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Conservação e museologia
                              Conservação e museologia

               de mãos dadas… no Museu de Marinha
               de mãos dadas… no Museu de Marinha

                       O PROJECTO DE CONSERVAÇÃO DAS GALEOTAS REAIS

                            O RESTAURO DO BERGANTIM REAL – 2ª PARTE

         GESTOS DE UM PASSADO MARÍTIMO        Como foi referido, o primeiro passo foi a   BOM - Obras que necessitam sobretudo
                                            avaliação do estado de conservação dos bens   de limpezas superficiais, hidratação e pro-
               o artigo publicado em Julho apresen-  que foram alvo de estudo. Foram assim identi-  tecção final;
               támos o historial do Bergantim Real do  ficados os níveis de deterioração existentes nos   RAZOÁVEL - Obras que necessitam de limpe-
         N ponto de vista das opções de conser-                                  zas superficiais, hidratação, protecção final e
         vação utilizadas. Neste artigo procuraremos di-                         de intervenções pontuais, quer ao nível da es-
         vulgar a intervenção de conservação e restauro                          trutura, quer ao nível da superfície pictórica;
         realizada nesta embarcação entre Outubro de                             MAU - Obras que se apresentam seriamente
         2002 e Dezembro de 2004, dando a conhecer o                             deterioradas a todos os níveis;
         método de trabalho utilizado pela nossa equipa                          MUITO MAU - Obras que, quer ao nível da
         com base nas pesquisas realizadas e visando a                           estrutura, quer ao nível das diferentes camadas
         recuperação dos elementos técnicos e artísticos                         decorativas, se apresentam num estado mui-
         desta embarcação em particular.                                         to avançado de deterioração, o que constitui
           O trabalho de conservação e restauro das                              uma ameaça para a sua integridade física.
         Galeotas Reais seguiu uma linha de actuação                             Do ponto de vista técnico, podemos afirmar
         baseada em critérios definidos internacional-                          que o Bergantim Real apresentava um estado de
         mente. O primeiro passo consistiu na classifi-                         conservação Razoável ao nível da sua decoração
         cação do estado de conservação dos diferentes                         exterior (Imagem 2), Mau ao nível dos elementos
         elementos decorativos de cada embarcação.                             que decoravam os bordos interiores da embarca-
         Posteriormente, procedemos à identificação                             ção e Muito Mau ao nível da decoração da Ca-
         da natureza e da magnitude de cada uma das                            marinha Real, quer no seu exterior (Imagens 1 e
         deteriorações existentes, sendo determinado a                         3), quer no seu interior. Devemos salientar que a
         partir desses dados o tipo de tratamento mais                         situação da Segunda Sala da Camarinha Real era
         apropriado a cada caso.                                               alarmante até ao ponto de podermos afirmar que
                                                                               a totalidade dos motivos pictóricos representados
         AVALIAÇÃO DO ESTADO DE CONSER-                                        nas paredes desta sala apresentavam um estado
         VAÇÃO DAS GALEOTAS REAIS                                              de conservação Muito Mau caracterizado por um
                                                                               processo de destacamento acelerado e irreversí-
           No âmbito do Projecto de Conservação das   1.Talha dourada decorando o exterior da Camarinha   vel da camada pictórica (Imagem 4).
         Galeotas Reais foram estudadas as caracterís-  Real. Teste de limpeza para identificação e localização   Esta situação apresentava uma dupla face, já
         ticas das embarcações ao longo da sua histó-  de pequenos fragmentos de ouro fino que formavam   que, perante um nível de deterioração tão avan-
                                             parte da decoração original da embarcação.
         ria, as técnicas de produção artística utilizadas                     çado, é evidente a falta de intervenções recen-
         e o seu comportamento do ponto de vista da  vários elementos que decoram cada uma das  tes, o que nos permite uma fácil aproximação
         ciência dos materiais. Assim, com base na in-  embarcações a partir de uma classificação que  aos motivos decorativos originais quando eles
         formação reunida, tentámos decifrar o historial  abrange cinco graus diferentes:  ainda se podem identificar. Por outro lado, e
         dos restauros realizados ao longo dos tempos e   MUITO BOM - Obras consideradas em ex-  esta é a face negativa da mesma moeda, este
         identificar os materiais, os métodos e as técnicas   celente estado de conservação em todos os  tipo de situações são irreversíveis, o que signi-
         utilizados em cada uma das intervenções.  estratos  integrantes;      fica que houve uma pequena percentagem de

                  Estado de conservação de alguns elementos decorativos antes da intervenção












                                        2
          2.  Frisos decorativos do exterior da embarcação. Finais
          de 2001.
          3. Talha dourada decorando o exterior da Camarinha
          Real. Finais de 2001.
          4. Estado de conservação da parede interior da Segunda
          Sala da Camarinha Real. Finais de 2001.
                                                                3                                             4
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