Page 45 - Revista da Armada
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contactos exploratórios com as autoridades
         locais não indiciaram que pudesse vir a ser
         necessário qualquer tipo de apoio. Só mais
         tarde, perante a constatação de que alguns
         elementos do destacamento militar desta-
         cado na ilha se mantinham incontactáveis,
         e atento o reduzido numero de meios pró-
         prios de que dispunha na área, o governo
         do Iémen solicitou o apoio da SNMG1 para
         as operações de busca e de resgate de so-
         breviventes.
           A “Álvares Cabral” chegou à área cer-
         ca das 2200, já noite cerrada, e iniciou as
         buscas com recurso ao helicóptero, que
         circundou a ilha a muito baixa altitude e
         a uma reduzida distância da costa (cerca
         de cinquenta jardas). O navio manteve-se
         entre as mil e quinhentas jardas e uma mi-  Navegando no Canal do Suez.
         lha, uma vez que para dentro deste arco as   No dia 2 de Outubro as autoridades go-  (“Álvares Cabral”, Olferd Fisher e Evertson)
         temperaturas da água do mar eram já de  vernamentais do Iémen deram por concluí-  que iriam desintegrar depois da passagem
         cerca de quarenta graus centígrados. A par-  das as acções SAR e a força reiniciou o seu  do Canal.
         tir daquela posição o espectáculo era per-  trânsito para norte. De realçar que toda esta   O CALM Mike Mahon, comandante da
         turbador, com a projecção de largas quan-  operação teve uma ampla cobertura mediá-  SNMG1 embarcou e pernoitou na “Álvares
         tidades de materiais incandescentes para o  tica, quer no plano nacional, quer por diver-  Cabral”, para fazer a bordo a passagem do
         ar, e dois enormes rios de lava a descerem  sas redes e estações de rádio e de televisão  Canal do Suez. O navio foi o testa da coluna,
         em direcção às margens. O contraste do  internacionais.               tendo a travessia decorrido sem incidentes e,
         laranja vivo com a escuridão do céu e do   A “Álvares Cabral” assumiu o comando  contrariamente a exemplos anteriores, num
         mar, concediam uma luminosidade muito  táctico da fragata holandesa e afastou-se  ambiente de grande cordialidade com os pi-
         estranha ás águas sobranceiras à ilha e às  para ganhar uma distância que lhe permi-  lotos. Refira-se, que num registo de grande
         silhuetas dos navios que se encontravam  tisse exercer as funções de grupo de reco-  simplicidade, o piloto que deveria ter sido
         mais próximos.                     nhecimento avançado. Como tarefa adicio-  substituído a meio do percurso, acabou por
           As buscas decorreram durante toda a noi-  nal coube, a este grupo, detectar e reportar  fazer toda a viagem – por ter faltado o pi-
         te mas só surtiram efeitos na manhã do dia  a posição de uma força chinesa que nave-  loto que o deveria render – e fez saber ao
         seguinte, quando a força já se começava a  gava para sul, a partir do Suez. A bordo en-  CSNMG1 que isso não constituía para ele
         afastar de terra. Foi detectado e recolhido   contrava-se embarcado um oficial canadiano  qualquer incómodo, por ter sido muito bem
         um primeiro sobrevivente pelo destroyer  de raízes chinesas, com o propósito de servir  recebido e por considerar que o navio tinha
         americano USS Bainbridge que, na cir-  de intérprete nos contactos rádio com aquela  um ambiente agradável.
         cunstância, se encontrava mais próximo.  força. Curiosamente, o diálogo estabelecido   Antes de desembarcar o CALM CSNMG1
         Posteriormente, a fragata canadiana HMCS  quando os navios se cruzaram acabou por  dirigiu-se à guarnição tendo, na ocasião, ma-
         Toronto recuperou um segundo sobreviven-  ser conduzido em inglês, dada a impossibi-  nifestado o seu agrado pelo desempenho da
         te. O helicóptero detectou três corpos que  lidade dos chineses entenderem cantonês,  “Álvares Cabral” que considerou ter sido o
         foram resgatados pelas embarcações semi-  língua mãe do referido oficial.   navio que melhor soube explorar as suas ca-
         -rígidas do Toronto e do Evertson. Durante   Após mais uma operação de reabasteci-  pacidades, aquele que provou ser mais fiável
         as operações de busca e salvamento o SO-  mento (RAS) com o petroleiro alemão Spes-  pelo reduzido número de deficiências e ava-
         NIC teve sempre embarcado o recuperador,  sart, a força reagrupou-se para concluir,  rias que experimentou, e também, o que na
         um mergulhador nadador-salvador e um  em companhia, a passagem pelo estreito  execução das tarefas, mostrou mais conhe-
         elemento do serviço de saúde (médico ou  de Gubal, que dá acesso ao golfo do Suez.  cimentos, melhor preparação e maior con-
         enfermeira). Ao todo, a aeronave voou 8,5  Nesta ocasião foi efectuado o tradicio-  sistência. Por isto tudo, o almirante Mahon
         horas em apoio a esta missão.      nal Sail Past, para despedida das unidades  considerou que o navio português foi o que
                                                                               melhor contributo deu e o que maiores su-
                                                                               cessos obteve para a força.
                                                                                 A “Álvares Cabral” destacou da força no
                                                                               dia seis de Outubro pelas dezoito horas e de-
                                                                               mandou o porto de Catânia, na Sicília, para
                                                                               uma escala de reabastecimento e de descan-
                                                                               so da guarnição, após uma tirada de vinte e
                                                                               sete dias seguidos a navegar.
                                                                                 Durante esta missão o navio fez 1493 horas
                                                                               de navegação e percorreu 19200 milhas.
                                                                                 A chegada à BNL decorreu no dia 13 de
                                                                               Outubro pelas onze horas. O Comandante
                                                                               Naval, VALM Vargas de Matos embarcou no
                                                                               navio na bóia de espera da barra do Porto de
                                                                               Lisboa, acompanhando, a bordo, a entrada
                                                                               do navio no estuário do Tejo e a atracação
                                                                               na Base Naval.
                                                                                                               Z
                                                                                               (Colaboração do Comando
          O CSNMG1, CALM Mike Mahon dirigindo-se à guarnição.                                   do NRP “Álvares Cabral”)
                                                                                      REVISTA DA ARMADA U FEVEREIRO 2008  7
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