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REVISTA DA ARMADA | 561

               O SMC-GE uƟ liza métricas que per-
              mitem eliminar a subjeƟ vidade  da
              análise de desempenho no âmbito dos
              objeƟ vos estratégicos, estabelecendo
              critérios para aferição do grau de con-
              creƟ zação desses objeƟ vos,  através
              de indicadores de desempenho e de
              metas associadas. O SMC-GE possibi-
              lita, assim, um controlo regular sobre
              aƟ vidades e processos críƟ cos,  que
              se desƟ na a apoiar a tomada de deci-
              são, nomeadamente na defi nição  das
              ações correƟ vas que, quando neces-
              sário, devem conduzir à introdução de
              alterações ou de melhorias nos planos
              futuros e, eventualmente, na própria
              estratégia formulada. Além disso, entre
              outras funcionalidades, o SMC-GE per-
              mite a exportação da informação para
              os Planos de AƟ vidades anuais.
               Cabe aqui referir que foi recente-
              mente submeƟ da uma candidatura conjunta a fundos europeus,   Marinha nessas duas áreas, exigindo, também, um aumento da
              por parte da Marinha, da Secretaria-Geral da Presidência do Con-  capacidade de inovação. Dessa forma, foram criados, em 2020,
              selho de Ministros e do Gabinete Nacional de Segurança, com o   três novos Programas Intersetoriais para a Transição Digital, para
              objeƟ vo de modernizar o SMC-GE, dotando-o de maior capaci-  a Sustentabilidade Ambiental e para a Inovação.
              dade de uƟ lização por enƟ dades externas e de outras funciona-
              lidades, incluindo a possibilidade de exportação de informação   RECONHECIMENTO EXTERNO
              para os Relatórios de AƟ vidades. Esta candidatura já foi aprovada
              no âmbito do Sistema de Apoio à Modernização AdministraƟ va   A conceção e a implementação deste processo estratégico
              (SAMA) – 2020, que se enquadra no programa europeu COM-  mostraram que a Marinha está na vanguarda da administração
              PETE 2020.                                          pública nacional. EfeƟ vamente, esta tem sido uma área de exce-
                                                                  lência da Marinha, como frisou repeƟ das vezes o Eng. António
              PROCESSO ESTRATÉGICO 4.0:                           Costa Silva, encarregue pelo governo português de elaborar a
              COORDENAÇÃO (2017ATUALIDADE)                       “Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de
                                                                  Portugal 2020-2030”, na sequência da grave crise provocada
               Por úlƟ mo, em 2017, a Marinha evoluiu para um novo nível de   pela pandemia da covid-19. Com efeito, ao longo deste percurso,
              maturidade do seu processo estratégico. EfeƟ vamente, nas pri-  encetado em 2005, várias têm sido as manifestações de reco-
              meiras etapas de implementação Ɵ nham-se aprofundado as três   nhecimento externo do pioneirismo e da excelência da Marinha
              fases tradicionais de qualquer processo estratégico (formulação,   nesta área.
              operacionalização e controlo), pelo que esta quarta etapa incidiu   Assim, em 2015, a Marinha foi internacionalmente reconhecida,
              na coordenação intersetorial, evitando alguma tendência para a   com a atribuição do prémio Balanced Scorecard Hall of Fame for
              criação de silos organizacionais. O principal marco desta etapa   ExecuƟ ng Strategy. Essa disƟ nção foi concedida pelos criadores
              foi o estabelecimento dos primeiros Programas Intersetoriais,   da metodologia BSC, Kaplan e Norton, da Universidade de Har-
              que agregam aƟ vidades a desenvolver por mais do que um setor,   vard (EUA), tendo a Marinha sido a primeira enƟ dade nacional
              requerendo uma ação transversal e concertada, sob coordenação   a receber este prémio, que reconheceu o esforço efetuado na
              do Estado-Maior da Armada. Além disso, para melhorar o alinha-  adaptação do BSC à realidade da sua organização.
              mento organizacional e a monitorização da execução da estraté-  O reconhecimento externo tem, também, sido manifestado
              gia recorreu-se a uma adaptação da matriz de Hoshin Kanri, que   por outras enƟ dades que procuram a Marinha para colaborar
              é um método essencial da gestão Lean uƟ lizado para garanƟ r o   na edifi cação dos seus planos estratégicos e, em alguns casos,
              desdobramento da estratégia de topo por toda a organização.  para disponibilização do SMC-GE como ferramenta de monito-
               Assim, em 2017, a Marinha estabeleceu Programas Interse-  rização e controlo – aqui se incluindo, entre outros, o Estado-
              toriais para o Recrutamento e Retenção, para a Renovação da   -Maior-General das Forças Armadas, a EnƟ dade de Serviços Par-
              Esquadra e para a Abertura da Marinha à Sociedade. Três anos   Ɵ lhados da Administração Pública, o InsƟ tuto de Apoio Social das
              volvidos, em 2020, procedeu-se a uma reavaliação da sua uƟ li-  Forças Armadas e a Secretaria-Geral da Presidência do Conselho
              dade e necessidade, tendo-se decidido manter os dois primeiros,   de Ministros. No caso parƟ cular desta úlƟ ma enƟ dade, a cola-
              devido à conƟ nuidade e à perenidade dos respeƟ vos desafi os, e   boração prestada tem-se materializado também na capacitação
              encerrar o terceiro, uma vez que as iniciaƟ vas aƟ nentes já decor-  de equipas de consultoria interna, que, em conjunto com ele-
              riam de forma consistente na organização, não jusƟ fi cando uma   mentos de diversas áreas governaƟ vas, têm vindo a desenvolver
              coordenação intersetorial específi ca e dedicada. Adicionalmente,   os seus planos estratégicos, baseados no modelo praƟ cado pela
              fruto das alterações do ambiente estratégico, decorrentes do sur-  Marinha.
              gimento da pandemia da covid-19 (que veio trazer para primeiro
              plano a necessidade de acelerar a transição digital e de repen-                           Sardinha Monteiro
                                                                                                                 CMG
              sar a relação do Homem com a natureza, incluindo nos aspetos                             Andrade Gonçalves
              ambientais), anteciparam-se novos desafi os estratégicos para a                                 CFR EN-AEL


                                                                                                         ABRIL 2021  5
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