Page 16 - Revista da Armada
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REVISTA DA ARMADA | 494
DIRETOR
DIRETOR DE FORMAÇÃO
CONSELHO PEDAGÓGICO DIREÇÃO FORMAÇÃO CENTRO DOCUMENTAÇÃO
SECRETARIA ESCOLAR
NÚCLEO FORMAÇÃO NÚCLEO FORMAÇÃO NÚCLEO FORMAÇÃO NÚCLEO FORMAÇÃO
AUTORIDADE MARÍTIMA POLÍCIA MARÍTIMA FAROLEIROS SOC. NÁUFRAGOS
COORDENADOR COORDENADOR COORDENADOR COORDENADOR COORDENADOR COORDENADOR COORDENADOR COORDENADOR
CAAM ESTÁGIOS CFAPM CPSCPM CFFA CCF CNS CMNS
mos, sendo responsável pelo planeamento e execução das ati- de documentação pertinente, tanto para estudo como para
vidades de formação inicial, progressão na carreira, aperfeiçoa- consulta (ex. legislação), realização de opinogramas, troca
mento e atualização do pessoal que presta serviço na área do de informações entre formandos-formadores e/ou forman-
assinalamento marítimo. O Núcleo de Formação de Faroleiros dos-formandos.
encontra-se certificado para ministrar cursos reconhecidos pela
International Association of Lighthouse Authorities (IALA). O Por outro lado, como o quadro de formadores existente na
Núcleo de Formação de Faroleiros efetua a formação de carrei- EAM é insuficiente para responder aos requisitos inerentes a
ra dos faroleiros, nomeadamente o Curso de Formação de Faro- uma formação de qualidade e de exigência que se requer, e aten-
leiros e o Curso Complementar de Faroleiros. dendo ao leque muito variado de matérias e à actual exiguida-
de de recursos humanos que não permite alargar esse quadro,
O Núcleo de Formação de Socorros a Náufragos é responsá- optou-se por recorrer a formadores eventuais de acordo com as
vel pela formação de formadores de nadadores-salvadores e de necessidades e capacidades, no sentido de, com as necessárias
nadadores-salvadores, sendo-o também, pelo planeamento e adaptações, tirar o melhor partido da abordagem do Sistema de
execução das atividades de formação inicial, aperfeiçoamento e Formação Profissional da Marinha (SFPM).
atualização das tripulações de embarcações salva vidas, de for-
madores de nadadores-salvadores e de nadadores-salvadores, Para além disso, a EAM interage e relaciona-se em regime
realçando-se o Curso de Aperfeiçoamento em Condução de Mo- de reciprocidade com a Escola de Tecnologias Navais (ETNA),
tas de Água, Curso de Nadador-Salvador, Curso de Formador de Escola de Fuzileiros (EF), Escola de Mergulhadores (EM) e o
Nadador-Salvador, Curso de Condução de Embarcações até 9,5 Centro Integrado de Treino e Avaliação Naval (CITAN).
metros e o Curso de Suporte Básico de Vida.
Atendendo à diversidade temática exigida pelo exercício de
Em Maio de 2011, a EAM teve a necessidade, aprovei- funções no SAM, a EAM colabora com diversas entidades, no-
tando a plataforma Moodle da Marinha, de dar formação meadamente, Autoridade de Segurança Alimentar e Económi-
no formato de e-learning a todo o quadro da Polícia Marí- ca (ASAE), Polícia Judiciária (PJ), Autoridade Tributária (AT),
tima, de uma ferramenta desenvolvida na Holanda, desig- Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Guarda Nacional
nada de avoID.fraud, ferramenta esta destinada a adotar Republicana (GNR), Bandeira Azul, Sociedade Portuguesa de
métodos práticos de análise documental, baseado em três Autores (SPA), Comissão Nacional de Proteção das Crianças e
questões chaves: Jovens em Risco (CNPCJR), Direção-Geral de Recursos Natu-
rais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), e outros, com
1 − O documento é autêntico? resultados muito profícuos.
2 − O documento é válido?
3 − O documento pertence ao portador? É também de realçar o importante papel que a EAM, através da
Como consequência desta necessidade, atendendo à disper- formação ministrada pelos seus diferentes núcleos, tem vindo a
são geográfica dos elementos alvos desta formação, reconhe- ter nas relações de cooperação com os diversos países de língua
ceu-se a mais-valia da plataforma Moodle, adotando-a em to- oficial portuguesa e outros.
dos os cursos da EAM.
Assim, a partir dos finais de 2011, todos os cursos pas- A EAM, ciente da exigência colocada cada vez mais pela so-
saram a beneficiar da utilização desta plataforma a vários ciedade civil aos prestadores de serviço público, tem em curso o
níveis, tais como a formação em b-learning e e-learning, di- alargamento da formação em várias áreas, de modo a dar respos-
vulgação de expediente (cronogramas ou informações rele- ta a todas as necessidades e solicitações.
vantes), realização de testes de avaliação, disponibilização
Colaboração da eSCola da aUtoRIdade MaRítIMa
16 MARÇO 2015