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REVISTA DA ARMADA | 533
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SUMÁRIO
NRP SINES
02 700 Anos da Marinha – Cerimónia de Encerramento OS VALORES E MÉRITOS
DOS FUZILEIROS 04
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NRP Viana do Castelo. Frontex – Missão Lampedusa
APRONTAMENTO FINAL
09 Lusitano 17
18 Cerimónia Militar
construção nos estaleiros WEST SEA, de Viana do Castelo,
A pelo consórcio formado por esta empresa e pela EDISOFT,
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Direito do Mar e Direito Marítimo (13)
do NRP Sines e do seu navio irmão, o futuro NRP Setúbal, tem
sido acompanhada pela Revista da Armada ao longo das suas
diversas Academia de Marinha
24 etapas. Após a flutuação na doca de construção, notí-
cia publicada em julho de 2017, o navio foi rebocado para o cais
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Notícias
de aprestamento, junto das instalações da EAF-NPO, onde o pré-
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-aprestamento já efetuado nos blocos isolados e nos conjuntos
Novas Histórias da Botica (66)
montados na doca de construção passou à fase seguinte, a do 11 BALANÇO DAS
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aprestamento propriamente dito. ATIVIDADES 2017 – MARINHA
Estórias (37)
O planeamento da construção, nas suas vertentes de execução
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material e financeira, foi alvo de acompanhamento rigoroso ao
Vigia da História (97)
longo de todo o projeto, permitindo o cumprimento dos prazos
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contratualmente estabelecidos. Assim, entre maio de 2017 e
Desporto
maio de 2018, decorreu um ano de intensa atividade a bordo, em O futuro NRP Sines em doca seca para pinturas gerais antes das
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que foram instalados os fixes dos pequenos equipamentos, os provas de mar.
Saúde para Todos (51)
circuitos de encanamentos, os sistemas auxiliares, as máquinas
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de convés, o material de hotelaria, os espaços habitacionais, os
Quarto de Folga
sistemas elétricos, as redes de sinais eletrónicos, os equipamen-
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tos da ponte, os forros e os isolamentos e os demais elementos
Notícias Pessoais / Convívios
construtivos constantes do projeto. Na prática, a condução de
CC
provas foi um assunto permanente, correndo em paralelo com
Símbolos Heráldicos
a construção, começando logo desde o início com as permanen- ATIVIDADES 2017 – AMN 20
BALANÇO DAS
tes inspeções visuais de acompanhamento da boa execução das
montagens.
Os trabalhos preparatórios para as provas de mar consistiram,
por um lado, dos testes e provas a todos os sistemas que teriam
necessariamente que se encontrar a funcionar de forma a que o
navio pudesse operar como um todo, e, por outro lado, da afina-
ção de toda a documentação, compilada nos verbetes de provas, O NRP Sines à saída de Viana do Castelo para iniciar provas de mar.
fundamental para garantir que seriam efetuadas todas as provas
de mar contratualmente previstas, que os dados obtidos seriam mação sobre os horários a praticar a bordo. Foram também dis-
recolhidos e armazenados em segurança e que seriam convoca- tribuídos cartões individuais de detalhe. Falamos da tripulação
das todas as entidades empenhadas e com responsabilidades nos contratada para operar o navio (9 pessoas), cozinheiros (3), téc-
processos a montante. A própria organização da habitabilidade, nicos de provas do CWSE (13), mecânicos do estaleiro (7), ele-
hotelaria e segurança do pessoal a bordo teve de ser acautelada, tricistas do estaleiro (6), técnicos de encanamentos do estaleiro
e o planeamento das provas que ser discutido e afinado. O navio (7), técnicos de empresas fornecedoras de equipamentos e sis-
foi docado e alvo de pinturas gerais antes das provas de mar, con- temas (16), técnicos da sociedade classificadora (2), elementos
forme se encontrava previsto contratualmente. da Equipa de Acompanhamento e Fiscalização da Marinha (10),
Capa
Pelotão de Fuzileiros desfilando com o uniforme
As provas de mar do futuro NRP Sines foram iniciadas através elementos da futura guarnição do navio (11) e representantes
de testes e simulações de baixa potência, efetuadas com o navio da seguradora (2). da Brigada Real da Marinha.
Foto SMOR L Almeida de Carvalho
ainda atracado. Paralelamente, decorriam todas as operações As provas, propriamente ditas, decorreram em regime contí-
logísticas necessárias para abastecer o navio de combustível, nuo seguindo uma checklist instituída para este tipo de meios,
Revista da
víveres e demais consumíveis, e de integrar nos aspetos essen- surgindo algumas inconformidades que seriam corrigidas. Algu-
ARMADA mas das questões em aberto decorreram de trabalhos incom-
ciais de segurança e de procedimentos as 86 pessoas que iriam
embarcar (quase o dobro da guarnição normal de 44 elemen- pletos e outras verificaram-se em funcionamento, em circuns-
Diretor
Publicação Oficial da Marinha
tos), implicando no conhecimento básico do navio e das regras Desenho Gráfico E-mail da Revista da Armada
tâncias impossíveis de prever antes das provas. Ficou assim um
CALM EMQ João Leonardo Valente dos Santos
Periodicidade mensal
ASS TEC DES Aida Cristina M.P. Faria
revista.armada@marinha.pt
de segurança a respeitar, quer em navegação normal quer em enorme volume de trabalho a desenvolver, em paralelo com as
ra.sec@marinha.pt
Nº 525 / Ano XLVII
Chefe de Redação
atividades de treino próprio do navio, mantendo-se até ao final
caso de emergência. Foram distribuídos coletes de salvação indi- Administração, Redação e Publicidade Paginação eletrónica e produção
Janeiro 2017
CMG Joaquim Manuel de S. Vaz Ferreira
Revista da Armada – Edifício das Instalações
viduais, identificados os postos e a sinalização de abandono e foi Centrais da Marinha – Rua do Arsenal Página Ímpar, Lda.
um intenso ritmo de trabalho na construção. Regista-se que não
Redatora
se verificaram dificuldades passíveis de condicionar o normal
feito um briefing de segurança versando os procedimentos em 1149-001 Lisboa – Portugal Estrada de Benfica, 317 - 1 Fte
1TEN TSN -COM Ana Alexandra G. de Brito
Revista anotada na ERC
Telef: 21 159 32 54
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caso de acidente, homem ao mar, incidente a bordo (incêndio desenrolar do programa, nomeadamente no que respeita a pra-
Secretário de Redação
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SMOR L Mário Jorge Almeida de Carvalho
ISSN 0870-9343
ou alagamento), bem como a atribuição de alojamentos e infor- zos e custos. Tiragem média mensal: 4000 exemplares
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JANEIRO 2018
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