Page 380 - Revista da Armada
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ração serão por vezes mencionadas algu-  Spey SM1A (16100 hp), uma caixa reduto-  vas a normas ambientais, como nos fluidos
         mas das características das fragatas classe  ra com embraiagens e chumaceira de im-  frigorigéneos utilizados e no controlo das
         “Vasco da Gama”, permitindo assim uma  pulso incorporadas e a respectiva linha de  descargas para o exterior (líquidos e ga-
         melhor apreensão do potencial das “novas”  veios, com um hélice de passo controlável  ses) e compactação de lixos sólidos, pelo
         fragatas. Assim, além da caracterização dos  de 5 pás. O trabalho é transmitido aos dois  que nenhum tipo de resíduo é lançado ao
         navios no texto que se segue, a leitura da  hélices através da caixa redutora e das res-  mar. Nos sistemas auxiliares, destacamos
         tabela de comparação entre as fragatas M  pectivas linhas de veios, sendo a variação  o de governo, pois introduz na Marinha o
         e VG permitirá uma comparação rápida e  de velocidade e o sentido do impulso do  sistema ARSA – o sistema integrado de go-
         objectiva entre os navios pertencentes a es-  hélice obtidos através da variação do passo.  verno e estabilização activo, onde os dois
         tas duas classes.                  As turbinas a gás e os motores diesel estão  lemes, que fazem um ângulo de 20º com
           O estado geral das duas unidades a trans-  instalados em compartimentos separados,  o plano vertical, actuam também como es-
         ferir pode ser considerado muito bom e, no  estando a caixa redutora montada na casa  tabilizadores.
         geral, satisfazem os mesmos requisitos das  dos motores principais.     Em termos de Limitação de Avarias (LA),
         VG, sendo possível afirmar que os princi-  Os sistemas da plataforma são controla-  o navio possui cidadela e está dividido
         pais sistemas se baseiam numa tecnologia  dos através de um sistema de automação e  em seis zonas verticais independentes
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         idêntica, embora mais avançada e com  controlo  de geração posterior ao do sistema  e duas zonas de acção para LA, corres-
         maior capacidade em todas as áreas da  NAUTOS das VG, que no conjunto, recebe  pondendo aos destacamentos LA AV e
         guerra naval.                      sinal de cerca de 6000 sensores ou pontos  AR (as VG, têm 9 zonas verticais inde-
           As condições de habitabilidade são boas,  de medida, o que confere um elevado grau  pendentes e duas zonas para acção LA,
         bem adaptadas ao estilo de vida das mari-  de monitorização nesta área. Este sistema,  complementados pelo destacamen-
         nhas europeias e cumprem o normativo em  da empresa holandesa Imtech, permite tam-
         vigor na NATO: com camarotes individuais,  bém controlar o sistema da propul-
         duplos e triplos para oficiais, alojamentos  são em diversos modos
         também individuais, duplos e triplos para  de operação, tendo
         sargentos e cobertas com capacidade de  sido projectado para
         6 a 9 praças, tendo uma capacidade total  operar com os es-
         para 190 elementos. Todos os tipos de alo-  paços de máquinas
         jamentos são adequados a militares femini-  desguarnecidos, pelo
         nos. Os espaços de lazer são amplos e bem  que também integra
         distribuídos pelo navio. Os projectistas da  um circuito interno de TV
         classe referem que seguiram o princípio de  para visualização à distância
         que o conhecimento humano é o activo  dos compartimentos vitais.
