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que as condições de visibilidade vigentes esta-  mais plausível o segundo caso: em primeiro  mil e b xxiij em diamte em quamto nosa mercee for
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         riam muito aquém do normal, podendo ain-  lugar, não podemos esquecer que D. João III é  quatro mil reaes de temça […]» .
         da ter-se dado o caso do seu avistamento ter  aclamado rei no dia 19 de Dezembro, o que   De resto, um outro documento, datado de
         sido feito já ao cair da noite. Não obstante, de  significa, levando em conta a possibilidade  28 de Fevereiro do mesmo ano, escrito três se-
         uma coisa estamos certos. A hipotética confu-  de erro no dia do documento, que logo no  manas depois deste que apresentámos, e onde
         são motivada pela observação da costa sul da  segundo dia de reinado o rei se encontrava  João de Lisboa vê confirmada a sua nomeação
         ilha de S. Lourenço e o consequente assumir  preocupado em conceder mercês. Por outro  para «patrão da navegação», alerta-nos para
         de que se tratava de uma nova e pequena ilha,  lado, este documento encontra-se integrado  um outro facto muito curioso:
         exige, no mínimo, dois pressupostos. Em pri-  no registo que contém os documentos relati-  «Dom João etc. A quantos esta nosa carta virem
         meiro lugar, que as condições meteorológicas,  vos a 1522. Julgamos, por isso, que o erro na  fazemos saber que por parte de Joham de Lixboa
         a distância e/ou a hora do dia não permitiram  data terá sido cometido relativamente ao ano,  caualeiro de nosa casa nos foy apresentada huma
         reconhecer que se tratava da ilha de S. Louren-  o que a ser como supomos, este deveria ter  carta del rey meu senhor padre que santa groria [h]
         ço. Por outro lado, e não menos importante,  sido datado de 11 de Dezembro de 1522.  aja […] o damos daquy em diamte por nosso patram
         a bordo, e certamente fruto da avaliação do   Avaliando a conjuntura e os benefícios con-  asy e per a maneyra que o [h]auia Afonso Roĩz […]
         piloto, acreditar-se-ia igualmente que o navio  cedidos a João de Lisboa, faz todo o sentido  e pedindo-nos o dito Joham de Lixboa por mercee
         se encontrava por essa altura bem mais para  que em primeiro lugar o novo monarca con-  que lhe confirmasemos a dita carta e visto por nós
         leste do que na realidade estava. E                                           seu requerimento e querendo-lhe fazer
         como se sabe, nesta época não ha-                                             graça e merçee temos por bem e lhe lhe
         via maneira de estimar com rigor o                                            conferiramos a dita carta e [h]avemos
                                                                                                     17
         valor da longitude, conhecida então                                           por confirmada […]» .
         como «altura leste-oeste».                                                   Arquivo CFR Semedo de Matos  Como se pode constatar, João de
           Três anos depois, mais concre-                                              Lisboa é denominado cavaleiro da
         tamente a 11 de Dezembro de                                                   casa de D. João III, o que não suce-
         1521, João de Lisboa é nomeado,                                               de no documento anterior, escrito
         já por D. João III, para a função de                                          no início do mesmo mês. Estranha-
         «patrão da navegação da Índia e                                               mente, este mesmo título não volta
         mar oceano» com uma nova ten-                                                 a surgir em mais nenhum dos do-
         ça anual de 4.000 reais, em conse-                                            cumentos subsequentes. Em todo
         quência do falecimento do piloto                                              o caso, acreditamos que João de
         Gonçalo Álvares. De referir que a                                             Lisboa, pela sua magnífica folha de
         presença deste último se encontra                                             serviços como piloto, possa eventu-
         confirmada como piloto da nau                                                  almente ter sido armado cavaleiro.
         S. Gabriel, na primeira armada de                                             O que a ter de facto acontecido,
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         Vasco da Gama .                                                               aparentemente só pode ter tido lu-
           «[…] fazemos saber que [h]auendo                                            gar, também, neste mesmo mês de
         nós respeitos ao muyto seruiço que Jo-                                        Fevereiro de 1523.
         ham de Lixboa nosso piloto moor nos                                                                   Z
         tem feito asy nas armadas em que até                                               António Manuel Gonçalves
         ora foy aas partes da Imdia, como em   A ilha de João de Lisboa numa carta francesa de finais do século XVIII (1787).  CTEN
         outras que ffoy encarregado e deu de sy sempre fiell  firmasse as tenças atribuídas pelo seu pai e   Notas  am.sailing@hotmail.com
         e verdadeira comta que ao diamte asy o faça e que-  só posteriormente se permitisse atribuir novos   1  São nossos todos os sublinhados que doravante apa-
         remdo-lhe por todo fazer graça e merçee temos por  cargos e benesses. Coerentemente, não causa   recem nas transcrições. Cf. António Caetano de Sousa,
         bem e o damos daquy em diamte por nosso patram  grande admiração, que em 27 de Fevereiro de   História Genealógica da Casa Real Portuguesa, tomo IV,
         da navegaçam da Imdia e maar oceano asy e por a  1522, dois meses depois de subir ao trono, D.   1ª parte, p. 42.
