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O RENASCER DA JOÃO ROBY
Encontra-se em fase final de preparação
para integração no dispositivo naval o por hidrodecapagem, medição de espessura coordenador de navios, da DN, em estreita co-
NRP João Roby após terminar a Revisão de chapa, substituição de chapa e pintura das laboração com o gestor de projetos, da AA, SA e
obras vivas. Desde a reflutuação e até ao final com a estrutura organizacional criada pelo navio
Intermédia/Docagem (RI/DO10) que decorreu da reparação, decorreram as montagens dos para o efeito do CAO. Foram realizadas formal-
nestes últimos 8 meses. equipamentos a bordo e as provas de receção, mente 37 reuniões de coordenação (periodicida-
A RI/DO10 iniciou-se em abril de 2012, tendo a que se seguiram as provas de mar e posterior de semanal e normalmente às quintas-feiras de
compreendido alagem, tratamentos de superfície, correção de “não conformidades”. manhã) que deram origem a mensagens de coor-
nomeadamente, roda de proa, obras vivas, obras Apesar da natureza da missão, penosa por ser denação que reflectiam os aspetos do projeto tais
mortas, convés e superestruturas, casas de ventila- longe do campo da honra para os marinheiros – o como os relacionados com a segurança e o estado
ção e totalidade de porões/tanques/espaços vazios, mar, necessária no ciclo de aprontamento de uma das diversas atividades macro do projeto (cerca de
substituição de chapa (cerca de 150m2), substitui- unidade naval, efetuada num tão curto período dis- 270) bem como os aspetos logísticos relacionados
ção dos antigos grupos eletrogéneos por novos gru- ponível, a RI decorreu num estreito relacionamen- com o fornecimento de sobressalentes (cerca de
pos electrogéneos, revisão dos motores principais, to, de que se salienta o profissionalismo e sinergias 1850). Para além das reuniões formais foram reali-
grupos de ar condicionado, frigoríficas e ventilação, criadas, entre a Direção de Navios (DN), Direção zadas outras reuniões sectoriais (muitas vezes mais
revisãogeralàspeçasdeartilhariaeaalgumasáreas de Abastecimento (DA), Flotilha, Esquadrilha de Es- do que uma por dia) visando a resolução imediata
de habitabilidade e bem-estar de que se salienta a coltas Oceânicos (EEO), AA,SAe a guarnição, con- da situação, o que se veio a constituir como um
modernização das casas de banho das praças. Esta tribuindo estes fatores de forma determinante para dos aspetos mais importantes pelo facto de ocorrer
RI apesar de necessária (atenta a idade a tomada de decisão quase sempre em
do navio com quase 38 anos, a com- tempo útil.
pletar em 18 de março) e planeada, Para além do acompanhamento e
tinha vindo a ser adiada, terminando apoio dos trabalhos da AA, SA, são
um período operacional de 8 anos, ga- de realçar outras ações, que o navio
nhando nos meses que antecederam a teve de realizar, tais como a retirada da
reparação evidências da sua necessida- grande maioria do material de bordo
de, que culminou na imobilização do (equipamentos, palamenta e sobressa-
navio decorrente de uma avaria grave lentes), a reabilitação das INFA que se
nos grupos eletrogéneos. encontravam num estado de degra-
Motivada pela conjuntura socio- dação avançada, obrigando à recu-
económica nacional com inerentes peração pela guarnição dos espaços
reflexos na Marinha, a RI decorreu de de vestiários, gabinetes de trabalho,
forma inovadora, não só devido aos li- espaços comuns e casas de banho
mites orçamentais impostos que obri- (estas com auxílio da DN e AA, SA),
garam a que um elevado conjunto de e improvisação de oficinas que per-
trabalhos fosse efetuado em 1º e 2º mitissem efetuar os trabalhos de 1º
escalão por elementos da guarnição escalão, e inúmeras intervenções em
( razão pela qual se manteve a lotação normal), que o objetivo fosse atingido e considerado um equipamentos e espaços de bordo, nomeadamen-
mas também devido ao curto prazo imposto para sucesso, pese embora as normais vicissitudes e im- te em todos os paióis, ponte e casas de banho, bem
