Page 123 - Revista da Armada
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so, outro do que um acto de pirataria, dirigido  à China, Japão e Sudeste Asiático em geral. É  to e apresenta locais com menos de 9 milhas
         contra um navio, ou contra pessoas, ou bens a  considerado como um chokepoint estratégi-  de largura e profundidades mínimas que che-
         bordo do mesmo, em lugar submetido à juris-  co a nível mundial, sendo também um local  gam aos 25 metros, o que obriga os navios a
         dição de um Estado relativamente a tal infrac-  muito propenso à «Pirataria/AMACN», pois  reduzirem muito a sua velocidade, tornando-se
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         ção.” . Esta resolução pedia aos governos, com  é considerado por muitos como o caminho  assim mais vulneráveis à «Pirataria/AMACN».
         um carácter urgente, para investi-                                              Passando através dele, a nave-
         garem este tipo de actos, nas suas   «Pirataria/AMACN» - Locais onde houve ataques ou tentativa   gação evita ter que contornar as
         águas ou a bordo dos seus navios         destes, entre 2002 e 2007              Ilhas Indonésias, poupando assim
         e a reportarem toda a informação   Locais     2002 2003 2004 2005 2006 2007 Totais  cerca de 800 milhas, aproxima-
         pertinente.               Sudeste Asiático                                     Fonte: ICC IMB  damente 3 dias de navegação. Os
           Ainda sobre estes actos ilícitos,   Indonésia  103  121  94  79  50  43  490  ataques neste, a navios em movi-
         em 2005, foi aprovada uma re-    Estreito de Malaca  16  28  38  12  11  7  112  mento, não só colocam em peri-
         solução específica para as águas         Malásia  14  5  9    3   10   9   50    go as vidas das tripulações, como
         da costa da Somália, a resolução       Filipinas  10  12  4  0   6    6   38    também ameaçam a segurança
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         A.979(24) .                    Estreito de Singapura  5  2  8  7  5   3   30    dos navios em redor e respecti-
           A IMO não aprovou mais reso-         Tailândia  5  2  4    1   1    2   15    vas tripulações, devido à possi-
         luções sobre «Pirataria/AMACN»,   Extremo Oriente                               bilidade de colisões. Qualquer
         até à presente data.          Mares do Sul da China   0  2  8  6  1   3   20    interrupção no tráfego marítimo
                                                                                         deste Estreito terá de imediato um
                                                Vietname  12  15  4   10   3   5   49
         A SITUAÇÃO ACTUAL DA      Subcontinente Indiano                                 grande impacto nos comércios
         «PIRATARIA» E DOS                    Bangladesh  32  58  17  21  47   15  190   regional e mundial.
                                                                                          Em termos gerais, os actos de
         «ASSALTOS À MÃO ARMA-                    Índia  18  27  15   15   5   11  91    «Pirataria/AMACN» tiveram um
         DA CONTRA NAVIOS»         Américas                                              grande incremento na última dé-
         E SUAS TENDÊNCIAS                        Brasil  6  7   7    2    7   4   33    cada do século passado, atingin-
                                               Colômbia  7   10  5    2    2   0   26    do o seu máximo no ano 2000,
           A «Pirataria/AMACN», estão   República Dominicana  7  6  2  1   0   0   16    com 469 incidentes reportados,
         a tornar-se cada vez mais um           Equador  12  2   1    0    1   0   16    de acordo com o IMB, o que re-
         grande problema à escala mun-           Guiana  12  6   2    1    1   5   27    presentou o quádruplo dos inci-
         dial, com maior incidência para         Jamaica  2  5   7    8    3   1   26    dentes de 1991.
