Page 280 - Revista da Armada
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informação que não foi possível recuperar devi- tes anteriormente referidas. A primeira está re-
do à ausência de documentação relativamente lacionada com o trabalho de restauro realizado
ao processo de criação original de cada um dos no exterior da embarcação, enquanto que a se-
elementos artísticos. gunda diz respeito ao interior. A informação que
aqui ressaltamos é muito sucinta, podendo ser
A INTERVENÇÃO DE CONSERVAÇÃO aprofundada nos relatórios técnicos elaborados
E RESTAURO DO BERGANTIM REAL ao longo das intervenções, tal como definido
internacionalmente.
“Devemos dar-nos conta de que dizer que te-
mos responsabilidade para com os objectos é só FRISOS DECORATIVOS DO EXTERIOR
uma forma de falar. A nossa responsabilidade é DA EMBARCAÇÃO
para com a nossa herança biológica, como seres
capazes de percepção, acção e emoção, e para DESCRIÇÃO ICONOGRÁFICA
com a nossa herança social, como seres com co- Conjunto formado por dois frisos decorativos
nhecimento e cultura, influenciados pelos objec- de secção transversal convexa localizados nos
tos”. (Michalsky, 1994: 241, tradução livre) bordos exteriores da embarcação apresentando
composições à base de motivos vegetalistas e
A intervenção de conservação e restauro do figuras mitológicas (Imagem 6).
Bergantim Real foi realizada durante pouco
mais de dois anos. Este objectivo foi atingido ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável.
num curto espaço de tempo por termos a possi- - Elevado nível de desgaste da folha de ouro
bilidade de poder trabalhar uma média de 40h de imitação (procedente da intervenção reali-
semanais com uma equipa flexível. Assim, se- zada em 1987);
gundo a tipologia da intervenção em curso em 5. Teste de limpeza. Composição original realizada - Numerosos repintes carentes de qualidade
cada fase do processo, o número de técnicos/as com ouro fino estofado a óleo. Parede do fundo, artística e técnica (Imagem 6).
variou entre os quatro e os dez membros em Segunda Sala da Camarinha Real.
função das diferentes áreas de especialização igualmente de apoio técnico ao nível da histó- INTERVENÇÃO REALIZADA
necessárias. Com estas excelentes condições de ria marítima e da navegação e de apoio espe- 1. Limpeza integral dos motivos, incluindo
trabalho e fundamentalmente devido às carac- cializado no que diz respeito ao conhecimento o fundo e as respectivas molduras, visando a
terísticas técnicas da embarcação que estava a de materiais, processos de análise e meios de eliminação da sujidade existente, dos vernizes
ser alvo de conservação e restauro, a experiên- diagnóstico com o objectivo de se poder iden- com sinais de alteração físico-química e dos re-
cia tornou-se um belíssimo desafio. tificar adequadamente a natureza, o compor- pintes que alteravam a leitura da composição.
Para começar, foi solicitada uma inspecção tamento e as deteriorações existentes em cada 2. Protecção das camadas pictóricas com
pormenorizada à estrutura da embarcação. um dos materiais utilizados. A componente de verniz apropriado.
Esta inspecção foi realizada por um engenheiro análise e de diagnóstico físico-químico foi rea- 3. Realização de reintegração cromática
construtor naval da Marinha a nosso pedido em lizada com recurso à utilização dos serviços de diferenciada na totalidade das lacunas exis-
meados de 2002. Era fundamental ter a certe- uma empresa especializada. tentes, mediante utilização da técnica do tom
za de que, a nível estrutural, uma embarcação O apoio relativamente às informações de ca- abaixo relativamente ao tom predominante no
como o Bergantim Real, retirada da sua função rácter histórico foi encontrado no Departamento original.
original há quase 50 anos atrás, poderia suportar de Investigação do próprio Museu de Marinha e 4. Aplicação de dupla camada de verniz de
o peso de uma intervenção deste calibre. O pa- na Biblioteca Central da Marinha, cujos técnicos protecção final (Imagem 7).
recer técnico deste especialista confirmou que a disponibilizaram sempre a informação existente à
nossa intervenção era perfeitamente viável. medida que o projecto foi avançando e de acor- PAISAGEM BUCÓLICA DO INTERIOR
Por outro lado, uma acção interdisciplinar do com as necessidades que iam surgindo. DA CAMARINHA REAL.
como esta, exigiu a presença de técnicos supe- Neste caso, o exemplo escolhido ilustra a
riores e de técnicos auxiliares de conservação RESULTADOS OBTIDOS 1 intervenção realizada por se tratar de um caso
e restauro nas seguintes áreas: mobiliário, têx- especial do ponto de vista técnico, mas também
teis, talha policromada e pintura, com domínio No âmbito dos resultados obtidos durante o por complementar o exemplo anterior. O inte-
das áreas de pintura de cavalete, pintura sobre processo de conservação e restauro do Bergan- rior da Segunda Sala da Camarinha Real é todo
madeira e técnicas decorativas tradicionais à tim Real, apresentaremos as duas intervenções decorado com paisagens naturais onde a água
base de folha de ouro (Imagem 5). Necessitou mais significativas quanto às várias componen- ocupa um lugar relevante. O motivo escolhido
é uma pintura a óleo rea lizada
6 sobre suporte de tela que se en-
contra colada aos 4 painéis de
madeira com que é feita a pare-
de posterior da Camarinha Real.
Segundo a pesquisa realizada o
autor desta obra é o pintor Pedro
Alexandrino de Carvalho.
DESCRIÇÃO ICONOGRÁFICA
Paisagem bucólica de gran-
7
de realismo, com presença de
massa arbórea em primeiro pla-
no, encontrando-se no segundo
plano, à esquerda, uma fonte em
pedra onde se observam duas
6. Frisos decorativos do exterior da embarcação antes da intervenção realizada. Janeiro de 2002. personagens masculinas con-
7. Após a intervenção de conservação e restauro realizada. Dezembro de 2002. versando. No terceiro plano, do
26 AGOSTO 2007 U REVISTA DA ARMADA