Page 384 - Revista da Armada
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COMO AUMENTAR O POTENCIAL
(FORÇA) DAS FORÇAS ARMADAS?
Muitos pensarão, de imediato, que bas-
taria assegurar financiamento para a aqui-
sição de armamento moderno e para bons
vencimentos, que cativassem os melhores
profissionais. É bem verdade que ajuda-
ria muito, mas, como já vimos, não é sufi-
ciente. O caminho que se está a explorar é
o da obtenção de potencial através da di-
ferenciação, que é essencialmente obtida
por inovação (tecnológica, organizacional
e processual).
As Forças Armadas precisam de uma or-
ganização burocrática, com uma estrutura
organizacional bem definida, para respon-
derem bem, em especial, nas situações de
crise, conflito ou guerra. Nas Forças Arma-
das nunca se podem perder os dois pilares Asa voadora capaz de se auto-sustentar durante inúmeras horas, consumindo a energia gerada pelos painéis
fundamentais que são a hierarquia (lide- solares e acumulada em baterias. Pode-se imaginar que, no futuro, a Marinha tenha veículos deste tipo para
RAN A E A CONlAN A )DEALMENTE AS &OR AS patrulhar a costa, bem como assegurar a retransmissão de comunicações de alto débito (víde o) entre navios
e terra (papel actual dos satélites dos países ricos).
Armadas devem ser do tipo “burocracia
aprendente” na perspectiva envolvente de DAMENTE DA )NTRANET E ATRAVÏS DA CRIA ÎO zacional onde o mérito e a inovação sejam
que compete a todos melhorar o sistema, de grupos multidisciplinares de estudo e premiados. Deve haver recompensas para
embora seja muito difícil combinar a com- reflexão, que incorporem elementos com as boas ideias e mecanismos que promovam
plexidade da organização com a comple- DIFERENTES VALIAS E ANTIGUIDADES 4EMOS DE a sua validação e experimentação prática.
xidade das pessoas. ter sempre presente que as tecnologias de
A componente humana da mudança é o informação e comunicação só são gera- CONSIDERAÇÕES FINAIS.
factor mais complexo na transformação, in- doras de potencial diferenciador se forem
dependentemente de se tratar do sector pri- acompanhadas de inovação processual e Portugal precisa de compatibilizar os seus
vado, público ou militar. Por conseguinte, organizacional. É assim que se pode fazer interesses nacionais com o seu Poder Na-
os líderes responsáveis por mudanças têm mais com menos, libertando alguns para cional. Sendo um país com parcos recur-
de se concentrar no elemento humano e na se empenharem noutras actividades em- sos devemos conciliar as nossas ambições
sua realização profissional. preendedoras. com a liberdade de acção que uma peque-
O poder do significado (símbolos) está A formação contínua e actualizada é fun- na potência pode explorar (ocupar vazios
também muito ligado à liderança e deve ser damental para o espírito inovador. Assim DE PODER DIPLOMACIA MAIS ACTIVA USO DO
promovido numa perspectiva unificadora e se justifica a realização de cursos e acções PODER FUNCIONAL PARTICIPA ÎO EM ALIAN AS
moralizadora da transformação. de formação ao longo da carreira. Esta in- E COOPERA ÎO PROMO ÎO DA COESÎO INTER-
A arte e a ciência devem unir-se para as- teracção também promove as redes sociais NA PARTICIPA ÎO NA SEGURAN A INTERNACIO-
segurar a competitividade. Deve procurar que ajudam a apoiar o espírito inovador. A nal, etc).
criar-se um pensamento estratégico dife- educação, como fenómeno abrangente, é Para um Estado atingir objectivos nas re-
renciador, gerir uma organização como se fundamental para o desenvolvimento das lações internacionais precisa de ter Poder.
GERE A AC ÎO ESTRATÏGICA )DEALMENTE DEVE faculdades físicas, morais e intelectuais, que Para se ter Poder é preciso ter uma estraté-
conseguir-se um modelo de ciclo estratégi- nos permite perceber os outros. gia que permita gerar recursos, organizar e
co (análise de ambiente, formulação estra- A participação em missões internacionais empregar os meios.
tégica, operacionalização, controlo e re- é importante, pois permite a percepção do As Forças Armadas são um importante ins-
troacção) simples na complexidade, mas que os outros fazem melhor ou pior do que trumento de Poder. Para terem Poder têm de
meticuloso na abrangência. nós. As melhores práticas, como aconte- ter Força. Adquirir meios não chega, é pre-
O Poder é a capacidade e a Política é o ceu com a ida dos navios Portugueses aos ciso antecipar mudanças naturais em assun-
Poder em acção. A Política nas organiza- /PERATIONAL 3EA 4RAINING SÎO MOTIVADORAS tos da esfera militar e da cooperação interna,
ções tende a ser vista como um fenómeno de mudança e propulsionadores de trans- através da combinação de conceitos, capaci-
desestabilizador, disfuncional e altamente formação interna. dades, indivíduos e organizações, exploran-
pernicioso para as organizações, no entan- As redes sociais que se podem estabelecer do as forças da nação. Neste conceito está
to, a habilidade política positiva permite a para fora das Forças Armadas são sempre ge- subjacente o Poder como capacidade de um
criação de redes sociais que são fundamen- radoras de mais valias. Por exemplo, a Mari- país no domínio interno e externo.
tais para fazer valer ideias inovadoras. As- nha Portuguesa, no início da década de 80, Não podendo ter todos os meios necessá-
sim, quer internamente, quer externamente, decidiu dar um passo de gigante, na altura, rios importa explorar novas formas de fun-
devem promover-se as redes sociais que in- ao avançar com a especificação técnica que cionamento e promover a inovação (tecno-
fluenciam o comportamento dos outros. serviu de base à concepção, desenvolvimen- lógica, processual e organizacional) como
A participação de militares em organiza- TO E PRODU ÎO DO PRIMEIRO 3ISTEMA )NTEGRADO forma de gerar vantagens estratégicas dife-
ções civis deve assim ser vista como positiva DE #ONTROLO DE #OMUNICA ÜES 3)## -AIS renciadoras no ambiente estratégico dinâ-
para a inovação, na perspectiva da criação tarde, o desenvolvimento do MMHS (Mili- mico internacional.
de redes de poder que influenciam. tary Messaging Handling System) veio tam- Neste contexto, a inovação manifesta-se
A comunicação organizacional tem de bém a revelar-se um sucesso. Este exemplo se conseguirmos fazer melhor que outros e
ser promovida para aproximar o que a es- de parceria com empresas civis é um bom com menos esforço.
trutura organizacional distancia. A comuni- potenciador de inovação. Z
cação interna pode ser promovida de uma Finalmente, importa também mencionar Armando J. Dias Correia
forma eficaz através da tecnologia, nomea- que se deve promover uma cultura organi- CFR
22 DEZEMBRO 2008 U REVISTA DA ARMADA