                                                                                 2  Não existindo na documentação quaisquer outras
         maneira que o ele deue ser e era Gonçallo Aluares  João III tenha confirmado a tença de 10.000   referências às navegações de João de Lisboa para portos
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         […] e [h]aja de nós com o dito patroã diguo quatro  reais, atribuída por D. Manuel .  do norte de África, ainda assim acreditamos, como refe-
         mill reaes em cada hum anno de Janeiro que vem   Seguindo esta linha de raciocínio, só no final   riremos na cronologia a apresentar no próximo número,
         de mil b e xxij em diante […] dada em Lixboa aos  do ano João de Lisboa terá efectivamente sido   que estas paragens não constituíam novidade para ele. O
         xi de Dezembro Antonio Afomso a fez ano de mil  nomeado «patrão da navegação da Índia e mar   que pensamos estar implícito nas palavras de D. Jaime,
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         b e xxj anos» .                    oceano», com a correspondente tença anual,   piloto levou os navios a bom porto.
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           Após uma leitura atenta, verifica-se que a  de acordo com a solução apresentada.  3  Livro de Marinharia de João de Lisboa, fl. 9, verso.
         data acima encerra uma contradição. É que   Como se pode inferir pelos documentos   4  Gaspar Correia, Lendas da Índia, tomo II, p. 628.
         no dia 11 de Dezembro ainda D. Manuel  apresentados, que atestam as suas promoções   5 6  Livro XLIV das Doações de D. Manuel, fl. 32 verso.
         era vivo, pois só faleceu dois dias depois, a  acompanhadas pela correspondente compen-  7  Cf. João Vidago, op. cit., p. 33.
                                                                                  Cf. Brito Rebelo, op. cit., p. LXXVI.
         13 desse mesmo mês, embora o documento  sação financeira, João de Lisboa seria um pilo-  8  Livro III das Doações de D. João III, fl. 22.
         apareça inserido na documentação relativa ao  to consagrado e de méritos plenamente reco-  9  Actual ilha de Madagáscar.
         reinado de D. João III. Simultaneamente, não  nhecidos no seu mester, por alturas do início   10  De acordo com a pesquisa que efectuámos na Portu-
         nos parece razoável que às vésperas da morte  do reinado de D. João III.  galiae Monumenta Cartographica, esta ilha aparece pela
                                                                               primeira vez na carta anónima atribuida a Jorge Reinel,
         D. Manuel tenha mandado passar este docu-  Sem grande surpresa, no ano seguinte, a 6   c. 1519, vol. I, estampa 12.
         mento, sendo mais tarde lançado nos livros  de Fevereiro de 1523, é-lhe concedida uma   11  Recordamos, em contra-ponto, o valor excepcional-
         de registo do reinado do seu sucessor. Não  nova tença no valor 4.000 reais:  mente rigoroso da latitude do cabo de Santa Maria, ao
         parecendo existir qualquer erro no texto, jul-  «[…] que [h]auendo respeito aos seruiços que Jo-  que tudo indica obtido por João de Lisboa.
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         gamos que só a data do mesmo pode encerrar  ham de Lixboa nosso patram tem feitos a el Rey meu   mem, a Viagem, a Época, p. 88.
         a chave para uma solução consentânea com  senhor e padre que samta groria [h]aja e aos que nos   13  Livro LI das Doações de D. João III, fl. 28 verso.
         a realidade. Segundo Brito Rebelo, «o erro po-  ele outrosy tem feito e esperamos que ao diamte nos   14  Brito Rebelo, «O piloto João de Lisboa», O Occiden-
         rém póde dar-se ou no dia, e ter o copista escripto xi  fará e queremdo-lhe fazer graça e mercee temos por   te – Revista Illustrada de Portugal e do estrangeiro, vol. II,
         em logar de xxi, ou no anno, e transcrever xxj em  bem e queremos e nnos [a]praz que ele tenha e [h]aja   número 26, p. 14.
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         vez de xxij» . Pelas razões que seguidamente  de nós a temça em cada hum año des[de] o primeiro   16  Livro III das Doações de D. João III, fl. 21 verso.
         apontamos, consideramos desde logo muito  dia de Janeiro que ora pasou desta presemte era de   17  Livro III das Doações de D. João III, fl. 22.
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