Page 50 - Revista da Armada
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O ARSENAL DO ALFEITE CONSTRÓI AS NOVAS
O ARSENAL DO ALFEITE CONSTRÓI AS NOVAS
LANCHAS PARA A AUTORIDADE MARÍTIMA
LANCHAS PARA A AUTORIDADE MARÍTIMA
INTRODUÇÃO directo”, embora, por razões de disponibili- O critério “um compartimento alagável” e
a sequência da entrega da UAM dade orçamental, apenas de duas lanchas. a funcionalidade dos espaços da embarcação,
“Bolina”, ocorrida no passado mês Este tipo de procedimento possibilitou determinaram que esta se subdividisse, abaixo
Nde Julho, completando a encomen da a existência de reuniões entre o estaleiro e do convés, em casa das máquinas, casa dos au-
de duas unidades para serviço na Dire cção a Direcção da Navios, com o objectivo de xiliares, zona habitacional (salote, coberta, wc e
Geral da Autoridade Marítima – cozinha) e paiol da amarra, e, aci-
Polícia Marítima, foi recentemen- ma do convés, ponte de navega-
te entregue à Direcção de Navios ção e paiol de material diverso.
a UAM “Nortada”. De realçar também os estudos
Estas embarcações que, pela de ergonomia realizados que,
sua dimensão, representam um conjuntamente com as variáveis
claro reforço na capacidade de acima referidas, presidiram à
intervenção da Polícia Marítima, concepção do “Arranjo Geral”.
foram integralmente construí-
das e concebidas no Arsenal do CASCO
Alfeite, representando, também Totalmente construídas em
para este, um marco importante, alumínio naval, estas lanchas
não só por se tratar da primeira possuem um casco planante
construção desenvolvida enquanto entidade harmonizar e compatibilizar os requisitos puro, que permite atingir velocidades su-
certificada ISO 9001, mas também, sobretu- através da realização, em paralelo, do pro- periores à “velocidade de casco” através da
do, pela metodologia CAD/CAM empregue jecto básico, antes da conclusão da versão geração de sustentação dinâmica. Esta forma
(projecto e manufactura assistidos e integra- final da Especificação Técnica. Tais reuniões de casco, dotada de quinados e fundo em V
dos por computador). iniciaram-se em Dezembro de 2002, tendo o profundo, com um ângulo e pé de caverna
Memorando de Entendimento (MDE) sido de 21º a meio navio, aumentando substan-
HISTORIAL assinado entre a Direcção de Navios e o Arse- cialmente para vante, possibilita atingir velo-
A assinatura do “Auto de Entrega” da UAM nal do Alfeite em 9 de Março de 2004, com cidades elevadas sem comprometer um bom
“Nortada” culminou um processo iniciado em homologação do Director-Geral da Autori- comportamento em mar agitado.
1998, com a inscrição deste programa na LPM, dade Marítima e do Superintendente dos
ganhando força em 2000, ano em que a então Serviços do Material. ESTRUTURA
Direcção Geral de Marinha solicitou à SSM A estrutura das lanchas classe “Bolina”
dotar o Sistema de Autoridade Marítima de foi dimensionada através das Regras para
cinco novas embarcações, capazes de, no âm- “Special Service Craft”, da Lloyd’s Register
bito da fiscalização e salvamento, “aguentar os of Shipping, por forma a possibilitar a opera-
estados de mar habituais na costa do continente a ção em mar de força 6 (altura significativa de
norte do Cabo Espichel e nos Açores”. onda 5 m), podendo manter a velocidade de
Após uma orçamentação prévia, a cons- 15 nós em mar de força 5 (altura significativa
trução das embarcações obtém, em Agosto de onda 3.5 m). A estrutura do fundo permite
de 2001, a concordância do MDN. Poste- resistir a pressões da ordem dos 90 KN/m2, a
riormente, após fundamentação adequada, que correspondem acelerações de 3.1g.
a construção foi atribuída ao Arsenal do Al- Devido à imperiosa necessidade de o cas-
feite através de um procedimento de “ajuste Salote. co aliar uma elevada resistência mecânica ao
baixo peso, foi necessário adoptar uma estru-
DESCRIÇÃO
Características e Equipamentos tura do tipo longitudinal, muito optimizada
Principais ARRANJO GERAL e, como tal, pouco uniforme. Por sua vez,
Dotadas de um perfil “agressivo” e de os detalhes estruturais são muito cuidados,
Comprimento Total 16.1 m
uma estética pouco habitual neste tipo de consequência de o alumínio se tratar de um
Comprimento entre PP 13.8 m
Boca Máxima 4.4 m embarcações, estas lanchas dispõem de es- material sem “patamar de fadiga”. Estes dois
Pontal 2.6 m paços muito amplos não alheios aos eleva- aspectos traduzem-se num arranjo estrutural
Deslocamento Carregado 19.3 t dos padrões de habitabilidade evidenciados bastante complexo, apesar das relativamente
Velocidade Máxima 29 nós nas fotografias que se anexam. reduzidas dimensões das embarcações.
Combustível 2500 l
Autonomia 200(+100) milhas
Aguada 200 l
Tripulação 3+1
Motores Propulsores Scania DI12 43M
2x460 Kw
Jacto de água UJ376
Diesel / Gerador Fischer Panda
Radar Simrad RA42
Sonda/Odómetro B&G Serie H1000
DGPS Simrad GN33D
Transreceptor VHF Sailor RT 4822
Sistema de extinção incêndio LPG
Sistema de detecção incêndio Siemens
Corte longitudinal.
12 FEVEREIRO 2006 U REVISTA DA ARMADA