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O ARSENAL DO ALFEITE CONSTRÓI AS NOVAS
           O ARSENAL DO ALFEITE CONSTRÓI AS NOVAS
             LANCHAS PARA A AUTORIDADE  MARÍTIMA
             LANCHAS PARA A AUTORIDADE  MARÍTIMA


         INTRODUÇÃO                         directo”, embora, por razões de disponibili-  O critério “um compartimento alagável” e
               a sequência da entrega da UAM  dade orçamental, apenas de duas lanchas.    a funcionalidade dos espaços da embarcação,
               “Bolina”, ocorrida no passado mês   Este tipo de procedimento possibilitou  determinaram que esta se subdividisse, abaixo
         Nde Julho, completando a encomen da  a existência de reuniões entre o estaleiro e  do convés, em casa das máquinas, casa dos au-
         de duas unidades para serviço na Dire cção  a Direcção da Navios, com o objectivo de  xiliares, zona habitacional (salote, coberta, wc e
         Geral da Autoridade Marítima –                                                 cozinha) e paiol da amarra, e, aci-
         Polícia Marítima, foi recentemen-                                              ma do convés, ponte de navega-
         te entregue à Direcção de Navios                                               ção e paiol de material diverso.
         a UAM “Nortada”.                                                                 De realçar também os estudos
           Estas embarcações que, pela                                                  de ergonomia realizados que,
         sua dimensão, representam um                                                   conjuntamente com as variáveis
         claro reforço na capacidade de                                                 acima referidas, presidiram à
         intervenção da Polícia Marítima,                                               concepção do “Arranjo Geral”.
         foram integralmente construí-
         das e concebidas no Arsenal do                                                 CASCO
         Alfeite, representando, também                                                   Totalmente construídas em
         para este, um marco importante,                                                alumínio naval, estas lanchas
         não só por se tratar da primeira                                               possuem um casco planante
         construção desenvolvida enquanto entidade  harmonizar e compatibilizar os requisitos  puro, que permite atingir velocidades su-
         certificada ISO 9001, mas também, sobretu-  através da realização, em paralelo, do pro-  periores à “velocidade de casco” através da
         do, pela metodologia CAD/CAM empregue  jecto básico, antes da conclusão da versão  geração de sustentação dinâmica. Esta forma
         (projecto e manufactura assistidos e integra-  final da Especificação Técnica. Tais reuniões  de casco, dotada de quinados e fundo em V
         dos por computador).               iniciaram-se em Dezembro de 2002, tendo o  profundo, com um ângulo e pé de caverna
                                            Memorando de Entendimento (MDE) sido  de 21º a meio navio, aumentando substan-
         HISTORIAL                          assinado entre a Direcção de Navios e o Arse-  cialmente para vante, possibilita atingir velo-
           A assinatura do “Auto de Entrega” da UAM  nal do Alfeite em 9 de Março de 2004, com  cidades elevadas sem comprometer um bom
         “Nortada” culminou um processo iniciado em  homologação do Director-Geral da Autori-  comportamento em mar agitado.
         1998, com a inscrição deste programa na LPM,  dade Marítima e do Superintendente dos
         ganhando força em 2000, ano em que a então  Serviços do Material.     ESTRUTURA
         Direcção Geral de Marinha solicitou à SSM                               A estrutura das lanchas classe “Bolina”
         dotar o Sistema de Autoridade Marítima de                             foi dimensionada através das Regras para
         cinco novas embarcações, capazes de, no âm-                           “Special Service Craft”, da Lloyd’s Register
         bito da fiscalização e salvamento, “aguentar os                        of Shipping, por forma a possibilitar a  opera-
         estados de mar habituais na costa do continente a                     ção em mar de força 6 (altura significativa de
         norte do Cabo Espichel e nos Açores”.                                 onda 5 m), podendo manter a velocidade de
           Após uma orçamentação prévia, a cons-                               15 nós em mar de força 5 (altura significativa
         trução das embarcações obtém, em Agosto                               de onda 3.5 m). A estrutura do fundo permite
         de 2001, a concordância do MDN. Poste-                                resistir a pressões da ordem dos 90 KN/m2, a
         riormente, após fundamentação adequada,                               que correspondem acelerações de 3.1g.
         a construção foi atribuída ao Arsenal do Al-                            Devido à imperiosa necessidade de o cas-
         feite através de um procedimento de “ajuste   Salote.                 co aliar uma elevada resistência mecânica ao
                                                                               baixo peso, foi necessário adoptar uma estru-
                                            DESCRIÇÃO
           Características e Equipamentos                                      tura do tipo longitudinal, muito optimizada
                     Principais             ARRANJO GERAL                      e, como tal, pouco uniforme. Por sua vez,
                                              Dotadas de um perfil “agressivo” e de  os detalhes estruturais são muito cuidados,
          Comprimento Total         16.1 m
                                            uma estética pouco habitual neste tipo de  consequência de o alumínio se tratar de um
          Comprimento entre PP      13.8 m
          Boca Máxima                4.4 m  embarcações, estas lanchas dispõem de es-  material sem “patamar de fadiga”. Estes dois
          Pontal                     2.6 m  paços muito amplos não alheios aos eleva-  aspectos traduzem-se num arranjo estrutural
          Deslocamento Carregado     19.3 t  dos padrões de habitabilidade evidenciados  bastante complexo, apesar das relativamente
          Velocidade Máxima          29 nós  nas fotografias que se anexam.     reduzidas dimensões das embarcações.
          Combustível                2500 l
          Autonomia           200(+100) milhas
          Aguada                      200 l
          Tripulação                  3+1
          Motores Propulsores  Scania DI12 43M
                                  2x460 Kw
          Jacto de água              UJ376
          Diesel / Gerador      Fischer Panda
          Radar                 Simrad RA42
          Sonda/Odómetro     B&G Serie H1000
          DGPS                 Simrad GN33D
          Transreceptor VHF    Sailor RT 4822
          Sistema de extinção incêndio  LPG
          Sistema de detecção incêndio  Siemens
                                            Corte longitudinal.
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