Page 281 - Revista da Armada
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lado direito, observa-se uma bela paisa- 8 Deste modo, fechamos a apresentação
gem dominada pela presença de um lago da I Fase do Projecto de Conservação das
onde outras duas personagens praticam Galeotas Reais. Em próxima oportunidade
a pesca e, ao fundo, um castelo e umas apresentaremos o quarto artigo da série
montanhas enriquecem novamente a destinada à divulgação do referido pro-
composição (Imagem 10). jecto, incluindo a apresentação da sua
II Fase, nomeadamente a intervenção de
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Muito conservação e restauro realizada na Ga-
Mau. leo ta de D. João V.
- Presença de diferentes alterações com- Para terminar destacamos uma citação
positivas à concepção original, afectando que reflecte o espírito que guia a nossa
fundamentalmente a zona do céu; equipa no trabalho de conservação quoti-
- Rede de lacunas de diversas profun- diano. Para nós, foi sempre um privilégio
didades e dimensões repartidas um pouco por estratos pictóricos de que é feita a composição poder trabalhar com uma colecção de tão rara
toda a superfície pictórica; original. As seguintes camadas pictóricas (5, 7, 9 beleza e singularidade.
- Existência de numerosos pregos de ferro em e 11) foram acrescentadas posteriormente à com-
avançado estado de oxidação; posição original durante as sucessivas interven- “As sociedades humanas têm o hábito de
- Camada considerável de sujidade acumu- ções de restauro efectuadas. (Imagem 9: Interpre- eleger, seleccionar, reunir ou guardar objectos
lada na superfície cromática; tação dos resultados da 2ª análise realizada) desde a pré-história. Com isso, fica evidente
- Reacção de oxidação generalizada do 3. Limpeza da camada pictórica. Elimina- a relevância dos objectos no quotidiano dos
filme de protecção que recobria a superfície ção de camadas de verniz com sinais eviden- Homens e o lugar de destaque que ocuparam
pictórica. tes de deterioração físico-química e dos repin- as famosas colecções, ao longo da História, na
tes identificados nas análises estratigráficas. tentativa de superar os limites da transitoriedade
INTERVENÇÃO REALIZADA (Imagem 10) humana” (Pomian, 1984)
Do ponto de vista técnico, a razão pela qual 4. Realização de reintegração cromática di- Z
escolhemos este caso tem a ver não só com a ferenciada. A técnica escolhida foi a Selecção Mestre Lorena Querol
qualidade artística e técnica da obra, mas tam- Cromática com recurso à utilização de Ponti- Conservadora e Museóloga
bém com o número de intervenções realizadas lhismo . (Imagem 11) Fontes Citadas:
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ao longo da sua história nas várias partes da com- - A.A.V.V. 2007: Neoimpresionismo. La eclosión de la
posição. Foram efectuadas duas análises estrati- REFLEXÃO FINAL modernidad,.Cuaderno nº 23, Fundación MAPFRE – Mu-
gráficas de forma a podermos aceder à identifi- sée d´Orsay, Madrid.
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- CALVO, A. 2000: Conservación y Restauración,. Mate-
cação, localização e composição de cada uma Com este artigo quisemos ilustrar a impor- riales, técnicas e procedimientos. De la A a la Z. Ediciones
das intervenções executadas no motivo. tância de um trabalho assente na investiga- del Serbal. Madrid.
Nas imagens que escolhemos para ilustrar o ção, na documentação e no rigor técnico - MACARRON DE MIGUEL, A. Mª. 1995: Historia de
processo de restauro efectuado é possível ob- como elementos orientadores das interven- la Conservación y la Restauración, Editorial Tecnos S.A.,
servar os resultados alcançados nas fases mais ções de conservação e restauro efectuadas no Madrid.
- MICHALSKY, S. 1994: “Sharing Responsability for Con-
importantes da intervenção. património marítimo do Museu de Marinha. servation Decisions”, en Krumbein, W.E.; Brinblecombe, P.;
1. Processo de fixação da camada pic- A equipa que esteve associada a este projecto, Cosgrove, D.E. y Staniforth, S., Durability and Change. The
tórica em vias de destacamento acelerado. reunida em função das necessidades detec- Science, Responsibility and Cost of Sustaining Cultural He-
(Imagem 8) tadas, desde sempre teve consciência da res- ritage. Chichester. John Wiley & Sons Ltd.
- POMIAN, K. 1984: Enciclopedia Einaudi, Vol. 1, Memó-
2. Análise estratigráfica dos estratos pictóricos ponsabilidade da sua acção, tomando cada ria/Historia. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda.
da zona das nuvens, no lado direito da compo- decisão sobre as intervenções com base num
sição. As camadas 1, 2, 3 e 4 correspondem aos diálogo e informação constantes. Fontes Consultadas:
- VIÑAS, S.M. 2003: Teoría contemporánea de la
Restauración. Editorial Síntesis, Madrid.
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Notas
1 Informação e imagens retiradas do conjunto de relató-
rios técnicos realizados ao longo da intervenção do Bergan-
tim Real. Para mais informação consultar os referidos relató-
rios. Departamento de Património, Museu de Marinha.
2 Análise estratigráfica ou Estratigrafia – Amostra micros-
cópica de secção transversal das camadas de pintura e de
impressão de uma obra, obtida a partir de uma amostra
extraída com ajuda de um objecto de punção, retirada ge-
ralmente de uma zona representativa mas marginal …ob-
servada com o microscópio petrográfico com luz reflectida
permite determinar as camadas que constituem uma pintura
ou uma policromia, assim como as suas espessuras, a sua
forma e o tamanho das partículas e dos grãos de pigmentos,
a adesão e coesão das camadas, as sobreposições de cama-
das pictóricas e os repintes (Calvo, 2003: 95).
3 Pontilhismo - Técnica de integração cromática dife-
11 renciada introduzida na área da conservação pelo Instituto
Centrale del Restauro (Roma) em meados de 1970. As suas
origens remontam ao Neo-impressionismo francês (1884).
Esta técnica consiste no tratamento da lacuna pictórica atra-
vés da justaposição de um conjunto de redes de minúsculos
pontos (1mm de diâmetro) cujas cores respondem ao siste-
ma da selecção cromática, por forma a atingir um resultado
final que permita recuperar a leitura da composição original
evitando a definição pormenorizada do conteúdo da lacu-
na. A utilização de técnicas como esta permite-nos evitar a
realização de falsificações históricas e estéticas, isto é, a imi-
tação fiel do motivo original onde ele já não existe.
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