Page 228 - Revista da Armada
P. 228

Modernização e adaptação das Fragatas
           Modernização e adaptação das Fragatas

                         da Classe “Bartolomeu Dias”
                         da Classe “Bartolomeu Dias”

               ecorre no estaleiro da Marinha Ho-  A implementação da infraestrutura física en-  ta-se a excelente capacidade de ligação à Internet
               landesa, a bom ritmo, a Revisão Inter-  contra-se a cargo de uma empresa holandesa, a  com que estes navios irão ser dotados, permitin-
         Dmédia ao HNLMS “Van Nes”, futuro  KPV, com a gestão de projecto partilhada entre  do, entre outros aspectos, o acesso a informação
         N.R.P. “Bartolomeu Dias”, tendo em vista a sua  o estaleiro e a ET-MFF. Após esta fase entrarão  não classificada em tempo real e uma ligação
         transferência para a Marinha no próximo dia 21  novamente em campo a DN e a DITIC para a  mais próxima das guranições às suas famílias.
         de Novembro.                       implementação da chamada infraestrutura ló-
           Neste momento estão já concluídas as  gica, incluindo a instalação de software, confi-  ADAPTAÇÃO DE COMPARTIMENTOS
         desmontagens a bordo, estando os                                              As soluções e a especificação téc-
         principais equipamentos da área da                                           nica associada, desenvolvida pela
         plataforma e os sensores a ser interven-                                     DN/ET-MFF, de suporte à contra-
         cionados nas oficinas do estaleiro.                                           tação e implementação das modi-
           Para além das acções normalmente                                           ficações dos compartimentos visa
         levadas a cabo em operações de ma-                                           sobretudo o melhor aproveitamento
         nutenção semelhantes, realizadas pela                                        do espaço, introduzindo-se soluções
         Marinha holandesa nas fragatas desta                                         mais actuais, assegurando melhores
         classe, foram contratadas pela Marinha                                       padrões de habitabilidade, e ainda
         várias modificações que visam adap-                                           permitindo o aumento da capacida-
         tar os navios aos padrões da nossa es-                                       de funcional dos compartimentos,
         quadra. Estas modificações estão a ser                                        com o inerente impacte positivo no
         implementadas durante o actual perío-                                        desempenho da guarnição, a um
         do de imobilização, pretendendo -se                                          custo relativamente baixo.
         assim minimizar os riscos técnicos e                                          Por outro lado, a potencialidade
         financeiros que lhe estão associados,                                         multi-funcional dos espaços foi asse-
         pelo facto da sua execução beneficiar do co-  guração dos activos de rede, e parameterização  gurada, permitindo a sua utilização para ou-
         nhecimento técnico e da vasta experiência que  das 100 estações de trabalho, de 6 servidores e  tras funções que não as estritamente ligadas
         a Marinha Holandesa detém relativamente a esta  uma solução integrada de armazenamento se-  ao apoio logístico directo da guarnição. Como
         classe de navios.                  guro da informação.                exemplo, refere-se o facto de que todo o mo-
           Objecto de um contrato celebrado entre a   No final, as fragatas da classe “Bartolomeu  biliário é desmontável e amovível, sendo pos-
         Direcção-Geral de Armamento do Ministério da  Dias” ficarão devidamente equipadas para sa-  sível converter o refeitório de praças, o bar de
         Defesa Nacional e a sua congénere holandesa,  tisfazer todos os Requisitos Operacionais apro-  praças, a câmara de oficiais, ou a câmara de
         as modificações contratadas encontram-se já  vados, nomeadamente os que decorrem da  sargentos, em open spaces em menos de 15
         em execução, destacando-se as duas de maior  participação na NATO (através de soluções  minutos, libertando uma apreciável área para
                                                                         3
                                                                 2
         dimensão e cuja engenharia foi exclusivamente  como, por exemplo, MCCIS , CENTRIX , In-  abrigo e/ou tratamento de evacuados, ou de fe-
                                                       5
                                               4
         desenvolvida pela Marinha:         Port , NSWAN , etc), mas também os de ca-  ridos, caso a enfermaria e enfermaria de com-
                                            rácter nacional, como é o caso do SINGRAR .  bate não detenham capacidade para os quan-
                                                                            6
                        1
         PROJECTO “C4I  ”                   Relativamente a este último, o projecto de C4I  titativos em causa.
           O projecto C4I+, também frequen-                                            Os revestimentos (anteparas, e pa-
         temente chamado de “Redes de bor-                                            vimento) utilizados aplicam materiais
         do” (um nome porventura demasiado                                            da mais recente geração, de boa du-
         simplista para os especialistas nesta                                        rabilidade e performance, e cumprem
         área) contempla a instalação de qua-                                         a totalidade das normas em vigor para
         tro redes informáticas principais que se                                     navios combatentes, seja ao nível da
         estendem ao longo do navio, com um                                           resistência a ignição e propagação de
         comprimento de cablagem que exce-                                            chama, seja no que refere à emissão
         de os 15 quilómetros, servindo mais de                                       de gases tóxicos por combustão, entre
         73 compartimentos, através de cerca                                          outros parâmetros.
         de 100 computadores.                                                          Em todos estes espaços de utiliza-
           Pela primeira vez na Marinha, foi                                          ção comum serão instalados novos
         possível desenvolver um projecto deste                                       equipamentos de comunicação que
         tipo totalmente de raíz e de forma devi-                                     também poderão ser utilizados para
         damente estruturada. Com efeito, tudo                                        entretenimento.
         começou com a criação de uma equi-  Diagrama_Lógico_C4I - Diagrama Lógico da infraestrutura de suporte aos   Z
         pa multi-disciplinar, com representan-  Sistemas de Informação.                (Colaboração da Equipa Técnica para a
         tes do EMA, CN, DN, DITIC, e ET-MFF que, em  irá proporcionar a demonstração prática do   Transferência das Fragatas - M)
         conjunto, colaboraram na identificação dos Re-  funcionamento deste sistema de gestão da ba-  Notas
                                                                                 1  Command, Control, Comunications, Computers and
         quisitos Operacionais, posteriormente confirma-  talha interna numa fragata M, factor de eleva-  Information Systems.
         dos pelo EMA. Seguiu-se a elaboração de uma  da relevância atendendo ao enorme interesse   2  Maritime Command and Control Information System.
         detalhada Especificação Técnica (ET) pela DN,  que o SINGRAR tem despertado na Marinha   3  Coalition, Enterprise Regional Information Exchan-
         com a colaboração da DITIC e da ET-MFF.  Holandesa e às potencialidades deste sistema   ge System.
           Paralelamente foram realizadas várias sessões  desenvolvido pela Marinha e já comprovado   4  NATO standards optical fibre infrastructure used for data
         de negociação com a Marinha Holandesa com  no Operational Sea Training (OST) realizado   exchange, connecting the ship to the pier.
                                                                                 5
                                                                                  NATO Secret Wide Area Network.
         vista à definição e celebração do contrato de  em Inglaterra.            6  Sistema Integrado para a Gestão de prioridades de Re-
         fornecimento e instalação do sistema.  Por último, mas não menos importante, salien-  paração e Afectação de Recursos.
         10  JULHO 2008 U REVISTA DA ARMADA
   223   224   225   226   227   228   229   230   231   232   233