Page 25 - Revista da Armada
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S. ROQUE RESTAURADO

Decorreu, de Janeiro a Abril do corrente            “ (…) para a além dos referidos pregos que per-  Fotos SCH L Carvalhocontinue a degradar e as segundas pretendem
         ano, o tratamento de conservação e de     furavam o suporte de tela, a grade tinha fendas                       devolver-lhe a sua função e leitura original.
         restauro do retábulo do altar-mor da Ca-  que surgiram com o envelhecimento da madei-
 pela de S. Roque do antigo Arsenal da Marinha.    ra e ainda algumas imperfeições de construção,                         As medidas de conservação são sempre
                                                   tais como arestas vivas e rugosidade na face das                      colocadas em primeiro lugar e neste trabalho
  O retábulo, alusivo à vida de S. Roque, é        tábuas que estava em contacto com a pintura,                          consistiram resumidamente na fixação da tinta
 constituído por uma tela de 3,60X2,20m, que       o que lhe causou marcas e orifícios”.                                  em destacamento ao suporte de tela; na recu-
 data do último quartel do século XVIII, não se                                                                           peração dos danos desse suporte e elimina-
 encontra assinada e está atribuída a José da       Acerca do tratamento efetuado, José Mendes                            ção do excesso de adesivo que ele continha;
 Costa Negreiros.                                  referiu que "este se pode separar em medidas                           e na extração dos pregos da grade de madeira
                                                   de conservação, por um lado, e de restauro, por                        e aplanamento das suas irregularidades. Ain-
  Não é a primeira vez que é restaurado, mas       outro. As primeiras visam impedir que a obra se                        da concernente à grade, destaca-se que se
 as condições de luz e humidade em que se vê                                                                              mantiveram as irregularidades na face que
 envolvido, não sendo as melhores, têm contri-                                                                            não está em contacto com a tela, porque estas
 buído para uma sucessiva degradação.                                                                                     revelam informações acerca das ferramentas
                                                                                                                          usadas na construção desta peça de madeira,
  A Unidade de Apoio às Instalações Centrais                                                                              que parece ser original.
 da Marinha achou que era altura para atuar e,
 nesse sentido, contratou para executar a obra                                                                             A preocupação em interferir o menos possí-
 um especialista nesta área, José Mendes, con-                                                                            vel com a originalidade da obra, um dos prin-
 servador restaurador de pintura de cavalete,                                                                             cípios da profissão de conservador restaurador,
 com larga experiência desde 1996.                                                                                        foi também uma das constantes nas operações
                                                                                                                          de restauro, tendo sido por isso removida a tin-
  José Mendes é atualmente Doutorando em                                                                                  ta que sobrepunha a pintura original, aplicada
 Conservação de Pintura pela Universidade Ca-                                                                             em anteriores restauros, bem como o verniz
 tólica Portuguesa do Porto e para este trabalho,                                                                         alterado e a sujidade que cobria toda a superfí-
 dadas as dimensões da obra, teve a colabora-                                                                             cie. A reintegração cromática cingiu-se apenas
 ção de Dina Reis, Mestre em Conservação e                                                                                às áreas em que a tinta original se perdeu e o
 Restauro de Pintura pela Faculdade de Ciências                                                                           novo verniz foi escolhido e aplicado de forma
 e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.
                                                                                                                                         a saturar convenientemente as
  Foi acordado que a intervenção seria realiza-                                                                                          cores e a conferir um brilho
 da nas instalações da Capela e                                                                                                          adequado às características da
 da sacristia, permitindo assim                                                                                                          obra e à iluminação da capela.
 à família naval acompanhar
 os trabalhos de recuperação                                                                                                                Os materiais utilizados nes-
 da pintura e observar em tem-                                                                                                           te tratamento de conservação
 po real a obra que com estes                                                                                                            e de restauro têm característi-
 se foi revelando.                                                                                                                       cas especiais, que os diferem
                                                                                                                                         dos utilizados normalmente
  Indagado o Dr. José Mendes                                                                                                             em belas artes, que são a
 sobre o estado em que a pin-                                                                                                            compatibilidade com os ma-
 tura se encontrava, afirmou:                                                                                                            teriais da obra em que são
                                                                                                                                         aplicados, a durabilidade e a
  “Esta pintura apresentava                                                                                                              possibilidade de serem facil-
 problemas de aderência da                                                                                                               mente removidos no futuro."
 camada pictórica ao suporte
 de tela, o que causou a sua                                                                                                               Concluídos os trabalhos de
 perda em alguns locais e o                                                                                                              conservação e restauro, a tela
 risco eminente do seu desta-                                                                                                            foi colocada na grade e o con-
 camento em outros. O verniz                                                                                                             junto posicionado no espaço
 de proteção encontrava-se                                                                                                               respetivo.
 bastante oxidado, escurecido                                                                                                De salientar que o trabalho foi acompanha-
 e com sujidade depositada,                                                                                                do por alguns "marinheiros", nomeadamente
 o que dificultava a leitura formal da obra                                                                                os mais antigos, conhecedores da obra há
 e falseava a observação correta das cores.                                                                                muitos anos e que por ela têm um sentimen-
 O suporte apresentava pequenos rasgos e                                                                                   to de pertença, e que quase diariamente iam
 perfurações, muitos deles resultantes de pre-                                                                             observando o andamento dos trabalhos.
 gos que foram introduzidos posteriormente                                                                                   Face à pouca profundidade da Capela de
 na grade (estrutura retangular em madeira                                                                                 S. Roque, ao posicionamento das janelas e à
 que sustenta a tela). Rasgos antigos, de maio-                                                                            grande dimensão da pintura, que dificultam
 res dimensões, que foram unidos num ante-                                                                                 a sua perfeita visibilidade, a Marinha colocou
 rior restauro, encontravam-se cobertos com                                                                                um sistema de iluminação para uma melhor
 tinta, que sobrepunha não só a área danifi-                                                                               observação da excelente pintura.
 cada como a pintura original periférica. Re-
 sultado de um restauro anterior, foi também                                                                                                         Luís Roque Martins
 a aplicação em toda a tela, pelo verso, de um                                                                                                             CALM EMQ
 adesivo à base de cera e resina, o qual devi-
 do à sua quantidade excessiva, incrementava                                                                             Nota
 bastante peso à pintura, deformando-a e tor-
 nando-a quebradiça”.                                                                                                     Na página seguinte apresenta-se a pintura após
                                                                                                                         os trabalhos de conservação e restauro.
  Sobre a grade de madeira, disse:

24 AGOSTO 2013 • REVISTA DA ARMADA
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