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Modernização e adaptação das Fragatas
Modernização e adaptação das Fragatas
da Classe “Bartolomeu Dias”
da Classe “Bartolomeu Dias”
ecorre no estaleiro da Marinha Ho- A implementação da infraestrutura física en- ta-se a excelente capacidade de ligação à Internet
landesa, a bom ritmo, a Revisão Inter- contra-se a cargo de uma empresa holandesa, a com que estes navios irão ser dotados, permitin-
Dmédia ao HNLMS “Van Nes”, futuro KPV, com a gestão de projecto partilhada entre do, entre outros aspectos, o acesso a informação
N.R.P. “Bartolomeu Dias”, tendo em vista a sua o estaleiro e a ET-MFF. Após esta fase entrarão não classificada em tempo real e uma ligação
transferência para a Marinha no próximo dia 21 novamente em campo a DN e a DITIC para a mais próxima das guranições às suas famílias.
de Novembro. implementação da chamada infraestrutura ló-
Neste momento estão já concluídas as gica, incluindo a instalação de software, confi- ADAPTAÇÃO DE COMPARTIMENTOS
desmontagens a bordo, estando os As soluções e a especificação téc-
principais equipamentos da área da nica associada, desenvolvida pela
plataforma e os sensores a ser interven- DN/ET-MFF, de suporte à contra-
cionados nas oficinas do estaleiro. tação e implementação das modi-
Para além das acções normalmente ficações dos compartimentos visa
levadas a cabo em operações de ma- sobretudo o melhor aproveitamento
nutenção semelhantes, realizadas pela do espaço, introduzindo-se soluções
Marinha holandesa nas fragatas desta mais actuais, assegurando melhores
classe, foram contratadas pela Marinha padrões de habitabilidade, e ainda
várias modificações que visam adap- permitindo o aumento da capacida-
tar os navios aos padrões da nossa es- de funcional dos compartimentos,
quadra. Estas modificações estão a ser com o inerente impacte positivo no
implementadas durante o actual perío- desempenho da guarnição, a um
do de imobilização, pretendendo -se custo relativamente baixo.
assim minimizar os riscos técnicos e Por outro lado, a potencialidade
financeiros que lhe estão associados, multi-funcional dos espaços foi asse-
pelo facto da sua execução beneficiar do co- guração dos activos de rede, e parameterização gurada, permitindo a sua utilização para ou-
nhecimento técnico e da vasta experiência que das 100 estações de trabalho, de 6 servidores e tras funções que não as estritamente ligadas
a Marinha Holandesa detém relativamente a esta uma solução integrada de armazenamento se- ao apoio logístico directo da guarnição. Como
classe de navios. guro da informação. exemplo, refere-se o facto de que todo o mo-
Objecto de um contrato celebrado entre a No final, as fragatas da classe “Bartolomeu biliário é desmontável e amovível, sendo pos-
Direcção-Geral de Armamento do Ministério da Dias” ficarão devidamente equipadas para sa- sível converter o refeitório de praças, o bar de
Defesa Nacional e a sua congénere holandesa, tisfazer todos os Requisitos Operacionais apro- praças, a câmara de oficiais, ou a câmara de
as modificações contratadas encontram-se já vados, nomeadamente os que decorrem da sargentos, em open spaces em menos de 15
em execução, destacando-se as duas de maior participação na NATO (através de soluções minutos, libertando uma apreciável área para
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dimensão e cuja engenharia foi exclusivamente como, por exemplo, MCCIS , CENTRIX , In- abrigo e/ou tratamento de evacuados, ou de fe-
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desenvolvida pela Marinha: Port , NSWAN , etc), mas também os de ca- ridos, caso a enfermaria e enfermaria de com-
rácter nacional, como é o caso do SINGRAR . bate não detenham capacidade para os quan-
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PROJECTO “C4I ” Relativamente a este último, o projecto de C4I titativos em causa.
O projecto C4I+, também frequen- Os revestimentos (anteparas, e pa-
temente chamado de “Redes de bor- vimento) utilizados aplicam materiais
do” (um nome porventura demasiado da mais recente geração, de boa du-
simplista para os especialistas nesta rabilidade e performance, e cumprem
área) contempla a instalação de qua- a totalidade das normas em vigor para
tro redes informáticas principais que se navios combatentes, seja ao nível da
estendem ao longo do navio, com um resistência a ignição e propagação de
comprimento de cablagem que exce- chama, seja no que refere à emissão
de os 15 quilómetros, servindo mais de de gases tóxicos por combustão, entre
73 compartimentos, através de cerca outros parâmetros.
de 100 computadores. Em todos estes espaços de utiliza-
Pela primeira vez na Marinha, foi ção comum serão instalados novos
possível desenvolver um projecto deste equipamentos de comunicação que
tipo totalmente de raíz e de forma devi- também poderão ser utilizados para
damente estruturada. Com efeito, tudo entretenimento.
começou com a criação de uma equi- Diagrama_Lógico_C4I - Diagrama Lógico da infraestrutura de suporte aos Z
pa multi-disciplinar, com representan- Sistemas de Informação. (Colaboração da Equipa Técnica para a
tes do EMA, CN, DN, DITIC, e ET-MFF que, em irá proporcionar a demonstração prática do Transferência das Fragatas - M)
conjunto, colaboraram na identificação dos Re- funcionamento deste sistema de gestão da ba- Notas
1 Command, Control, Comunications, Computers and
quisitos Operacionais, posteriormente confirma- talha interna numa fragata M, factor de eleva- Information Systems.
dos pelo EMA. Seguiu-se a elaboração de uma da relevância atendendo ao enorme interesse 2 Maritime Command and Control Information System.
detalhada Especificação Técnica (ET) pela DN, que o SINGRAR tem despertado na Marinha 3 Coalition, Enterprise Regional Information Exchan-
com a colaboração da DITIC e da ET-MFF. Holandesa e às potencialidades deste sistema ge System.
Paralelamente foram realizadas várias sessões desenvolvido pela Marinha e já comprovado 4 NATO standards optical fibre infrastructure used for data
de negociação com a Marinha Holandesa com no Operational Sea Training (OST) realizado exchange, connecting the ship to the pier.
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NATO Secret Wide Area Network.
vista à definição e celebração do contrato de em Inglaterra. 6 Sistema Integrado para a Gestão de prioridades de Re-
fornecimento e instalação do sistema. Por último, mas não menos importante, salien- paração e Afectação de Recursos.
10 JULHO 2008 U REVISTA DA ARMADA