         os mares do Sudeste Asiático, do          Peru  6   7   5    6    9   6   39     Nos anos de 2001, 2002 e
         Subcontinente Indiano, da África,     Venezuela  8  13  7    2    4   1   35    2003, o número de inciden-
         do Mar Vermelho, do centro e sul   África                                       tes foram respectivamente 335,
         da América e das Caraíbas.            Camarões  5   2   4    2    1   0   14    370 e 445, tendo posteriormen-
           O Sudeste Asiático é conside-          Gana  5    3   5    3    3   1   20    te havido uma regressão na ten-
         rado actualmente o local mais            Guiné  2   4   5    1    4   2   18    dência em 2004, 2005 e 2006,
         perigoso do mundo, no que à       Costa do Marfim  5  2  4    3    1   0   15    com 329, 276 e 239 incidentes
         «Pirataria/AMACN» diz respei-           Nigéria  14  39  28  16  12   42  151   respectivamente. O ano de 2006
         to, essencialmente as águas da   Mar Vermelho/ Golfo de Aden  11  18  8  10  10  13  70  registou o número mais baixo
         Indonésia, do Estreito de Mala-         Senegal  3  8    5    0   0   0   16    de actos ilícitos desde 1998. A
         ca e do Estreito de Singapura.         Somália  6   3    2   35  10   31  87    tendência dos últimos anos in-
         Em segundo lugar, em termos de         Tanzânia  3  5    2   7    9   11  37    verteu-se no ano de 2007, pois
         perigosidade, estão as águas do          Iraque  0  0    1   10   2   2   15    o número de ataques aumentou
         Subcontinente Indiano, de paí-  Outros         41   33  28   13  21   40  176   para 263, cerca de 10% a mais
         ses como a Índia, o Bangladesh           Totais  370  445  329  276  239  263  1922  do que em 2006.
         e o Sri Lanka.                                                                   Este aumento está relaciona-
           Paulatinamente, os ataques estão-se a tornar  marítimo mais ocupado do mundo, pelo qual  do com o crescente número de incidentes na
         gradualmente mais violentos, atendendo a que  passa cerca de 1/3 do comércio global e cer-  Nigéria (42) e na Somália (31), mais 30 e 21,
         os piratas, hoje em dia, normalmente estão ar-  ca de 1/2 do crude mundial  transportado por  respectivamente, em relação a 2006. Esta si-
                                                                13
         mados, ficando as tripulações mais sujeitas a  mar. Este Estreito foi atravessado em 2005 por  tuação deve-se ao facto destes países terem
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         ferimentos ou baixas. Muito do armamento  62.621  navios, estimando a Lloyd’s of Lon-  falta de meios para imporem a lei, aos piratas
         utilizado é adquirido a preços muito baixos e  don que actualmente esse número deve ron-  estarem melhor organizados e armados e tam-
         consiste em armas abandonadas nas guerras do  dar os 70.000 navios mercantes, o que perfaz  bém à sua maior habilidade para atacarem os
         Afeganistão e do Cambodja, sen-                                                navios mais longe de costa.
         do mesmo algumas delas prove-                                                    A Nigéria registou, em 2007,
         nientes do exército vermelho. O                                                o maior número de ataques (35)
         número de sequestros a navios,                                                 com entrada de piratas a bordo.
         durante estes actos, tem vindo                                                 Salienta-se o facto de em 2006,
         também a aumentar. Estes actos                                                 neste país, 49 pessoas terem
         ilícitos representam um grande                                                 sido raptadas de bordo e 3 as-
         perigo para a segurança da vida                                                sassinadas. A Somália, em 2007,
         no mar e para a navegação marí-                                                teve o maior número de pessoas
         tima internacional, sendo o Estrei-                                            mantidas reféns (154), em 11 se-
         to de Malaca um dos locais mais   “Piratas” prontos a entrar em acção.         questros.
         expostos a esses tipos de perigos.  uma média diária de cerca de 191 navios, isto   A recente intervenção da comunidade inter-
           Este Estreito, que faz a ligação entre os ocea-  quer dizer que entra no Estreito, em média, um  nacional na Somália, poderá vir a contribuir
         nos Índico e Pacífico, tem a Norte a Tailândia  navio em cada 7,5 minutos, transportando as  para reduzir o entusiasmo dos piratas, pois
         e a Malásia, e a Sul a Ilha de Samatra da Indo-  mais diversas mercadorias. O Estreito de Ma-  estes têm mostrado até agora um completo
         nésia, sendo usado para ligar África e Índia,  laca tem cerca de 500 milhas de comprimen-  desrespeito pela lei. Por outro lado tem-se re-
                                                                                        REVISTA DA ARMADA U ABRIL 2008  13
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