Page 45 - Revista da Armada
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UMA NOITE SUBMERSO


                                     NO “DELFIM”



               e longe, avistámos, acima do talude,   Os episódios do levantamento dos fabricos,  a esta, por estibordo, entrámos pela porta que
               a inconfundível torre negra e, mais  montagem, ensaios e alinhamento dos seus  acede às escadas que, a pique, conduzem quer
         Dpróximos, pudemos admirar, atraca-  periscópios que fizéramos em Toulon, onde,  à ponte quer ao seu bojo para onde seguimos
         do ao pontão da BNL, os quase 58 metros do  no distante ano de 1968, convivemos com al-  através da única escotilha aberta, a que será
         esbelto casco do submarino. Enquanto,                                    fechada quando submergirmos.
         no extremo da ponte-cais, um respon-                                       Aí, no Compartimento do Controlo,
         sável anotava o desempenho, na água,                                     donde se governa o navio, ensaiava-se, se-
         de um grupo de alunos Mergulhadores,                                     gundo Listas de Verificação, o leme de di-
         grossas mangueiras esgueiravam-se dum                                    recção, vertical, e os dois de profundidade,
         camião cisterna que, através de escondi-                                 AV e AR, horizontais, e muitos outros ór-
         das bocas, abastecia o S 166 de «Mari-                                   gãos de manobra e controlo. Continuando
         ne Gasoil».                                                              para vante atravessámos o Compartimento
           No navio, apenas se encontrava o pes-                                  do Comando, em idêntica fase de testes.
         soal de serviço e o envolvido naquela                                      O que se possa imaginar é, no caso,
         faina de combustível, porém não tardou                                   imediatamente confirmado; a exiguidade
         que aparecesse, em grupos, a restante                                    do espaço horizontal e ... vertical pois ao
         guarnição do «Delfim» que, àquela hora,                                   estreito corredor que percorremos cor-
         pronta para mais uma missão, regressava                                  responde o que, na prumada, a cabeça
         do almoço, saboreado em ambiente mais                                    deve seguir.
         confortável.                                                               No Alojamento dos Oficiais onde, a
           Concluída a trasfega e retirado o auto-                                partir dum sofá, se pode improvisar dois
         -tanque é, como já se fazia nos antigos                                  beliches (digamos, couchettes), se acede,
         submersíveis e já se faz na última ge-                                   a EB e para vante, a um estreito camarote
         ração de navios de superfície da nossa                                   com três beliches e, a BB e ao longo do
         Armada, o momento de se proceder, à                                      único corredor, resguardada por uma cor-
         semelhança do que acontece nos meios                                     tina, à «alcova» do Comandante.
         aeronáuticos, a verificações de ultimíssi-                                  Ali, dois dos oficiais, agora integrados
         ma hora. Assim, com todo o pessoal nos                                   na guarnição, recordaram as onze sema-
         seus Postos de Combate de Verificação, à   Dois tempos, a preto e branco.  nas que, na qualidade de alunos, dormi-
         ordem do Engenheiro para “fechar escotilhas,  guns dos seus primeiros Comandantes, foi o  ram debaixo da mesma mesa, onde consulta-
         balancear portas estanques, passar, segundo  nosso pequeno contributo nesta conversa.  vam manuais e preenchiam documentos. Mas
         tabelas, revista às válvulas, verificar material   Convidados pelo Oficial Imediato dirigi-  quantos sargentos e praças não terão igualmen-
         LA e confirmar a presença de todo o pessoal»  mo-nos ao navio para aí presenciarmos a se-  te «riscado» em cada uma dessas imperativas
         é, interiormente, o casco resistente submetido  gunda fase das verificações que respeita às  saídas de formação prática?
         a uma depressão de 200 mb, gerada pe-                                      Os resultados das verificações foram
         los grupos electrógeneos, para então se                                  sendo transmitidos aos respectivos Che-
         proceder, pela observação e audição de                                   fes de Departamento e apenas uma rede
         eventuais entradas de ar, à inspecção da                                 de comunicações estava temporariamen-
         estanqueidade do casco emerso.                                           te inoperativa, porém a redundância as-
           Enquanto decorria esta vital operação                                  segurava uma alternativa satisfatória que
         fomos, no gabinete dos Comandantes                                       não afectou a largada. O Oficial Imediato,
         dos Submarinos, recebidos pelo seu Co-                                   pôde então informar o Comandante, por
         mandante que nos informou, em traços                                     rádio, que o navio estava pronto, aguar-
         largos, da história recente do navio, das                                dando-se a sua presença a bordo.
         missões que lhe têm sido atribuídas, no-                                   Pouco depois, convidados a subir à
         meadamente no Adriático, em 1993, a                                      ponte, trepámos os dois lances de escada,
         intensa ocupação que, em média anual,                                    esgueirando-nos por entre encanamentos,
         orça pelas 2000 h ao longo de 130 dias                                   válvulas e cabos, e aí, capacidade para
         de navegação e, perante a galeria de re-                                 dois homens de pé, encontrámos o Co-
         tratos, recordámos, um a um, os coman-                                   mandante, em pé, sobre a torre e a meia-
         dantes dos quatro submarinos que cons-                                   -nau, por ante a vante dos mastros, parcial-
         tituíram a 4ª Esquadrilha.                                               mente içados, Snort e Antena de Vara, já
           Soubemos ainda como, graças à pre-                                     pronto para a faina de largada. A nós, foi-
         sença dos nossos submarinos em Inglater-                                 -nos destinada uma minúscula cadeirinha,
         ra, a Armada vem assegurando aos navios                                  meio fora da borda e a uns sete metros aci-
         de superfície a certificação OST (Opera-                                  ma do estreito casco exterior (6,75m de
         cional Sea Training) do Almirantado Bri-  Navegando à superfície.        boca), que, em equilíbrio instável e mui-
         tânico e, a atestar a operacionalidade,                                  to bem seguros, ocupámos simulando o
         apesar de antiquada, da nossa reduzida frota  máquinas e aos numerosos equipamentos,  à -vontade com que o Chefe do Departamento
         de sub-superfície, que o «Barracuda» se en-  sensores e armas.        de Navegação, a BB, ocupava a sua.
         contrava em manobras, a convite da Marine   Cumprido o cerimonial militar e marítimo,   Previamente arriado o Jaque e passada à
         Nationale, ao largo de Brest.      transposta a prancha a vante da torre, colados  ponte a Bandeira Nacional, a escorreita ma-
                                                                                      REVISTA DA ARMADA U FEVEREIRO 2006  7
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