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REVISTA DA ARMADA | 495

que se encontrava atracada no porto de        No dia 26, cerca das 14h00, a Baptista de    ambulância do Serviço Regional de Prote-
Ponta Delgada.                              Andrade avista o veleiro Bravura e por vol-    ção Civil e Bombeiros dos Açores.
                                            ta das 15h00, está concluída a transferên-
  No MRCC Delgada foi efetuado um           cia do paciente. Esta ação, executada em         Para a Baptista de Andrade a missão só se
briefing ao comandante do navio, pre-       condições meteorológicas limite com os         concluiu no dia 29, após o navio atracar, em
vendo-se uma navegação fortemente           meios orgânicos do navio, representou um       segurança, no porto de Ponta Delgada para
condicionada pelas condições de mar e       significativo desafio ao treino e destreza da  reabastecimento e descanso da guarnição.
vento verificadas, que apontavam para       guarnição da corveta, desafio este que foi
um trânsito de cerca de 65 horas até à      amplamente superado, tendo-se consegui-          Durante toda a ação SAR, foi ainda
posição do Bravura.                         do evacuar o skipper nas condições de se-      prestada a assistência e informação ao
                                            gurança que o seu estado clínico exigia.       proprietário do veleiro, mas principal-
  Com o skipper imobilizado no exte-                                                       mente à mulher do skipper, que voou
rior do veleiro, o Bravura navegava a um      Em complemento a esta ação e honran-         dos Estados Unidos da América, para o
rumo condicionado pelo estado do pa-        do as mais nobres tradições que regem          encontrar a salvo, já sob os cuidados dos
ciente e pelas condições meteorológicas     todos aqueles que andam no mar, a Bap-         serviços do HDES.
adversas que, apesar de não compro-         tista de Andrade forneceu aos tripulantes
meterem a segurança da embarcação,          do SV Bravura géneros alimentícios e com-      O RECONHECIMENTO
o impediam de rumar ao encontro de          bustível, facto que foi muito apreciado pe-
qualquer unidade de busca e salvamen-       los dois marinheiros que permaneceram a          A missão SAR em apoio ao tripulante do
to (SRU – Search and Rescue Unit), tanto    bordo do veleiro, e que se revelou determi-    SV Bravura decorreu ao longo de 5 dias,
naval como aérea.                           nante para o elevar do seu estado psicoló-     levou a Baptista de Andrade ao extremo
                                            gico, tendo sido referido que, mais do que     sul da SRR de Santa Maria, naquela que
  Iniciou-se assim a ação busca e salva-    os mantimentos atrás referidos, aquilo que     terá sido a ação SAR realizada a maior dis-
mento, com o NRP Baptista de Andrade        mais apreciaram foi o afeto e a dedicação      tância alguma vez levada a cabo em Por-
a largar às 05h21 (horas locais) e a rumar  que sentiram por parte daqueles que os         tugal, colocando em evidência a vastidão
a SW à máxima velocidade disponível, no     auxiliaram naquele momento de provação.        da área marítima de busca e salvamento
encalço do Bravura.                                                                        sob a responsabilidade do MRCC Delgada,
                                              A bordo da Baptista de Andrade, o pa-        a segunda maior do Atlântico Norte.
  No apoio, o CODU-MAR assegurou o          ciente foi assistido pela equipa médica
acompanhamento médico através de con-       do navio, cuja avaliação, em colaboração         De modo a concluir com sucesso esta
tactos telefónicos periódicos, aconselhan-  com o CODU-MAR, determinou a necessi-          complexa ação de salvamento, foi necessá-
do a terapêutica medicamentosa e os cui-    dade de concluir a evacuação, com a má-        rio contar com a colaboração de diversos
dados a observar à medida que o estado      xima urgência, para o Hospital Divino Es-      meios humanos e materiais das estruturas
do paciente evoluía.                        pírito Santo (HDES), unidade hospitalar da     principal e auxiliar do Serviço Nacional de
                                            Região Autónoma dos Açores (RAA) com           Busca e Salvamento Marítimo, que deram
  Também o Centro Coordenador de            especialidade de neurocirurgia.                o melhor de si para assegurar o salvamento
Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC                                                    de mais uma vida humana.
Lajes) foi alertado para este caso. Apesar    O MRCC Delgada articulou então, com
de o acidente ter ocorrido fora do raio de  o RCC Lajes, o empenhamento de um he-            Este esforço não passou despercebido a
alcance do helicóptero da Força Aérea       licóptero EH-101 proveniente da Base Aé-       todos aqueles que direta e indiretamente
EH-101 Merlin estacionado na Base Aé-       rea nº 4 das Lajes e de uma aeronave de        dele beneficiaram. E estes (skipper e seus
rea nº 4 das Lajes, o plano de ação previu  asa fixa C-130 da Base Aérea do Montijo,       familiares, restantes tripulantes e proprie-
a possibilidade de concluir a evacuação     de modo a proceder à evacuação do feri-        tários do SV Bravura), num sentimento de
por via aérea, caso assim fosse aconse-     do a partir do NRP Baptista de Andrade,        gratidão, quiseram expressar o seu agra-
lhado pelo CODU-MAR e assim que a           assim que o navio se encontrasse dentro        decimento em privado, através do envio
Baptista de Andrade estivesse dentro do     do raio de ação do helicóptero.                de correio eletrónico e de contactos te-
raio de ação do helicóptero.                                                               lefónicos, e publicamente, enviando um
                                              Durante o trânsito de regresso, as con-      documento oficial ao Gabinete do ALM
  Com todas as linhas de ação previstas,    dições meteorológicas foram-se agravan-        CEMA, através da Embaixada de Portugal
as horas que se seguiram até ao encon-      do progressivamente. A evacuação do            no Reino Unido.
tro da Baptista de Andrade com o Bra-       paciente foi concluída pelo EH-101 com
vura foram dedicadas, na sua maioria,       sucesso pelas 09h20 do dia 28, sob con-          Todas estas ações foram registadas e
a acompanhar a evolução do estado do        dições meteorológicas muito adversas, re-      transmitidas àqueles que colaboraram
paciente. Perante o quadro de TCE, a        gistando-se ondas de 7 metros e vento F5       nesta grande empresa e o sentimento par-
preocupação centrou-se no seu estado        do quadrante norte. O helicóptero dirigiu-     tilhado por todos era o de ter contribuído
de consciência e, seguindo as indicações    se para o heliporto do HDES, onde aterrou      para uma missão bem cumprida.
do CODU-MAR, foi imposto um regime          cerca das 14h00, tendo o paciente sido
de descanso não superior a 20 minutos,      transportado em estado estável, por uma                                   Colaboração do RCC LAGES
sempre sob vigilância de um dos restan-                                                                       e do NRP BAPTISTA DE ANDRADE
tes membros da tripulação.

                                                                                           ABRIL 2015 11
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