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 SUMÁRIO



 02  700 Anos da Marinha – Cerimónia de Encerramento  OS VALORES E MÉRITOS
 DOS FUZILEIROS 04
 07   NRP Viana do Castelo. Frontex – Missão Lampedusa

 09   Lusitano 17

 18  Cerimónia Militar

 22  Direito do Mar e Direito Marítimo (13)

 24  Academia de Marinha     “No man should ever die because of a lesson we should have learned and we didn´t.”

 25  Notícias                                                                  General James Mattis 1
 28  Novas Histórias da Botica (66)  11  BALANÇO DAS    INTRODUÇÃO  tes (learning organisations). Tanto indivíduos como organizações,
                                                              não se podem dar ao luxo de repetir os mesmos erros ou ignorar
 29  Estórias (37)  ATIVIDADES 2017 – MARINHA dedo nem fazer a demonstração de maus resultados mas antes,   a possibilidade de repetir êxitos alcançados. Os recursos que se
           Uma cultura de Lições Aprendidas  não serve para apontar o
                                                              podem perder com os erros é um inaceitável desperdício e os divi-
 30  Vigia da História (97)  evitar que se cometam os mesmos erros ou capitalizar nos suces-  dendos, de sucessos passados, é um imperativo organizacional.
          sos alcançados tentando replicar os seus efeitos positivos.
                                                               Embora  o  conceito  de  lições  aprendidas  tenha  evoluído,  de
 31  Desporto  ver uma cultura de aprendizagem que permita o melhoramento   forma mais ou menos formal, assegurando a sua presença nas
           A missão de uma Capacidade de Lições Aprendidas é desenvol-
                                                              mais diversas organizações, o certo é que essa capacidade ainda
 32  Saúde para Todos (51)  contínuo  de  uma  determinada  organização.  O  cumprimento   padece  de  fragilidades  que  não  são  de  somenos  importância,
          desta  missão  (fim),  executando  as  diversas  tarefas,  deve  ser
                                                              particularmente, em conjunturas de fortes restrições orçamen-
 33  Quarto de Folga  garantida  por  pessoal  treinado  com  as  necessárias  ferramen-  tais que obrigam a uma utilização mais judiciosa dos escassos
          tas (meios) e que aplicam o processo (método) para a contínua
                                                              recursos disponibilizados.
 34  Notícias Pessoais / Convívios  transformação e adaptação da organização aos ambientes inter-  capitalizando  no  sucesso  alcançado,  potenciando  as  sinergias
                                                               Assim, a mais eficiente condução do trabalho, evitando o erro,
          nos e externos, evitando as ameaças e potenciando as oportu-
 CC  Símbolos Heráldicos  nidades. Para alcançar este desiderato, a organização deve con-  presentes, permitindo economias de escala e, em última análise,
 ATIVIDADES 2017 – AMN 20                                     devem ser prioridades permanentes de qualquer organização.
                                                              evitando acidentes, incidentes ou danos no pessoal ou material,
          tinuamente valorizar os elementos funcionais da capacidade de
 BALANÇO DAS
          lições aprendidas nos âmbitos da doutrina, da organização, do
          treino, do material, da liderança, do pessoal, da infraestrutura e   Tendencialmente, as capacidades de lições aprendidas surgem
          da necessária interoperabilidade entre os diversos intervenien-  por força da necessidade pontual para tratar questões circuns-
          tes envolvidos no processo.                         critas à realidade de cada organização, particularmente ao nível
                                                              mais baixo da organização militar, o tático, onde a necessidade
                                                              de aprender é mais premente e visível. As próprias doutrinas, a
                                                              estes níveis, refletem as necessidades de cada área específica de
                                                              interesse,  não  havendo,  em  regra,  um  instrumento  integrador
                                                              para evitar o fenómeno do stovepiping, em que cada chaminé
                                                              está dissociada da outra e a partilha de experiência é fraca ou
                                                              mesmo inexistente.
                                                               A proliferação de bases de dados, um pouco avulso e normal-
                                                              mente de cariz operacional, mesmo com objetivos estabelecidos,
                                                              instruções temporárias e outras de natureza técnica já promul-
                                                              gadas,  denotam  claros  sinais  de  que  as  lições  aprendidas  são
                                                              matérias operacionais, relacionadas com exercícios e operações,
 Capa      Os Comandantes, Diretores ou Chefes devem, pois, ser respon-  confinadas aos ambientes operacionais. No confinamento des-
 Pelotão de Fuzileiros desfilando com o uniforme   sáveis por edificar esta capacidade nas suas organizações indivi-  sas realidades, a capacidade de lições aprendidas, antes dese-
 da Brigada Real da Marinha.                                  jável em todos os setores da organização, transversal a todas as
 Foto SMOR L Almeida de Carvalho  duais, adaptar as circunstâncias às suas realidades, designar pelo   suas áreas funcionais e envolvendo todos os seus militares, civis
          menos um responsável por estas matérias e promulgar, conforme   e militarizados, que coletivamente comungam do mesmo desejo
          ditado  pelas  circunstâncias,  instruções  permanentes,  temporá-  para aprenderem a ser melhores e evitarem o pior, acabam por
 Revista da
 ARMADA    rias ou outro tipo de documentação reguladora da atividade em   ficar  reféns  das  realidades  que  apenas  serve  alguns  mas  não
          apreço. Do grumete ao almirante, do soldado ao general, todos
          devem contribuir para e comungar do processo de aprendizagem   serve seguramente o interesse geral.
 Publicação Oficial da Marinha   Diretor   Desenho Gráfico   E-mail da Revista da Armada  da organização, transformando meras observações em informa-  A  aparente  inexistência  de  pessoal  detentor  das  perícias  e
 Periodicidade mensal   CALM EMQ João Leonardo Valente dos Santos   ASS TEC DES Aida Cristina M.P. Faria  revista.armada@marinha.pt    treino  necessários  para  gerirem  esta  capacidade  orgânica  nas
 Nº 525 / Ano XLVII   Chefe de Redação   ra.sec@marinha.pt   ção útil e esta em conhecimento de que resultará sabedoria. As   suas estruturas é potencialmente um sinal de alguma fragilidade.
 Janeiro 2017    Administração, Redação e Publicidade   lições aprendidas nas organizações não têm “dono” e pertencem a
 CMG Joaquim Manuel de S. Vaz Ferreira   Revista da Armada – Edifício das Instalações   Paginação eletrónica e produção   Na verdade, muitas bases de dados, com as palavras lições apren-
 Redatora   Centrais da Marinha – Rua do Arsenal    Página Ímpar, Lda.  todos, porque a todos dizem respeito e interessam.  didas, facilmente associadas ao conceito, podem eventualmente
 1149-001 Lisboa – Portugal
 Revista anotada na ERC   1TEN TSN -COM Ana Alexandra G. de Brito   Telef: 21 159 32 54    Estrada de Benfica, 317 - 1 Fte   A valorização e o reconhecimento da importância do processo de   estar sujeitas a um pequeno reparo. Porventura, não são sequer
 1500-074 Lisboa
 Depósito Legal nº 55737/92   Secretário de Redação   aprendizagem é, pois, uma inegável realidade, principalmente nas   bases de dados de lições aprendidas, mas antes repositórios de
 ISSN 0870-9343    SMOR L Mário Jorge Almeida de Carvalho    Tiragem média mensal: 4000 exemplares   estruturas militares, interpretadas como organizações aprenden-  observações e, potencialmente, de algumas lições identificadas,

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