Page 17 - Revista da Armada
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REVISTA DA ARMADA | 533
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          SUMÁRIO
                         NRP SINES


           02      700 Anos da Marinha – Cerimónia de Encerramento                OS VALORES E MÉRITOS
                                                                                         DOS FUZILEIROS 04
           07
                   NRP Viana do Castelo. Frontex – Missão Lampedusa
          APRONTAMENTO FINAL
           09      Lusitano 17
           18      Cerimónia Militar
             construção  nos  estaleiros  WEST  SEA,  de  Viana  do  Castelo,
         A  pelo consórcio formado por esta empresa e pela EDISOFT,
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                   Direito do Mar e Direito Marítimo (13)
          do NRP Sines e do seu navio irmão, o futuro NRP Setúbal, tem
          sido  acompanhada  pela  Revista  da  Armada  ao  longo  das  suas
          diversas   Academia de Marinha
           24 etapas. Após a flutuação na doca de construção, notí-
          cia publicada em julho de 2017, o navio foi rebocado para o cais
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                   Notícias
          de aprestamento, junto das instalações da EAF-NPO, onde o pré-
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          -aprestamento já efetuado nos blocos isolados e nos conjuntos
                   Novas Histórias da Botica (66)
          montados na doca de construção passou à fase seguinte, a do          11     BALANÇO DAS
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          aprestamento propriamente dito.                                             ATIVIDADES 2017 – MARINHA
                   Estórias (37)
           O planeamento da construção, nas suas vertentes de execução
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          material e financeira, foi alvo de acompanhamento rigoroso ao
                   Vigia da História (97)
          longo de todo o projeto, permitindo o cumprimento dos prazos
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          contratualmente  estabelecidos.  Assim,  entre  maio  de  2017  e
                   Desporto
          maio de 2018, decorreu um ano de intensa atividade a bordo, em   O futuro NRP Sines em doca seca para pinturas gerais antes das
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          que foram instalados os fixes dos pequenos equipamentos, os   provas de mar.
                   Saúde para Todos (51)
          circuitos de encanamentos, os sistemas auxiliares, as máquinas
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          de convés, o material de hotelaria, os espaços habitacionais, os
                   Quarto de Folga
          sistemas elétricos, as redes de sinais eletrónicos, os equipamen-
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          tos da ponte, os forros e os isolamentos e os demais elementos
                   Notícias Pessoais / Convívios
          construtivos constantes do projeto. Na prática, a condução de
           CC
          provas foi um assunto permanente, correndo em paralelo com
                   Símbolos Heráldicos
          a construção, começando logo desde o início com as permanen-            ATIVIDADES 2017 – AMN 20
                                                                                           BALANÇO DAS
          tes inspeções visuais de acompanhamento da boa execução das
          montagens.
           Os trabalhos preparatórios para as provas de mar consistiram,
          por um lado, dos testes e provas a todos os sistemas que teriam
          necessariamente que se encontrar a funcionar de forma a que o
          navio pudesse operar como um todo, e, por outro lado, da afina-
          ção de toda a documentação, compilada nos verbetes de provas,   O NRP Sines à saída de Viana do Castelo para iniciar provas de mar.
          fundamental para garantir que seriam efetuadas todas as provas
          de mar contratualmente previstas, que os dados obtidos seriam   mação sobre os horários a praticar a bordo. Foram também dis-
          recolhidos e armazenados em segurança e que seriam convoca-  tribuídos cartões individuais de detalhe. Falamos da tripulação
          das todas as entidades empenhadas e com responsabilidades nos   contratada para operar o navio (9 pessoas), cozinheiros (3), téc-
          processos a montante. A própria organização da habitabilidade,   nicos de provas do CWSE (13), mecânicos do estaleiro (7), ele-
          hotelaria e segurança do pessoal a bordo teve de ser acautelada,   tricistas do estaleiro (6), técnicos de encanamentos do estaleiro
          e o planeamento das provas que ser discutido e afinado. O navio   (7), técnicos de empresas fornecedoras de equipamentos e sis-
          foi docado e alvo de pinturas gerais antes das provas de mar, con-  temas (16), técnicos da sociedade classificadora (2), elementos
          forme se encontrava previsto contratualmente.       da Equipa de Acompanhamento e Fiscalização da Marinha (10),
                                                                                 Capa
                                                                                 Pelotão de Fuzileiros desfilando com o uniforme
           As provas de mar do futuro NRP Sines foram iniciadas através   elementos da futura guarnição do navio (11) e representantes
          de testes e simulações de baixa potência, efetuadas com o navio   da seguradora (2).   da Brigada Real da Marinha.
                                                                                 Foto SMOR L Almeida de Carvalho
          ainda atracado. Paralelamente, decorriam todas as operações   As provas, propriamente ditas, decorreram em regime contí-
          logísticas  necessárias  para  abastecer  o  navio  de  combustível,   nuo seguindo uma checklist instituída para este tipo de meios,
               Revista da
          víveres e demais consumíveis, e de integrar nos aspetos essen-  surgindo algumas inconformidades que seriam corrigidas. Algu-
          ARMADA                                              mas das questões em aberto decorreram de trabalhos incom-
          ciais de segurança e de procedimentos as 86 pessoas que iriam
          embarcar (quase o dobro da guarnição normal de 44 elemen-  pletos e outras verificaram-se em funcionamento, em circuns-
                               Diretor
           Publicação Oficial da Marinha
          tos), implicando no conhecimento básico do navio e das regras  Desenho Gráfico   E-mail da Revista da Armada
                                                              tâncias impossíveis de prever antes das provas. Ficou assim um
                               CALM EMQ João Leonardo Valente dos Santos
           Periodicidade mensal
                                                           ASS TEC DES Aida Cristina M.P. Faria
                                                                                       revista.armada@marinha.pt
          de segurança a respeitar, quer em navegação normal quer em   enorme volume de trabalho a desenvolver, em paralelo com as
                                                                                       ra.sec@marinha.pt
           Nº 525 / Ano XLVII
                               Chefe de Redação
                                                              atividades de treino próprio do navio, mantendo-se até ao final
          caso de emergência. Foram distribuídos coletes de salvação indi- Administração, Redação e Publicidade   Paginação eletrónica e produção
           Janeiro 2017
                               CMG Joaquim Manuel de S. Vaz Ferreira
                                                           Revista da Armada – Edifício das Instalações
          viduais, identificados os postos e a sinalização de abandono e foi  Centrais da Marinha – Rua do Arsenal    Página Ímpar, Lda.
                                                              um intenso ritmo de trabalho na construção. Regista-se que não
                               Redatora
                                                              se  verificaram  dificuldades  passíveis  de  condicionar  o  normal
          feito um briefing de segurança versando os procedimentos em  1149-001 Lisboa – Portugal    Estrada de Benfica, 317 - 1 Fte
                               1TEN TSN -COM Ana Alexandra G. de Brito
           Revista anotada na ERC
                                                           Telef: 21 159 32 54
                                                                                       1500-074 Lisboa
          caso de acidente, homem ao mar, incidente a bordo (incêndio   desenrolar do programa, nomeadamente no que respeita a pra-
                               Secretário de Redação
           Depósito Legal nº 55737/92
                               SMOR L Mário Jorge Almeida de Carvalho
           ISSN 0870-9343
          ou alagamento), bem como a atribuição de alojamentos e infor-  zos e custos.   Tiragem média mensal: 4000 exemplares
                                                                                                              3
                                                                                                   JANEIRO 2018
                                                                                          SETEMBRO/OUTUBRO 2018  17
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