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REVISTA DA ARMADA | 495

EVACUAÇÃO A 950 MILHAS

Não é para isto que nós vivemos, mas é para isto que nós trabalhamos.

O ALERTA                                    bro direito e que, apesar de se encontrar   de apoio em terra e a mais do dobro do al-
                                            consciente, havia sofrido uma perda de      cance de qualquer aeronave com capacida-
  No dia 24 de novembro de 2014, pelas      consciência que durou aproximadamente       de para efetuar a evacuação, o MRCC Del-
01h15 UTC (Coordinated Universal Time),     15 minutos.                                 gada iniciou os procedimentos básicos de
o veleiro Bravura, embarcação de pavi-                                                  assistência, encetando diligências por for-
lhão norte-americano com 16 metros de         O MRCC Delgada assumiu a coordena-        ma a recolher informação acerca dos mo-
comprimento e 4 de boca, navegava no        ção do caso SAR, tendo entrado em con-      vimentos da navegação mercante naque-
limite sul da Search and Rescue Region      tacto com o veleiro via telefone satélite   la área do Atlântico, de modo a averiguar
(SRR) de Santa Maria, a 950 milhas náuti-   no sentido de iniciar com a máxima brevi-   se existiriam condições para prestar auxí-
cas da ilha que deu nome a esta Região de   dade o processo vulgarmente conhecido       lio, com o intuito de a divergir e direcionar
Busca e Salvamento.                         no âmbito da busca e salvamento como        para a posição do SV Bravura, no sentido
                                            Avaliação Telemédica no Mar (Telemedi-      de colaborar na evacuação do skipper aci-
  A bordo seguem 3 tripulantes que, na-     cal Assistance at Sea – TMAS).              dentado. Estes esforços revelaram-se in-
quela área remota, requerem ajuda ur-                                                   frutíferos, considerando que o Bravura se
gente: O skipper, um francês de 56 anos       Para o efeito, a chamada foi de imediato  encontrava num local remoto, longe dos
de idade, havia sofrido uma queda e en-     transferida para o Centro de Orientação     corredores de navegação praticados pelos
contrava-se em aparente estado grave e a    de Doentes Urgentes no Mar (CODU-MAR)       navios mercantes.
requerer assistência médica imediata.       do Instituto Nacional de Emergência Mé-
                                            dica (INEM), entidade nacional com com-     O SALVAMENTO
  O alerta foi recebido no Centro de Coor-  petência para proceder à triagem, acon-
denação de Busca e Salvamento Marítimo      selhamento médico e acompanhamento            Face à ausência de navegação na área
de Ponta Delgada (MRCC Delgada) atra-       das emergências médicas no mar. Após        que pudesse prestar o apoio médico ne-
vés do seu homólogo em Falmouth, Rei-       finalizar o contacto, o CODU-MAR confir-    cessário, a solução passou pelo empenha-
no Unido, dando conta de que o skipper      mou o quadro de emergência e indicou        mento do NRP Baptista de Andrade, uni-
da embarcação apresentava um quadro         que se procedesse à evacuação médica        dade naval do dispositivo naval padrão
clínico de possível traumatismo crânioen-   (MEDEVAC) do paciente.                      atribuída à Zona Marítima dos Açores,
cefálico (TCE), com possível comprometi-
mento da coluna cervical, fratura do om-      Encontrando-se o veleiro Bravura a mais
                                            de 900 milhas náuticas de qualquer ponto

10 ABRIL 2015
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