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NRP VASCO DA GAMA NA OPERAÇÃO ATALANTA
3ª PARTE
10ª Semana de, iniciaram a construção de uma nova,
Finalmente a Fragata “Vasco da assim como de uma imponente fortaleza,
Gama” partiu para Mogadíscio, a fim de o Forte Jesus. A fortaleza foi desenhada
efectuar a tarefa mais importante desta por um arquitecto italiano ao serviço da
missão, escoltar navios do Programa Coroa Portuguesa, erguendo-se no topo
Alimentar Mundial que transportam de uma formação de coral, à entrada do
ajuda humanitária para cerca de 2 mi- antigo porto de Mombaça. Esta constru-
lhões de deslocados somalis e navios ção é considerada por muitos como uma
que transportam material logístico para das mais significativas da arquitectura
a Missão da União Africana na Somália militar Portuguesa do século XVI na costa
(AMISOM), mandatada para conduzir oriental africana. Em 1698 foi conquis-
uma Operação de Apoio à Paz, por for- tada pelos árabes de Omã, após um
ma a estabilizar a situação no país e criar cerco de 3 anos.
condições para condução das activida-
des humanitárias. Neste caso, a escolta Graças a uma revolta das tropas afri-
providenciada pela “Vasco da Gama” canas contra os governantes de Omã, o
foi a um navio da AMISOM – PETRA I, sultão de Pate, a quem o forte foi ofereci-
navio que pratica velocidades reduzidas do, entregou-o aos Portugueses em 16 de
e não apresenta quaisquer medidas de Março de 1728. No ano seguinte (1729),
protecção própria contra ataques piratas, uma revolta dos habitantes de Mombaça
sendo a Fragata Vasco da Gama a única conduziu a um novo cerco ao forte, for-
e mais eficaz medida contra os mesmos. çando a rendição da guarnição.
Durante o trânsito foi possível realizar
diversos exercícios de treino interno, ten- Entre 1958 e 1960 o Forte foi recons-
do como objectivo manter os elevados O Forte Jesus de Mombaça. truído com o apoio da Fundação Calous-
te Gulbelnkian (Portugal). Actualmente
níveis de prontidão e adestramento da guar- cessidade de defender as suas rotas comerciais é o museu mais visitado do Quénia.
nição, mantendo sempre o navio escoltado sob ao largo da África Oriental, tendo construído no
vigilância, inclusive participando em treinos de séculoXVIduasimportantesfortalezasnoactual 11ª Semana
inserção de equipas de segurança por helicóp- Quénia: Mombaça e Melinde. A conquista de
tero e extracção por semi-rígida. Mombaça, em 1528, aos Swahilis foi das mais O Quénia é um país da África Oriental, cuja
Após efectuado o trânsito até Mogadíscio, difíceis em todo o Oriente. Os Portugueses, após capital é Nairobi, limitado a Norte pelo Sudão,
sem ter sido avistado nenhum movimento sus- terem tomado e parcialmente destruído a cida- Etiópia e Somália, a Leste pelo oceano Índico, a
peito, as embarcações da AMISOM re- Sul pela Tanzânia e a Oeste pelo Uganda. Este
ceberam o navio mercante à entrada do nome surge do Monte Quénia, o seu ponto
porto, completando assim com sucesso
a centésima escolta da EUNAVFOR aos mais elevado.
navios em apoio à missão da União Afri- No dia 9 de Junho de 2011 a “Vasco
cana. Apesar de alguns tiros terem sido
disparados de terra em direcção ao na- da Gama”, Navio-Almirante da EUNA-
vio, estes ficaram a cerca de 1000 metros VFOR, organizou um evento dedicado
de distância, sem representarem perigo aos órgãos de comunicação social em
efectivo. Terminada a transferência lo- Mombaça, denominado “Media Day”,
gística, iniciou-se, já bem de madrugada, com o objectivo de esclarecer a sociedade
o trânsito de regresso com o objectivo de civil, especialmente as populações dos
escoltar o navio em segurança até Mom- países desta região, sobre as principais
baça, no Quénia. missões da EUNAVFOR, a actual si-
Concluída a tarefa de escolta com tuação da pirataria na Somália e os no-
sucesso, a Fragata atracou em Mombaça vos desafios desta operação.
para mais uma paragem logística. Du-
rante a estadia no porto, surge a opor- Este evento contemplou uma apre-
tunidade de divulgar, junto dos navios sentação introdutória, para contextuali-
mercantes, as melhores práticas para Exercício de Fast Rope . zar a audiência, e a visualização de um
pequeno filme, alusivo às principais ac-
evitar os ataques de pirataria. ções de combate à pirataria, desenvolvi-
Este porto à semelhança dos anterio- das pela “Vasco da Gama” no decorrer
res também é bastante conhecido dos da missão. Concluída a apresentação,
portugueses, devido ao facto de Vasco seguiu-se uma conferência de imprensa
da Gama ter sido o primeiro europeu a presidida pelo Comandante da Força
visitar Mombaça na sua primeira viagem Naval Europeia, dando oportunidade
à Índia, no dia 7 de Abril de 1498. Vasco aos órgãos de comunicação social para
da Gama procurava um piloto que o aju- colocarem as suas questões.
dasse a levar a sua frota até à Índia, mas
não tendo sido bem recebido, levantou Na sequência desta conferência
ferro e dirigiu-se a Melinde, onde encon- deu-se início à visita guiada pelo
trou hospitalidade e o tão desejado piloto. navio, onde se puderam observar
Com a descoberta do caminho marítimo os meios de bordo para o combate
para a Índia, os portugueses tiveram ne- “Bacardi” a interceptar uma skiff. à pirataria, bem como as caracterís-
ticas operacionais enquanto navio
de guerra. Terminada a visita pro-
cedeu-se ao encerramento do evento
com um almoço volante para todos
os participantes.
7REVISTA DA ARMADA • AGOSTO 2011