a sua realização (aproximadamente 8 meses) as- ponderados inerentes a um projeto desta dimensão como a inventariação, identificação de todos os
sim como decorreu com o novo modelo privado e complexidade, mas que foram debeladas casuís- sobressalentes e a centralização da sua gestão no
da Arsenal do Alfeite, SA (AA,SA). tica e atempadamente. De referir também a impor- serviço de abastecimento. Acresce às dificuldades
Os preparativos de afinação da lista de traba- tância de ter sido colocado à disposição do navio já relatadas, o facto de a guarnição ter estado sujei-
lhos, nomeadamente em trabalhos a realizar na durante toda a RI um transporte (pela Direção de ta a um número reduzido de divisões de serviço,
alagem, foram efetuados enquanto decorria o Transportes) que possibilitou a deslocação de uma motivado por dificuldades no completamento da
processo administrativo para aprovação da RI elevada e constante quantidade de material entre o guarnição concomitantemente com um elevado
(que requereu a aprovação pelo Tribunal de Con- navio/INFA/DA/SANFLOT/EEO. número de substituições temporárias que efetuou
tas e pelo Primeiro-Ministro através do seu despa- Para a sua concretização salienta-se a criação de (cerca de 35), fatores que mais uma vez enaltecem
cho n.º 2466/2012, de 13 de fevereiro de 2012). uma estrutura organizacional interna robusta, com o desempenho exemplar dos seus elementos, de
Destes, salientam-se a trasfega de todo o com- envolvimento de toda a guarnição, que permitiu o que se salienta o excelente espírito de camarada-
bustível, óleo, víveres, apósitos e equipamentos permanente, e rigoroso, acompanhamento e con- gem, entreajuda e motivação evidenciados.
de saúde, munições, armamento, material desal- trolo dos trabalhos (Controlo de Avanço de Obra Esta postura, de pro-atividade, de disponibilidade
fandegado, jangadas pneumáticas, embarcações, – CAO) realizados a bordo que frequentemente e de vontade de bem servir, que constitui apanágio
palamenta e sobressalentes de modo a que o na- se prolongaram amplamente fora do horário nor- da 21ª guarnição do NRP João Roby cujo motto
vio ficasse no estado de deslocamento leve, bem mal de serviço, com a ininterrupção dos trabalhos é “DIFERENTES NO FAZER”, foi por diversas ve-
como a deslocalização da guarnição para uma durante toda a estação de verão, não obstante as zes transmitida por responsáveis da DN, AA, SA e
coberta da base (asilantes) e para as Instalações condições muito adversas vividas (com temperatu- chefias da Marinha, tendo sido reconhecido publi-
para Navios em Fabricos no Arsenal (INFA), onde rasnointeriordonavioporvezesintoleráveis),com camente mediante a atribuição de um louvor cole-
foram criadas oficinas, gabinetes de trabalho e o navio sem água, ventilação, elevado ruído, resí- tivo avocado pelo Comandante da Esquadrilha de
vestiários. Apermanência da guarnição nas INFA, duos e cheiros provenientes da reparação, a que Escoltas Oceânicos.
local próximo do navio em fabricos, constituiu-se acresce as instalações improvisadas para pernoita Depois deste esforço por parte da Marinha, o
como determinante para o sucesso do projecto. do grupo de serviço (próximo do navio, nas antigas NRP João Roby regressa “ao ativo” com melhores
Com o início da reparação em abril decorre- instalações da Inspeção de Reparação de Subma- equipamentos, fiabilidade e condições de
ram essencialmente a desmontagem e retirada rinos - IRS), não climatizadas, de modo a assegurar habitabilidade, necessários para o prolongamen-
de equipamentos de bordo para reparação nas a prontidão e segurança LAdo navio, e uma célere to do período operacional e da sua longevidade.
oficinas da AA, SA, a que se sucedeu a ala- intervenção em caso de sinistro.
gem no plano inclinado nº1 da AA, SA, entre Um dos aspetos relevantes para o sucesso deste
10 de maio e 28 de setembro, com limpeza projeto foi a sua gestão pela DN controlado pelo Colaboração do COMANDO DO NRPJOÃO ROBY
12 MARÇO 2013 • REVISTA DA ARMADA