Page 118 - Revista da Armada
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O Programa das Fragatas
O Programa das Fragatas
da Classe “Bartolomeu Dias”
da Classe “Bartolomeu Dias”
om a assinatura, a 01 de Novembro turo N.R.P. “Bartolomeu Dias” e do pessoal de tenção estão a ser executadas outras, contrata-
de 2006, do contrato de aquisição apoio de terra (formação e manutenção). das pela Marinha, que visam adaptar os navios
Cpela República Portuguesa ao Reino aos padrões nacionais, como sejam:
dos Países Baixos, de duas fragatas da classe ACÇÃO DE MANUTENÇÃO - Implementação da rede C4I, que compre-
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“Karel Dorman” , ficou viabilizada a substi- ende alterações a efectuar ao nível dos siste-
tuição das fragatas da classe “Comandante O HNLMS “Van Nes” atracou na Base Naval mas de informação de bordo e respectiva infra-
João Belo”, que têm servido a Marinha du- de Den Helder em 14 de Dezembro p.p., após estrutura física de suporte, para que os navios
rante os últimos 40 anos. cumprir a última missão ao serviço da Marinha possam adoptar as metodologias de gestão de
Os navios a transferir para Portugal são os Holandesa, uma comissão de fiscalização de informação em utilização na Marinha, de que
HNLMS “Van Nes” e “Van Galen”, futuros seis meses no Mar das Caraíbas, Antilhas Ho- se destaca o SINGRAR , fundamental para a
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N.R.P. “Bartolomeu Dias” e “D. Francisco de landesas. Em 7 de Janeiro de 2008 o navio ini- gestão da batalha interna.
Almeida”, ambos ao serviço - Adaptação aos padrões
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da RNLN desde 1994. Es- nacionais através de peque-
tes meios, em conjunto com nas alterações dos espaços
as fragatas da classe “Vasco habitacionais de utilização
da Gama”, irão constituir o comum (refeitório, câmaras
núcleo da capacidade oceâ- de oficias e de sargentos e
nica de superfície da Esqua- camarinha do comandan-
dra. Importando assegurar te), actualmente apetrecha-
a sua operacionalidade e dos de acordo com os usos
sustentação logística, estão e costumes holandeses.
a ser desenvolvidas e exe- - Introdução de sistemas
cutadas várias acções des- auxiliares de navegação, de-
tinadas a: signadamente o (W)AIS.
- Garantir a recepção dos
navios na condição de “Ma- FORMAÇÃO DE
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terial Ready Condition” ; PESSOAL
- Integrar os navios na Es-
quadra, o que inclui a intro- O HNLMS “Van Nes”, futuro NRP “Bartolomeu Dias” atracado, em reparação, no Marinebedrijf. Após um período inicial
dução de pequenas alterações de acordo com ciou a acção de manutenção planeada, sob a de formação em Portugal, começou em 30 de
requisitos nacionais, a preparação do supor- égide da RNLN, que irá decorrer até ao final de Outubro p.p. o período de treino e formação
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te logístico e identificação/ desenvolvimento Junho de 2008 no Marinebedrijf . Os trabalhos na Holanda, que visa dotar as futuras guarni-
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das estratégias de Technical FOS para a sua até agora efectuados têm sobretudo constado ções e o pessoal de apoio em terra dos conhe-
sustentação. da desmontagem de componentes e equipa- cimentos necessários à operação e manuten-
mentos, e sua retirada de bordo para reparação ção dos navios de acordo com os padrões em
TRANSFERÊNCIA DOS NAVIOS em oficina. O acompanhamento pormenori- vigor na Marinha.
zado desta acção possibilitará a aquisição dos A delegação nacional encontra-se alojada
A ET-MFF , está sedeada em permanência conhecimentos essenciais para a realização, em Maaskamp, complexo da RNLN localiza-
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na Base Naval de Den Helder, na do próximo da Escola Técnica da
Holanda, desde o início do cor- Marinha Holandesa e da Base Na-
rente ano, de forma a permitir o val, em Den Helder. Dos 79 cursos
acompanhamento diário da acção programados para a formação da
de manutenção em curso e uma li- guarnição do futuro N.R.P. “Bartolo-
gação estreita com os representan- meu Dias”, foram já concluídos 19
tes da RNLN. e estão em curso 8, tendo a RNLN
O Programa de transferência repetidamente elogiado a postura
compreende diversas fases. Con- e participação dos formandos e os
cluídas que estão as duas primei- bons resultados obtidos.
ras, “Initiation Phase”, durante a Para apoio à formação está se-
qual foram definidos os planos de deada em Den Helder, desde o iní-
formação e treino, identificação/ cio de 2008, uma viatura pesada de
definição dos meios, medidas e transporte de passageiros da Direc-
estratégia para a sustentação lo- ção de Transportes (DT) e respectivo
gística e planeado em detalhe o condutor, que se têm revelado da
Programa de Transferências; e a máxima utilidade, dado o elevado
“Preparation Phase”, em que foram O sargento Lavouras, da ET-MFF, inspecciona o motor de um dos geradores número de militares envolvidos.
da casa das turbinas após desmontagens.
executados testes aos equipamen-
tos e sistemas de bordo, a cais e no mar, tendo no futuro, da manutenção destes navios em INTEGRAÇÃO DOS NAVIOS
em vista a identificação dos trabalhos a efec- Portugal e permitirá uma familiarização com
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tuar, decorre agora a “Execution Phase” que as especificidades dos seus sistemas. MOU DE FOLLOW-UP SUPPORT
inclui uma acção de manutenção planeada e Para além da implementação de algumas A ET-MFF tem participado em diversas reu-
a formação e treino específico, na Holanda, modificações que decorrem do contrato e a niões a fim de aquilatar das vantagens da even-
do pessoal indigitado para a guarnição do fu- cargo da RNLN, durante esta acção de manu- tual adesão de Portugal aos MOU de FOS de-
8 ABRIL 2008 U REVISTA DA ARMADA