         mais valioso dos sistemas de automação,   Sendo uma instalação CODOG, os
         pelo que atribuíram especial atenção ao  motores diesel devem ser utilizados a bai-
         seu bem estar a bordo. A identificação dos  xas potências e as turbinas reservadas às
         compartimentos obedece a regras próprias  grandes velocidades. As potencialidades  to da
         da RNLN, tais como o código de cores de  da instalação são as seguintes: a propulsão  máqui-
         identificação de fluidos e gases, reflectindo-  diesel permite atingir cerca de 20 nós e a  na). A acção
         -se no processamento de imagens (monitori-  propulsão com turbinas permite variar a ve-  LA é controlada
         zação) dos sistemas de comando e controlo  locidade em toda a gama, ou seja de máxi-  na casa de comando
         da plataforma.                     mo a ré a máximo a vante, correspondendo  dos sistemas da plataforma,
           O nível de redundância é elevado.  a uma velocidade superior a 29 nós. Em ne-  existindo dois destacamentos bem
           Com esta breve introdução aos navios,  nhuma situação podem, motores e turbinas,  equipados e dotados de sistemas de co-
         julgamos que estamos prontos para ini-  transmitir potência ao veio, simultaneamen-  municações. O sistema de carregamento
         ciar uma descrição um pouco mais técni-  te. Nesta classe de navios, ao contrário da  de reservatórios de ar respirável é assegu-
         ca, mantendo no entanto a mesma forma  classe VG, não é usual a propulsão cruzada,  rado pelo circuito de ar de alta pressão do
         simples e de comparação às VG. Para isso,  ou seja, um motor num veio e uma turbina  navio. O agente extintor dos sistemas fixos
         o navio será desagregado em plataforma e  no outro, de resto, as instalações são idên-  de extinção de incêndios é Halon 1301. O
         sistemas de combate. Na plataforma, in-  ticas, ainda que tenham capacidades dife-  navio possui uma estação de descontami-
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         cluímos os principais sistemas de suporte  rentes. No caso das fragatas M, existe um  nação NBQ .
         ao navio como geradores do potencial de  modo de propulsão em emergência, inde-  O hangar tem capacidade para um heli-
         combate e da sua sobrevivência em avaria.  pendente de energia eléctrica.  cóptero Lynx, sendo o convés de voo amplo
         O sistema de combate inclui as armas, sen-  O sistema de produção e de distribuição  e equipado com grelha de aterragem para
         sores, comunicações e respectivos sistemas  de energia é um sistema convencional, adap-  arpão, mas sem sistema de movimentação
         de comando e controlo (C2).        tado a um navio combatente, logo, com ele-  do helicóptero para o hangar. Apesar de não
                                            vada redundância e fiabilidade. É constituído  estar previsto adaptar o navio para a opera-
         PLATAFORMA                         por quatro grupos electrogéneos de 650 kW  ção de helicópteros NH-90, esta adaptação
                                            cada e um de emergência de 120 kW e, por  é possível, envolvendo algumas alterações
           O casco, de aço não magnético, opti-  dois quadros eléctricos principais indepen-  no hangar e no convés de voo.
         mizado para o comportamento no mar  dentes. Os 400 hz necessários para as armas   Para concluir esta breve caracterização da
         relativamente a pitch and roll , está com-  e sensores são assegurados por dois conver-  plataforma, vamos incluir uma referência à
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         partimentado em 12 secções estanques. A  sores rotativos de 74 kW cada.  Vulnerabilidade, característica que tem as-
         construção do fundo compreende estrutura   Os sistemas tradicionalmente chamados  sumido um papel cada vez mais relevante
         celular aberta e de duplo fundo.   de auxiliares são os comuns aos navios do  face às actuais ameaças. Assim, no projecto
           O sistema propulsor é do tipo CODOG .  tipo fragata, conferindo um elevado nível  inicial foram incorporadas medidas visan-
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         Os grupos propulsores de BB e EB são idên-  de conforto à guarnição e respeitando as  do a redução da probabilidade de intercep-
         ticos, independentes e constituídos por um  normas internacionais e a legislação mais  ção, particularmente através da redução e
         motor diesel Stork Werkspoor 12 SW 280  actual, nomeadamente nos padrões de hi-  atenua ção do ruído próprio, estrutural (as-
         (3600 hp), uma turbina a gás Rolls Royce  giene e segurança, mas também nas relati-  sinatura acústica), da redução das emissões

         18  DEZEMBRO 2006 U REVISTA DA ARMADA
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