial destaque a Op. Sail, realizada em elegante, denotando ainda uma não menos surpreen- 40 da classe A. Além disso, chegados a San Juan de Por-
to Rico juntaram-se-lhes ainda mais alguns, oriundos do
dente ligação ao Exército e à Força Aérea, instituições
intima relação com datas históricas ou que igualmente venerandas onde o termo é profusamente continente americano, nomeadamente o Eagle, o navio-
utilizado. Nesta perspecti- -escola da United States Coast Guard (USCG).
Foto CTEN António Gonçalves sim sinónimos arraigados na Francesa), seguindo-se 1994 (Armada de la Liberté – 50
A concentração de navios em Rouen teve início
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va, julgamos que os termos
em 1989 (Voiles de la Liberté – 200 anos da Revolução
grumete ou moço(a) – estes
anos do Desembarque da Normandia), 1999 (Arma-
nossa egrégia tradição na-
val, mas actualmente quase
da du Siècle – celebrações do milénio) e 2003 (Arma-
caídos em desuso na Mari-
da 2003), já sem aparente conotação com qualquer
nha por imperativo das alte-
grandes veleiros, o navio-escola Sagres é o único que
rações entretanto operadas
–, poderia qualquer deles evento ou data particulares. Ao que sabemos, entre os
marcou presença em todas as edições realizadas neste
ser eventualmente reabili- porto francês, sendo por norma alvo das maiores aten-
tado com este propósito. De ções, quer por parte da organização, quer das televi-
outra forma será mais uma sões gaulesas que fazem a cobertura o evento.
tradição que se perde, em 12 Robin Knox-Johnston foi o primeiro a completar
benefício de algo sem a me- uma viagem de circum-navegação em solitário, à vela,
nor conotação naval. Prova sem escalas. Largou de Falmouth a 14 de Junho de 1968
do que afirmamos reside no tendo regressado no dia 22 de Abril do ano seguinte.
facto de o termo instruendo, Entre 1992 e 2001 ocupou o cargo de presidente da
contrariamente ao que su- Sail Training Association (STA), tendo, em 1995, sido
Veleiros no rio Sena em Rouen durante as Voiles de la Liberté (1989). cede com aqueles por nós armado cavaleiro pela rainha de Inglaterra. Durante a
sugeridos, não constar em sua presidência conseguiu angariar os fundos que per-
suscitam particular interesse, assumindo-se o qualquer dicionário de termos náuticos (e.g. Coman- mitiram àquela instituição adquirir os novos navios de
porto e a cidade de Nova Iorque como locais dantes Humberto Leitão e Vicente Lopes, Dicionário da treino de mar, Prince William e Stavros S. Niarchos, sen-
de eleição para acolher o inolvidável desfile Linguagem de Marinha Antiga e Actual; Comandante do o primeiro baptizado em homenagem ao herdeiro
dos veleiros. Como vimos atrás, a sua primei- Marques Esparteiro, Dicionário Ilustrado de Marinha; da coroa inglesa e o segundo com o nome da fundação
ra edição deu-se em 1964 (Feira Mundial de Almirante Amphilóquio Reis, Dicionário Técnico de de carácter filantrópico que financiou a sua construção.
Estes veleiros vieram substituir o Malcom Miller e o Sir
Marinha; Sérgio Cherques, Dicionário do Mar).
Nova Iorque), ao que se seguiram os eventos 5 Cidadã de origem polaca, que desde cedo esteve Winston Churchill detidos pela STA, cabendo actual-
de 1976 (Bicentenário da Independência dos ligada à Sail Training Association (STA). mente a sua gestão à Tall Ships Youth Trust. De referir,
Estados Unidos), 1986 (Bicentenário da Estátua 6 Este explorador francês nado e morto em St. Malo a título de mera curiosidade, que os anteriores navios-
da Liberdade), 1992 (500 Anos do Descobri- liderou três expedições com vista a descobrir a passa- -escolas desta associação britânica foram vendidos em
gem do Noroeste, que permitisse a passagem dos na-
1999 e 2000, o primeiro a um privado e o segundo a
mento da América por Cristóvão Colombo), e vios para o Oriente. Nas suas viagens explorou parte uma empresa náutica sedeada na Ilha de Man, conti-
2000 (Comemorações do Milénio). De referir da costa canadiana e os seus meandros, tendo desco- nuando ambos a navegar.
24 AGOSTO 2006 U REVISTA DA ARMADA