Page 380 - Revista da Armada
P. 380
ração serão por vezes mencionadas algu- Spey SM1A (16100 hp), uma caixa reduto- vas a normas ambientais, como nos fluidos
mas das características das fragatas classe ra com embraiagens e chumaceira de im- frigorigéneos utilizados e no controlo das
“Vasco da Gama”, permitindo assim uma pulso incorporadas e a respectiva linha de descargas para o exterior (líquidos e ga-
melhor apreensão do potencial das “novas” veios, com um hélice de passo controlável ses) e compactação de lixos sólidos, pelo
fragatas. Assim, além da caracterização dos de 5 pás. O trabalho é transmitido aos dois que nenhum tipo de resíduo é lançado ao
navios no texto que se segue, a leitura da hélices através da caixa redutora e das res- mar. Nos sistemas auxiliares, destacamos
tabela de comparação entre as fragatas M pectivas linhas de veios, sendo a variação o de governo, pois introduz na Marinha o
e VG permitirá uma comparação rápida e de velocidade e o sentido do impulso do sistema ARSA – o sistema integrado de go-
objectiva entre os navios pertencentes a es- hélice obtidos através da variação do passo. verno e estabilização activo, onde os dois
tas duas classes. As turbinas a gás e os motores diesel estão lemes, que fazem um ângulo de 20º com
O estado geral das duas unidades a trans- instalados em compartimentos separados, o plano vertical, actuam também como es-
ferir pode ser considerado muito bom e, no estando a caixa redutora montada na casa tabilizadores.
geral, satisfazem os mesmos requisitos das dos motores principais. Em termos de Limitação de Avarias (LA),
VG, sendo possível afirmar que os princi- Os sistemas da plataforma são controla- o navio possui cidadela e está dividido
pais sistemas se baseiam numa tecnologia dos através de um sistema de automação e em seis zonas verticais independentes
6
idêntica, embora mais avançada e com controlo de geração posterior ao do sistema e duas zonas de acção para LA, corres-
maior capacidade em todas as áreas da NAUTOS das VG, que no conjunto, recebe pondendo aos destacamentos LA AV e
guerra naval. sinal de cerca de 6000 sensores ou pontos AR (as VG, têm 9 zonas verticais inde-
As condições de habitabilidade são boas, de medida, o que confere um elevado grau pendentes e duas zonas para acção LA,
bem adaptadas ao estilo de vida das mari- de monitorização nesta área. Este sistema, complementados pelo destacamen-
nhas europeias e cumprem o normativo em da empresa holandesa Imtech, permite tam-
vigor na NATO: com camarotes individuais, bém controlar o sistema da propul-
duplos e triplos para oficiais, alojamentos são em diversos modos
também individuais, duplos e triplos para de operação, tendo
sargentos e cobertas com capacidade de sido projectado para
6 a 9 praças, tendo uma capacidade total operar com os es-
para 190 elementos. Todos os tipos de alo- paços de máquinas
jamentos são adequados a militares femini- desguarnecidos, pelo
nos. Os espaços de lazer são amplos e bem que também integra
distribuídos pelo navio. Os projectistas da um circuito interno de TV
classe referem que seguiram o princípio de para visualização à distância
que o conhecimento humano é o activo dos compartimentos vitais.
mais valioso dos sistemas de automação, Sendo uma instalação CODOG, os
pelo que atribuíram especial atenção ao motores diesel devem ser utilizados a bai-
seu bem estar a bordo. A identificação dos xas potências e as turbinas reservadas às
compartimentos obedece a regras próprias grandes velocidades. As potencialidades to da
da RNLN, tais como o código de cores de da instalação são as seguintes: a propulsão máqui-
identificação de fluidos e gases, reflectindo- diesel permite atingir cerca de 20 nós e a na). A acção
-se no processamento de imagens (monitori- propulsão com turbinas permite variar a ve- LA é controlada
zação) dos sistemas de comando e controlo locidade em toda a gama, ou seja de máxi- na casa de comando
da plataforma. mo a ré a máximo a vante, correspondendo dos sistemas da plataforma,
O nível de redundância é elevado. a uma velocidade superior a 29 nós. Em ne- existindo dois destacamentos bem
Com esta breve introdução aos navios, nhuma situação podem, motores e turbinas, equipados e dotados de sistemas de co-
julgamos que estamos prontos para ini- transmitir potência ao veio, simultaneamen- municações. O sistema de carregamento
ciar uma descrição um pouco mais técni- te. Nesta classe de navios, ao contrário da de reservatórios de ar respirável é assegu-
ca, mantendo no entanto a mesma forma classe VG, não é usual a propulsão cruzada, rado pelo circuito de ar de alta pressão do
simples e de comparação às VG. Para isso, ou seja, um motor num veio e uma turbina navio. O agente extintor dos sistemas fixos
o navio será desagregado em plataforma e no outro, de resto, as instalações são idên- de extinção de incêndios é Halon 1301. O
sistemas de combate. Na plataforma, in- ticas, ainda que tenham capacidades dife- navio possui uma estação de descontami-
7
cluímos os principais sistemas de suporte rentes. No caso das fragatas M, existe um nação NBQ .
ao navio como geradores do potencial de modo de propulsão em emergência, inde- O hangar tem capacidade para um heli-
combate e da sua sobrevivência em avaria. pendente de energia eléctrica. cóptero Lynx, sendo o convés de voo amplo
O sistema de combate inclui as armas, sen- O sistema de produção e de distribuição e equipado com grelha de aterragem para
sores, comunicações e respectivos sistemas de energia é um sistema convencional, adap- arpão, mas sem sistema de movimentação
de comando e controlo (C2). tado a um navio combatente, logo, com ele- do helicóptero para o hangar. Apesar de não
vada redundância e fiabilidade. É constituído estar previsto adaptar o navio para a opera-
PLATAFORMA por quatro grupos electrogéneos de 650 kW ção de helicópteros NH-90, esta adaptação
cada e um de emergência de 120 kW e, por é possível, envolvendo algumas alterações
O casco, de aço não magnético, opti- dois quadros eléctricos principais indepen- no hangar e no convés de voo.
mizado para o comportamento no mar dentes. Os 400 hz necessários para as armas Para concluir esta breve caracterização da
relativamente a pitch and roll , está com- e sensores são assegurados por dois conver- plataforma, vamos incluir uma referência à
4
partimentado em 12 secções estanques. A sores rotativos de 74 kW cada. Vulnerabilidade, característica que tem as-
construção do fundo compreende estrutura Os sistemas tradicionalmente chamados sumido um papel cada vez mais relevante
celular aberta e de duplo fundo. de auxiliares são os comuns aos navios do face às actuais ameaças. Assim, no projecto
O sistema propulsor é do tipo CODOG . tipo fragata, conferindo um elevado nível inicial foram incorporadas medidas visan-
5
Os grupos propulsores de BB e EB são idên- de conforto à guarnição e respeitando as do a redução da probabilidade de intercep-
ticos, independentes e constituídos por um normas internacionais e a legislação mais ção, particularmente através da redução e
motor diesel Stork Werkspoor 12 SW 280 actual, nomeadamente nos padrões de hi- atenua ção do ruído próprio, estrutural (as-
(3600 hp), uma turbina a gás Rolls Royce giene e segurança, mas também nas relati- sinatura acústica), da redução das emissões
18 DEZEMBRO 2006 U REVISTA DA ARMADA