Page 11 - Revista da Armada
P. 11
REVISTA DA ARMADA | 495
que se encontrava atracada no porto de No dia 26, cerca das 14h00, a Baptista de ambulância do Serviço Regional de Prote-
Ponta Delgada. Andrade avista o veleiro Bravura e por vol- ção Civil e Bombeiros dos Açores.
ta das 15h00, está concluída a transferên-
No MRCC Delgada foi efetuado um cia do paciente. Esta ação, executada em Para a Baptista de Andrade a missão só se
briefing ao comandante do navio, pre- condições meteorológicas limite com os concluiu no dia 29, após o navio atracar, em
vendo-se uma navegação fortemente meios orgânicos do navio, representou um segurança, no porto de Ponta Delgada para
condicionada pelas condições de mar e significativo desafio ao treino e destreza da reabastecimento e descanso da guarnição.
vento verificadas, que apontavam para guarnição da corveta, desafio este que foi
um trânsito de cerca de 65 horas até à amplamente superado, tendo-se consegui- Durante toda a ação SAR, foi ainda
posição do Bravura. do evacuar o skipper nas condições de se- prestada a assistência e informação ao
gurança que o seu estado clínico exigia. proprietário do veleiro, mas principal-
Com o skipper imobilizado no exte- mente à mulher do skipper, que voou
rior do veleiro, o Bravura navegava a um Em complemento a esta ação e honran- dos Estados Unidos da América, para o
rumo condicionado pelo estado do pa- do as mais nobres tradições que regem encontrar a salvo, já sob os cuidados dos
ciente e pelas condições meteorológicas todos aqueles que andam no mar, a Bap- serviços do HDES.
adversas que, apesar de não compro- tista de Andrade forneceu aos tripulantes
meterem a segurança da embarcação, do SV Bravura géneros alimentícios e com- O RECONHECIMENTO
o impediam de rumar ao encontro de bustível, facto que foi muito apreciado pe-
qualquer unidade de busca e salvamen- los dois marinheiros que permaneceram a A missão SAR em apoio ao tripulante do
to (SRU – Search and Rescue Unit), tanto bordo do veleiro, e que se revelou determi- SV Bravura decorreu ao longo de 5 dias,
naval como aérea. nante para o elevar do seu estado psicoló- levou a Baptista de Andrade ao extremo
gico, tendo sido referido que, mais do que sul da SRR de Santa Maria, naquela que
Iniciou-se assim a ação busca e salva- os mantimentos atrás referidos, aquilo que terá sido a ação SAR realizada a maior dis-
mento, com o NRP Baptista de Andrade mais apreciaram foi o afeto e a dedicação tância alguma vez levada a cabo em Por-
a largar às 05h21 (horas locais) e a rumar que sentiram por parte daqueles que os tugal, colocando em evidência a vastidão
a SW à máxima velocidade disponível, no auxiliaram naquele momento de provação. da área marítima de busca e salvamento
encalço do Bravura. sob a responsabilidade do MRCC Delgada,
A bordo da Baptista de Andrade, o pa- a segunda maior do Atlântico Norte.
No apoio, o CODU-MAR assegurou o ciente foi assistido pela equipa médica
acompanhamento médico através de con- do navio, cuja avaliação, em colaboração De modo a concluir com sucesso esta
tactos telefónicos periódicos, aconselhan- com o CODU-MAR, determinou a necessi- complexa ação de salvamento, foi necessá-
do a terapêutica medicamentosa e os cui- dade de concluir a evacuação, com a má- rio contar com a colaboração de diversos
dados a observar à medida que o estado xima urgência, para o Hospital Divino Es- meios humanos e materiais das estruturas
do paciente evoluía. pírito Santo (HDES), unidade hospitalar da principal e auxiliar do Serviço Nacional de
Região Autónoma dos Açores (RAA) com Busca e Salvamento Marítimo, que deram
Também o Centro Coordenador de especialidade de neurocirurgia. o melhor de si para assegurar o salvamento
Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC de mais uma vida humana.
Lajes) foi alertado para este caso. Apesar O MRCC Delgada articulou então, com
de o acidente ter ocorrido fora do raio de o RCC Lajes, o empenhamento de um he- Este esforço não passou despercebido a
alcance do helicóptero da Força Aérea licóptero EH-101 proveniente da Base Aé- todos aqueles que direta e indiretamente
EH-101 Merlin estacionado na Base Aé- rea nº 4 das Lajes e de uma aeronave de dele beneficiaram. E estes (skipper e seus
rea nº 4 das Lajes, o plano de ação previu asa fixa C-130 da Base Aérea do Montijo, familiares, restantes tripulantes e proprie-
a possibilidade de concluir a evacuação de modo a proceder à evacuação do feri- tários do SV Bravura), num sentimento de
por via aérea, caso assim fosse aconse- do a partir do NRP Baptista de Andrade, gratidão, quiseram expressar o seu agra-
lhado pelo CODU-MAR e assim que a assim que o navio se encontrasse dentro decimento em privado, através do envio
Baptista de Andrade estivesse dentro do do raio de ação do helicóptero. de correio eletrónico e de contactos te-
raio de ação do helicóptero. lefónicos, e publicamente, enviando um
Durante o trânsito de regresso, as con- documento oficial ao Gabinete do ALM
Com todas as linhas de ação previstas, dições meteorológicas foram-se agravan- CEMA, através da Embaixada de Portugal
as horas que se seguiram até ao encon- do progressivamente. A evacuação do no Reino Unido.
tro da Baptista de Andrade com o Bra- paciente foi concluída pelo EH-101 com
vura foram dedicadas, na sua maioria, sucesso pelas 09h20 do dia 28, sob con- Todas estas ações foram registadas e
a acompanhar a evolução do estado do dições meteorológicas muito adversas, re- transmitidas àqueles que colaboraram
paciente. Perante o quadro de TCE, a gistando-se ondas de 7 metros e vento F5 nesta grande empresa e o sentimento par-
preocupação centrou-se no seu estado do quadrante norte. O helicóptero dirigiu- tilhado por todos era o de ter contribuído
de consciência e, seguindo as indicações se para o heliporto do HDES, onde aterrou para uma missão bem cumprida.
do CODU-MAR, foi imposto um regime cerca das 14h00, tendo o paciente sido
de descanso não superior a 20 minutos, transportado em estado estável, por uma Colaboração do RCC LAGES
sempre sob vigilância de um dos restan- e do NRP BAPTISTA DE ANDRADE
tes membros da tripulação.
ABRIL 2015 11