Page 47 - Revista da Armada
P. 47

tuando a uma infor-
                                                                                                mação periódica so-
                                                                                                bre a percentagem de
                                                                                                Hidrogénio que vai de
                                                                                                «Vestígios» a um Má-
                                                                                                ximo tolerável de 3%
                                                                                                já que aqui também
                                                                                                o ambiente não é, em
                                                                                                absoluto, natural.
                                                                                                  Este hidrogénio é
                                                                                                continuamente liber-
                                                                                                tado pela bateria em
                                                                                                função de vários fac-
                                                                                                tores (temperatura,
                                                                                                regime de descarga
         Planeando a rota.                          Revendo perfis e procedimentos.
                                                                                                e carga, última ma-
         terior e resistente) o navio estabiliza a uma  dado que, por graça, seria o primeiro sub-  nutenção, etc.) e, dado o seu elevado grau de
         profundidade de 12 m e daí para baixo será  marinista português. A imaginação do doa-  explosividade, a sua concentração em bolsas
         à força de motores que, com adequada mano-  dor associou-lhe o feito de ter descido o Rio  tem de ser evitada, razão porque os porões das
         bra dos lemes de profundidade, alterará a sua  Douro dentro de um barril de vinho e assim  baterias estão permanentemente em depressão
         cota até um máximo nominal de 300 m, a uni-  ter conseguido passar pelas defesas opositoras  de modo a dispersá-lo no ar ambiente. Como a
         dade adoptada pela França, país de origem,  durante as lutas liberais. E tem um nome, o do  libertação de hidrogénio é mais abundante no
         que, a par de muitas legendas, se respeita. A  pintor que se assina Albino Cunha.  final das cargas, de que é um dos indicadores,
         manutenção da profundidade pode, em cada   Mas também comuns inte-
         cota, ficar entregue ao Piloto Automático.  resses vieram à superfície (his-
           Aparentemente retomou-se uma rotina há  tória, património e não só) até
         muito assimilada e não fosse o agradável odor  que, depois do doce (e não era
         das travessas que para vante e para ré seguiam,  Dia de Joanetes) e do café se
         ter-nos-íamos esquecido das horas passadas,  passou a assunto mais sério;
         alheios à luz do Sol que, no nosso habitat nor-  rever o perfil e os procedimen-
         mal, ao desvanecer-se prenuncia as humanas  tos dos exercícios em que das
         exigências que o ciclo quotidiano impõe.  2200 às 2400 e da 0100 às
           No Alojamento dos Oficiais, a mesa, ago-  0300 horas se iria empenhar
         ra alongada, permitia, com alguma ginástica,  com a Fradura e um Lynx no
         que seis convivas, alguns em bancos articula-  âmbito do Plano de Treino
         dos, nela tomassem lugar. Servida a sopa, o  Operacional ASW da Fragama
         jantar decorreu com o estilo que os espaços  (navio que conduzirá o exercí-
         reduzidos recomendam e a Armada tem sabi-  cio), um dos objectivos desta
         do preservar, mesmo a cota negativa. Conver-  saída para o mar.
         sou-se, muito a propósito, de vinhos e queijos   Já na área dos Exercícios, no
         já que, segundo uma tradição dos submari-  Comando, em torno da Mesa   Trabalhando na Mesa de Registo.
         nos, sempre se traz para bordo primícias que  de Registo, o Sargento Chefe do Comparti-  sempre que for tacticamente possível, é dada
         se compartilham e não faltaram.    mento e responsável pela compilação de toda  ordem de «Colocar a bateria em tampão» (os
           Herdada do «Alabacora», é, a navegar, reli-  a informação de contactos, regista e correla-  amperes de carga a corresponderem ao con-
         giosamente pendurada na antepara de vante,  ciona a informação proveniente dos diversos  sumo do navio) até se anular a sua presença e
         uma pequena aguarela dos inícios do século  equipamentos de escuta, através dos Azimutes  se anunciar «Reduzir e parar a carga».
         XX, comprada na Feira da Ladra por alguém  de todos os contactos, quer sejam navios das   Importante para a determinação da autono-
         hoje desconhecido, que representa um sol-  Marinhas de Guerra, Mercante (de Comércio  mia restante e planeamento da próxima car-
                                            e, sobretudo, de Pesca) ou, eventualmente, de  ga, com implicações na condução táctica, a
                                            Recreio que nesta noite nos rodeiam.   densidade das baterias AV e AR é inscrita pelo
                                              Adoptada a escala conveniente e discre-  Electricista de Quarto, num quadro da Mesa
                                            tamente içados, para o efeito, os respectivos  de Registo, após visitas regulares aos porões,
                                            mastros, segue os movimentos, nela projecta-  através de duas escotilhas no corredor, a de
                                            dos, do periscópio orientado pelo Oficial de  vante junto à cabeceira do ... Comandante.
                                            Quarto e com a distância, dada pelo telémetro   As Comunicações por telefone submarino
                                            do periscópio ou pelo Radarista de Quarto,  entre “Subfim” e “Fragama”, utilizando indi-
                                            situa-os com rigor.                cativos de chamada cifrados, foram também
                                              Uma das fragatas estava a cerca de 3,5 mn  estabelecidas, tendo sido verificada a sua qua-
                                            e seguia ao Rumo 228 a 17 nós e para a Pra-  lidade – «Loud and Clear !».
                                            ça Torpedeira com posto no Sonar foi passa-  Depois de trocadas as últimas intenções era
                                            do o Azimute 025 da sua transmissão sonar  momento de passar a imersão profunda, e,
                                            para que a identificasse e mantivesse o seu  pausadamente, mais ordens surgiram; «com
                                            seguimento.                        todo o leme vai para Sul», «Reduzir e parar a
                                              Outras informações de contactos foram  Carga», «Motores AV, Força 2», «Ao minuto 25
                                            passadas e de imediato registadas para futu-  vamos para baixo.»
                                            ro rastreio; um mercante em afastamento, as   O silêncio é agora cortado apenas pelo ruído
                                            embarcações de pesca e, mais importante, o  dos equipamentos e pelas vozes a confirmar
                                            Helicóptero da Fragata acabara de ser visto  a execução das ordens («HF já arriado» etc.)
         De Quarto ao Sonar.                a levantar voo. No interior vamo-nos habi-  ou a situação («Comando estanque», etc.) e, a
                                                                                      REVISTA DA ARMADA U FEVEREIRO 2006  9
   42   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52