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REVISTA DA ARMADA | 528










          •  Reforçar a credibilidade da Marinha e da Autoridade MaríƟ ma junto
           das enƟ dades nacionais e internacionais.
           Tendo presentes estas linhas de orientação, pretendo manter e dar
          conƟ nuidade aos objeƟ vos estratégicos defi nidos nas DireƟ vas de Pla-
          neamento antes referidas. Nessa óƟ ca, permitam-me que me dete-
          nha um pouco nos objeƟ vos estratégicos da Marinha (a organização
          mãe, que sustenta, com recursos humanos e materiais, a Autoridade
          MaríƟ ma), aproveitando este iniciar de um novo ciclo para idenƟ fi car
          algumas prioridades e desafi os.
           Assim, na perspeƟ va genéƟ ca, preservaremos três ObjeƟ vos Estraté-
          gicos, orientados, respeƟ vamente, para os recursos humanos, mate-
          riais e fi nanceiros.
           O primeiro consiste em melhorar a capacidade de recrutamento e
          de retenção de recursos humanos, desenvolvendo metodologias de
          comunicação que respondam aos interesses e aos padrões de vida da
          juventude, de forma a potenciar o recrutamento de jovens talentosos,
          em quanƟ dade e com as qualidades adequadas para uma carreira na
          Marinha e na Autoridade MaríƟ ma. Com este propósito, quero lem-
          brar que está em curso um programa, liderado pelo Estado-Maior da
          Armada e envolvendo os setores da Marinha, que implementou linhas
          de ação concretas, que já surƟ ram efeitos no recrutamento em 2017,
          em que o preenchimento das vagas disponibilizadas aumentou de 45
          para 97%. Não obstante, pretendo prosseguir os esforços para melho-
          rar o recrutamento com o objeƟ vo de aproximar os efeƟ vos existentes
          dos efeƟ vos máximos autorizados.
           Por outro lado, no domínio da retenção, há que promover modelos
          de liderança aos vários níveis, de topo e intermédios, que permitam
          criar ambientes de trabalho esƟ mulantes, valorizando as pessoas,
          envolvendo-as nos processos e moƟ vando-as para os resultados, de
          modo a que possam concreƟ zar um projeto de vida numa carreira
          de sucesso. Pretendo, também, dar uma atenção especial ao ensino
          e à instrução, promovendo o reconhecimento externo da formação
          de excelência ministrada na Marinha. Ainda no âmbito das medidas
          potenciadoras da retenção, considero essencial encontrar soluções
          estruturais, ao nível dos quadros e dos mapas de pessoal, capazes de
          saƟ sfazer as necessidades da Marinha e da Autoridade MaríƟ ma, de
          forma a proporcionar previsibilidade à vida das pessoas e coerência
          ao fl uxo de carreiras, assim como criar condições que, na medida do
          possível, permitam arƟ cular a aƟ vidade profi ssional e a vida familiar.
           O segundo objeƟ vo, na área dos recursos materiais, consiste em
          potenciar a edifi cação e a sustentação da componente naval do Sis-
          tema de Forças, para colocar no disposiƟ vo os meios necessários
          para o cumprimento da missão da Marinha e da Autoridade MaríƟ -
          ma. Neste âmbito, a prioridade máxima consiste em dar conƟ nuida-
          de ao programa de construção dos seis navios de patrulha oceânica
          em falta no sistema de forças, tendo em consideração a necessida-
          de urgente de subsƟ tuir as corvetas que estão a aƟ ngir os 50 anos
          de serviço. Trata-se de um programa que reputo de fundamental e
          que consƟ tui uma excelente oportunidade para o tecido empresa-
          rial português, potenciando o desenvolvimento tecnológico, a cria-
          ção de emprego especializado e a internacionalização da indústria
          nacional, em especial no setor da construção naval. Ainda no quadro
          da capacidade de “Patrulha e Fiscalização”, considero prioritária a
          conclusão do programa de reaƟ vação dos cinco navios de patrulha
          costeira da classe Tejo.
           Neste âmbito da renovação da esquadra, considero, também, pre-
          mente prosseguir o processo de subsƟ tuição do reabastecedor de
          esquadra, cujos requisitos operacionais já foram defi nidos, sob pena


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