Page 377 - Revista da Armada
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só) é riquíssima em imagens que associam o vem de modelo comparativo. Não creio que que impedem uma viagem fácil para o norte.
anoitecer quotidiano à escuridão eterna, des- seja de duvidar da sua ida às feitorias portu- Apercebeu-se portanto que existe um regime
pertando um incontrolável desejo de ir atrás guesas de África, nomeadamente a S. Jorge de ventos que sopram de norte ou nordeste,
daquele sol que desaparece. São inúmeras as da Mina, e acho que observou muito bem a que permitem ir navegando para ocidente,
lendas que o realçam e (devemos admiti-lo) derrota dos navios nacionais, embora seja du- ganhando um pouco de norte (de barlavento),
ainda hoje é difícil resistir à beleza de até alcançar uma latitude onde sopram
um pôr-do-sol, que se impõe com uma os ventos do oeste, que permitem o re-
componente nostálgica, invocadora dos gresso a Lisboa. E digo que se apercebeu
mais remotos mitos. E Colombo foi to- deste regime de ventos, porque não me
cado pelo mesmo fascínio que está pre- parece que alguém, no seu perfeito juízo,
sente em lendas gregas, árabes ou portu- possa afastar-se de terra, seguindo um
guesas. Mas, a essa atracção inexplicável vento favorável, percorrendo distâncias
pelo sol poente, é preciso acrescentar a significativas, sem ter uma informação
vivência que teve entre Lisboa e Porto (mesmo que vaga) de como vai regres-
Santo, tratando de negócios de açúcar sar a casa. Sem essa informação partiria
para Génova, ou ouvindo histórias de para uma viagem que seria suicidária,
marinheiros que iam e vinham da Gui- e não conseguiria aliciar nem outras
né ou da Mina. pessoas (muitas delas conhecedoras do
Estou em crer que a sua escola de mar mar e da navegação à vela, como eram
– que me parece indiscutível – foi con- os irmãos Pinzón e Juan de la Cosa),
solidada neste convívio com o comércio Nau Sta. Maria – maqueta do Museu Naval de Madrid. nem os favores e os financiamentos dos
africano sendo certo que para lá viajou pelo vidoso que alguma vez tenha aprendido a de- Reis Católicos e outros notáveis de Espanha.
menos uma vez. Tal como em tudo o que se terminar a latitude com base na altura do sol. É importante entender que o facto de erronea-
refere a Cristóvão Colombo, também esta sua Se o soubesse não teria dito que a Mina esta- mente supor ser possível alcançar a Ásia na-
ida à Guiné está carregada de mistérios e ne- va debaixo da equinocial. Aliás, na minha opi- vegando para ocidente, não implica que nada
blinas difíceis de aclarar. Ele afirma que lá foi, nião, comete este erro grosseiro, precisamente soubesse de mar ou de navios. O texto que nos
mas associa essa viagem a um conjunto de in- porque na Mina já não conseguia observar a chegou do Diário da 1ª Viagem é da autoria do
formações com erros que não têm explicação. Estrela Polar, única referência da latitude que padre Bartolomeu de Las Casas, cuja tentati-
Começa por dizer que o Castelo de S. Jorge da demonstra conhecer, como se conclui de todos va de reabilitação da memória do Almirante
Mina está “debaixo da equinocial” (carta aos os seus registos. é sabida. Contudo, há longas transcrições do
Reis Católicos), quando está em 5º 10’ N, afir- Mas, como disse, tomou atenção à derrota que escreveu o próprio Colombo, com dados
ma que, em viagens (várias) que fez de “Lisboa dos navios portugueses, reparando que saíam importantes que revelam um saber específico
para o sul, até à Guiné”, observou de grande significado.
a derrota e tomou a altura do sol Antes disso, porém, é impor-
“com o quadrante e outros instru- tante perceber quais os contor-
mentos, muitas vezes”, achando nos da proposta que apresentou
que o grau terrestre concordava a D. João II, por alturas de 1483 ou
com Alfragano, ou seja, era de 56 84. A ideia básica tinha anteceden-
2/3 milhas, e com o que Mestre tes importantes e de autoridade,
José Vizinho (físico e cosmógrafo em concepções geográficas que vi-
de D. João II) também verificara nham de há séculos. Fundamenta-
em 1485, quando lá foi também. va-se, essencialmente, na hipótese
Não é possível que as suas milhas de que o comprimento da terra co-
sejam as de Alfragano, nem que o nhecida, medida em graus, desde
grau terrestre tenha 56 2/3 milhas a ponta mais ocidental da Europa
das que ele conhece. E não é pos- até ao limite leste da Ásia aproxi-
sível porque dessa forma elas se- mava-se suficientemente dos 360º
riam superiores às actuais milhas para supor que avançando pelo
náuticas (de que um grau tem Atlântico em direcção ao ociden-
60), valor absolutamente incom- te, rapidamente se alcançaria o
patível com as velocidades de 10, outro extremo. Cristóvão Colom-
12, 13 e 14 milhas por hora (mais bo acreditava poder fazê-lo numas
de 12, 13 e 14 nós) que diz ter fei- semanas e, provavelmente, tomou
to com a caravela «Niña» nos dias consciência disso em Portugal.
4, 6 e 7 de Fevereiro de 1493. Mas A versão corrente não tem uma
tudo isto são as incongruências a consistência absoluta, mas levan-
que se habitua quem quer que es- ta uma pista, como veremos. No
tude os textos colombinos, sejam meio de um dos livros da biblio-
as suas notas e apostilas, sejam as teca colombina, hoje depositada
cartas que escreve. Contudo, nas em Sevilha, foi encontrada a có-
descrições que deixou sobre as ter- pia de uma carta que lhe foi en-
ras que descobriu nas Antilhas, es- viada pelo cosmógrafo florentino
tão presentes claras comparações Il trionfo di Colombo. Paolo del Pozo Toscanelli, onde se
Fresco de Francesco Gandolfi (1862) – Museu Strada Nuova em Génova.
com as terras africanas, com gran- explica toda a ideia, referindo que
de lógica e coerência. É frequente dizer que as da Mina e faziam uma volta larga pelo Atlân- a mesma tinha sido apresentada, alguns anos
árvores são como as da Guiné, ou que os rios tico, para demandarem o porto de Lisboa. São antes a D. Afonso V, através de um cónego da
“não são como os rios da Guiné que são todos conhecidas as razões desta volta larga, que po- Sé de Lisboa, chamado Fernando Martins. Esta
doentios”, e múltiplas outras comparações em dia ir até ao Mar dos Sargaços, contornando os carta é, aparentemente, a resposta a uma ou-
que a paisagem ou os produtos africanos ser- ventos contrários que sobram junto à costa e tra que lhe enviara o Almirante, e, de acordo
REVISTA DA ARMADA U DEZEMBRO 2006 15