Page 280 - Revista da Armada
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informação que não foi possível recuperar devi-                       tes anteriormente referidas. A primeira está re-
         do à ausência de documentação relativamente                           lacionada com o trabalho de restauro realizado
         ao processo de criação original de cada um dos                        no exterior da embarcação, enquanto que a se-
         elementos artísticos.                                                 gunda diz respeito ao interior. A informação que
                                                                               aqui ressaltamos é muito sucinta, podendo ser
         A INTERVENÇÃO DE CONSERVAÇÃO                                          aprofundada nos relatórios técnicos elaborados
         E RESTAURO DO BERGANTIM REAL                                          ao longo das intervenções, tal como definido
                                                                               internacionalmente.
           “Devemos dar-nos conta de que dizer que te-
         mos responsabilidade para com os objectos é só                        FRISOS DECORATIVOS DO EXTERIOR
         uma forma de falar. A nossa responsabilidade é                        DA EMBARCAÇÃO
         para com a nossa herança biológica, como seres
         capazes de percepção, acção e emoção, e para                          DESCRIÇÃO ICONOGRÁFICA
         com a nossa herança social, como seres com co-                           Conjunto formado por dois frisos decorativos
         nhecimento e cultura, influenciados pelos objec-                       de secção transversal convexa localizados nos
         tos”. (Michalsky, 1994: 241, tradução livre)                          bordos exteriores da embarcação apresentando
                                                                               composições à base de motivos vegetalistas e
           A intervenção de conservação e restauro do                          figuras mitológicas (Imagem 6).
         Bergantim Real foi realizada durante pouco
         mais de dois anos. Este objectivo foi atingido                        ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável.
         num curto espaço de tempo por termos a possi-                           -  Elevado nível de desgaste da folha de ouro
         bilidade de poder trabalhar uma média de 40h                          de imitação (procedente da intervenção reali-
         semanais com uma equipa flexível. Assim, se-                           zada em 1987);
         gundo a tipologia da intervenção em curso em   5. Teste de limpeza. Composição original realizada   -   Numerosos repintes carentes de qualidade
         cada fase do processo, o número de técnicos/as   com ouro fino estofado a óleo. Parede do fundo,    artística e técnica (Imagem 6).
         variou entre os quatro e os dez membros em   Segunda Sala da Camarinha Real.
         função das diferentes áreas de especialização  igualmente de apoio técnico ao nível da histó-  INTERVENÇÃO REALIZADA
         necessárias. Com estas excelentes condições de  ria marítima e da navegação e de apoio espe-  1. Limpeza integral dos motivos, incluindo
         trabalho e fundamentalmente devido às carac-  cializado no que diz respeito ao conhecimento  o fundo e as respectivas molduras, visando a
         terísticas técnicas da embarcação que estava a  de materiais, processos de análise e meios de  eliminação da sujidade existente, dos vernizes
         ser alvo de conservação e restauro, a experiên-  diagnóstico com o objectivo de se poder iden-  com sinais de alteração físico-química e dos re-
         cia tornou-se um belíssimo desafio.   tificar adequadamente a natureza, o compor-  pintes que alteravam a leitura da composição.
           Para começar, foi solicitada uma inspecção  tamento e as deteriorações existentes em cada   2. Protecção das camadas pictóricas com
         pormenorizada à estrutura da embarcação.  um dos materiais utilizados. A componente de  verniz apropriado.
         Esta inspecção foi realizada por um engenheiro  análise e de diagnóstico físico-químico foi rea-  3. Realização de reintegração cromática
         construtor naval da Marinha a nosso pedido em  lizada com recurso à utilização dos serviços de  diferenciada na totalidade das lacunas exis-
         meados de 2002. Era fundamental ter a certe-  uma empresa especializada.                                                                                   tentes, mediante utilização da técnica do tom
         za de que, a nível estrutural, uma embarcação   O apoio relativamente às informações de ca-  abaixo relativamente ao tom predominante no
         como o Bergantim Real, retirada da sua função  rácter histórico foi encontrado no Departamento  original.
         original há quase 50 anos atrás, poderia suportar  de Investigação do próprio Museu de Marinha e   4. Aplicação de dupla camada de verniz de
         o peso de uma intervenção deste calibre. O pa-  na Biblioteca Central da Marinha, cujos técnicos  protecção final (Imagem 7).
         recer técnico deste especialista confirmou que a  disponibilizaram sempre a informação existente à
         nossa intervenção era perfeitamente viável.  medida que o projecto foi avançando e de acor-  PAISAGEM BUCÓLICA DO INTERIOR
           Por outro lado, uma acção interdisciplinar  do com as necessidades que iam surgindo.  DA CAMARINHA REAL.
         como esta, exigiu a presença de técnicos supe-                          Neste caso, o exemplo escolhido ilustra a
         riores e de técnicos auxiliares de conservação   RESULTADOS OBTIDOS 1  intervenção realizada por se tratar de um caso
         e restauro nas seguintes áreas: mobiliário, têx-                      especial do ponto de vista técnico, mas também
         teis, talha policromada e pintura, com domínio   No âmbito dos resultados obtidos durante o  por complementar o exemplo anterior. O inte-
         das áreas de pintura de cavalete, pintura sobre  processo de conservação e restauro do Bergan-  rior da Segunda Sala da Camarinha Real é todo
         madeira e técnicas decorativas tradicionais à  tim Real, apresentaremos as duas intervenções  decorado com paisagens naturais onde a água
         base de folha de ouro (Imagem 5). Necessitou  mais significativas quanto às várias componen-  ocupa um lugar relevante. O motivo escolhido
                                                                                          é uma pintura a óleo rea lizada
           6                                                                              sobre suporte de tela que se en-
                                                                                          contra colada aos 4 painéis de
                                                                                          madeira com que é feita a pare-
                                                                                          de posterior da Camarinha Real.
                                                                                          Segundo a pesquisa realizada o
                                                                                          autor desta obra é o pintor Pedro
                                                                                          Alexandrino de Carvalho.
                                                                                          DESCRIÇÃO ICONOGRÁFICA
                                                                                            Paisagem bucólica de gran-
          7
                                                                                          de realismo, com presença de
                                                                                          massa arbórea em primeiro pla-
                                                                                          no, encontrando-se no segundo
                                                                                          plano, à esquerda, uma fonte em
                                                                                          pedra onde se observam duas
          6. Frisos decorativos do exterior da embarcação antes da intervenção realizada. Janeiro de 2002.  personagens masculinas con-
          7. Após a intervenção de conservação e restauro realizada. Dezembro de 2002.    versando. No terceiro plano, do

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