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VIGIA DA HISTÓRIA 5
A Latitude de Lisboa
A Latitude de Lisboa
anuel Pimentel, filho do cosmógrafo mor do Reino Luís Ser- pondo de 9 graus e um quarto começando a contar do meridiano da
rão Pimentel, terá nascido em 1650, vindo a suceder, no car- ilha Ferro a mais ocidental das Canárias
Mgo, ao pai por volta do ano de 1679. Mui servidor de Vª Senhoria”
Não deixa de ser curioso que o pai, no único exame para piloto da Ass: Manuel Pimentel.
barra que conheço, efectuado pelo cosmógrafo mor, na circunstância a É pena que Manuel Pimentel não nos tenha deixado descrito o mé-
Manuel Miguens para o cargo de piloto mor da Figueira da Foz, efec- todo utilizado para o cálculo da latitude, que não se apurou como pu-
tuado cerca do ano de 1678, tenha deixado lavrado, no termo do exa- desse ser feito sistematicamente com um gnomon, nem qual o objec-
me, o seguinte: tivo da sua graduação.
“Este ofício requer indústria pessoal e não é daqueles a que podem Os valores que Pimentel apresenta são os mesmos que veio a inscre-
ter direito os filhos à propriedade”. Esta consideração resultava do fac- ver no seu livro “Arte de Navegar” os quais, curiosamente, estão erra-
to da filha do anterior piloto mor da barra considerar que o ofício lhe dos, a latitude situa-se entre os valores de Pimentel e dos autores anti-
pertencia, por morte do pai, devendo por isso receber o pagamento de gos enquanto a longitude em relação ao meridiano da ilha Ferro, tanto
uma pensão por quem viesse a ser provido no cargo. (1) quanto a pude calcular, é inferior a 9º.
Seja como for o facto é que Manuel Pimentel exerceu o cargo de cos- Z
mógrafo mor tendo deixado um conjunto de obras de que se salienta “A Com. E. Gomes
Arte de Navegar”, publicada em 1699, e que durante mais de um século
constituiu o elemento fundamental na preparação teórica dos pilotos . Notas:
(2)
(1)
Era normal que o exercício de um ofício fosse transmitido hereditariamente. No caso
O episódio que agora se relata ocorreu, em data não determinada, da Figueira da Foz, por exemplo, o cargo de piloto mor da respectiva barra foi exercido,
mas anteriormente a 1699. durante quase 80 anos, por 3 membros da família Fernandes Bicho, António Fernandes
O Conde de Valadares solicitou, com carácter de urgência, que lhe Bicho exerceu-o desde 1777 até cerca de 1800, tendo sucedido ao pai Damião Fernandes
fosse fornecida, para o Paço, informação quanto à altura (latitude) da Bicho que o exercera durante 30 anos, portanto de 1747 a 1777 e que, por sua vez, havia
cidade de Lisboa, tanto na opinião de Manuel Pimentel como na de sucedido a seu pai Cristóvão Fernandes Bicho que o havia exercido de 1707 a 1747. Que
o convencimento que o cargo era hereditário resulta do facto de António Fernandes, que
outros autores. era simultaneamente capitão de navios, ter requerido que, nos seus impedimentos, o lu-
É a resposta a essa solicitação que seguidamente, e julgo que pela gar fosse desempenhado por seu irmão.
primeira vez, se transcreve: O que maior perplexidade suscita é o facto de que o mesmo princípio, criticado por
(3)
“Sr. Conde de Valadares Luís Serrão, se aplicar ao cargo de cosmógrafo em que o filho, Manuel Pimentel, suce-
deu ao pai e que, nos seus impedimentos, foi substituído pelo irmão Francisco. É caso
Os roteiros antigos e outros autores dizem que a altura do Polo de Lis- para se dizer “Bem prega frei Tomás”
boa é de 38 graus e 40 minutos. Porém eu a observei mais de oitenta vezes (2) Ainda em 1824 a Gazeta de Lisboa anunciava, no seu número de 6 de Setembro,
(4)
por um gnomon de 21 palmos de alto, que eu mesmo reparti em 5690 a venda do livro “A Arte de Navegar” de Manuel Pimentel como já, em anos anterio-
partes, e achei 38 graus e 48 minutos. Um inglês chamado Henrique Jacob res, acontecera.
(3) A carta já havia sido referenciada por Luís de Albuquerque no livro “A Arte de Na-
bom matemático com quem tive muito trato achou por suas observações vegar de Manuel Pimentel” sem, no entanto, a transcrever ou analisar.
38 graus e 50 minutos, mas vindo ele ao meu quintal a ver fazer uma ob- (4) Gnomon – O gnomon mais não é do que um vara cuja sombra marca as horas ou
servação pelo gnomon que digo, mudou de opinião e seguiu os 38 graus as alturas do Sol.
e 48 minutos que eu tenho por verdadeira, pelo que o mesmo achei por Fontes:
outras observações feitas pelas alturas de algumas estrelas. Registo Geral de Mercês D. Afonso VI Livro 29 fol. 274V
A longitude de Lisboa tenho calculado no meu livro que estou com- Código 46 – VIII – 21 fol 52 e 53 da Biblioteca da Ajuda
Mais uma apreensão de droga
Mais uma apreensão de droga
o abrigo do protocolo assina- Continental. Dentro da embarcação,
do com a Marinha de Guerra foram apreendidos 48 pacotes de co-
APortuguesa e da Polícia Judi- caína, com cerca de 50 quilos, e detido
ciária, foi desenvolvida uma operação um tripulante do sexo masculino, de
de combate ao narcotráfico que tinha 48 anos. O velejador solitário foi sur-
por objecto a intercepção de um veleiro preendido, não se encontrava armado
suspeito de tráfico de estupefacientes, e não ofereceu resistência no momento
oriundo da América do Sul, e a dirigir- da detenção.
-se para o continente europeu. Sob escolta da corveta, com os ele-
A operação que durou quatro dias, mentos do Destacamento de Acções
iniciou-se com a aproximação do velei- Especiais e da Polícia Judiciária em-
ro suspeito, com 13,5 metros e de mas- barcados, o veleiro com o tripulante e
tro único, de nacionalidade norte-americana, das águas nacionais a droga, foram encaminhados para o Porto da Baleeira, onde fi-
do Arquipélago da Madeira. Os seus movimentos foram segui- caram sob custódia da Polícia Marítima.
dos e controlados pelo N.R.P. “António Enes” que contou com a Conforme destacado na conferência de imprensa, acredita-se
colaboração de meios aéreos da Força Aérea Portuguesa. que a operação permitiu “…desmantelar uma importante rede
A intercepção e apreensão ocorreram na noite de 7 para 8 de internacional, “ a julgar pela extensa lista de contactos apresenta-
Outubro, traduzindo-se em mais uma operação bem sucedida. da e capacidade financeira.”, tendo, mais uma vez, a contribuição
Após identificação positiva e explorando o factor surpresa, foi da Marinha sido decisiva para o êxito da operação.
empenhado o Destacamento de Acções Especiais dos Fuzileiros. Z
O veleiro foi interceptado a acerca de 200 milhas de Portugal (Colaboração do COMANDO DO N.R.P. “ANTÓNIO ENES” E “DAE”)
26 DEZEMBRO 2008 U REVISTA DA ARMADA