Page 10 - Revista da Armada
P. 10

REVISTA DA ARMADA | 561

               Aproveitando a ida do navio a Cabo Verde, foram transportados   Ao longo da navegação no Arquipélago
              até ao arquipélago inúmeros caixotes com material de apoio a   de Cabo Verde, foi efetuado o lança-
              insƟ tuições, público ou privadas, de Portugal e de Cabo Verde.  mento e monitorização de  fl utuadores
                                                                  derivantes WAVY, no âmbito do projeto
              PROJETOS CIENTÍFICOS                                MELOA. O InsƟ tuto  Hidrográfi co (IH) é
                                                                  parceiro no projeto MELOA – fi nanciado
               O NRP Almirante Gago CouƟ nho é um navio hidro-oceanográ-  pelo programa da União Europeia Hori-
              fi co, dispondo de signifi caƟ va polivalência em sistemas cienơ fi -  zonte 2020, que teve início em dezem-
              cos, destacando-se os sistemas sondadores mulƟ feixe de grande   bro de 2017 e irá decorrer até fevereiro
              resolução e o perfi lador acúsƟ co de corrente. Como meios orgâ-  de 2021, visando desenvolver produtos
              nicos, dispõe de uma lancha hidrográfi ca, também ela capacitada   inovadores como é o caso dos fl  utuado-
              com um sistema sondador mulƟ feixe de grande resolução, e de   res derivantes WAVY. Através destes fl u-
              um bote com sistema de feixe simples; estes meios projetáveis   tuadores, pretende-se garanƟ r o estabe-
              possibilitam a capacidade de sondagem até praƟ camente  ao   lecimento de sistemas versáteis, de fácil
              areal.                                              lançamento, baixo nível de manutenção
               Após largar da Base Naval de Lisboa (BNL) a 31 de dezembro e   e baixo custo, para observação  in situ
              durante a navegação até ao Arquipélago de Cabo Verde, foram:   (no local) nos ambientes marinhos, per-  Entrega de material militar desƟ nado a   in
              efetuados LH de oportunidade pelo navio; lançadas boias deri-  miƟ ndo ocupar lacunas nas observações
              vantes no âmbito da cooperação com o GDP da NOAA; e reali-  marinhas e incrementar a disponibilidade de dados deste Ɵ po nas
              zadas colheitas de amostras de água superfi cial para análise de   áreas costeiras e oceânicas.
              microplásƟ cos.
               O programa GDP pertence ao Sistema Global de Observação do   LEVANTAMENTOS HIDROGRÁFICOS
              Oceano (Global Ocean Observing System – GOOS), que contem-
              pla já 1250 boias derivantes. Os dados das boias são adquiridos   O navio aproveitou a oportunidade de passagem nas águas do
              por satélite, processados e inseridos no Sistema de Telecomu-  Arquipélago da Madeira, para a realização de LH em áreas de inte-
              nicações Global (Global TelecomunicaƟ ons System – GTS), para   resse da ilha de Porto Santo. A navegação e os trabalhos hidrográ-
              distribuição e uso mundial. Os dados são usados para a monito-  fi cos efetuados permiƟ ram cumprir o isolamento profi láƟ co para
              rização e modelação dos oceanos e do clima, desenvolvimento   toda a guarnição, antes de se iniciar o trânsito para Cabo Verde.
              cienơ fi co e navegação.                               Aquando da entrada em águas arquipelágicas cabo-verdianas,
               Como referido anteriormente, deu-se conƟ nuação ao projeto   o navio conƟ nuou a sondagem de oportunidade durante o trân-
              UNTIeD, que pretende estudar o impacto do maremoto que,   sito; nos dias 10 a 12 de janeiro incidiu os trabalhos de sondagem
              originado pelo grande colapso do fl anco leste da ilha do Fogo,   em áreas previamente defi nidas como prioritárias pelo IH, desig-
              aƟ ngiu a ilha de SanƟ ago há cerca de 70 mil anos atrás. Com base   nadamente nos montes submarinos existentes a nordeste da Ilha
              nos depósitos (volumes) descobertos no fundo marinho, entre as   de SanƟ ago.
              ilhas do Fogo e de SanƟ ago, bem como nos depósitos deixados   O navio chegou a Porto Grande, na ilha de S. Vicente, a 13 de
              pela onda do maremoto em zonas costeiras de SanƟ ago, preten-  janeiro; este porto havia sido praƟ cado anteriormente em outu-
              de-se modelar numericamente a geração e propagação de um   bro de 2016, também numa missão da IniciaƟ va Mar Aberto.
              possível maremoto e inundação da ilha de SanƟ ago. Para essa   Durante a permanência do navio em S. Vicente, a equipa da Bri-
              modelação havia pois que efetuar o levantamento baƟ métrico   gada Hidrográfi ca (BH) efetuou o LH portuário com recurso ao sis-
              do fundo marinho entre as ilhas, especialmente das zonas menos   tema sondador mulƟ feixe (SMF). Em relação à Carta NáuƟ ca da
              profundas, e caraterizar bem as evidências (volumes) encontra-  zona (Porto Grande – Mindelo), ainda em vigor, foram: aumentada
              das. Este foi, sem dúvida, um trabalho importante realizado pelo   em 20% a área sondada na zona referida; efetuado o adensamento
              navio hidrográfi co português.                       de sondagem junto ao cais; sondados dois wrecks não idenƟ fi ca-
                                                                                      dos na Carta; e constatado o desman-
                                                                                      telamento de destroços anteriormente
                                                                                      idenƟ fi cados.
                                                                                       Após a largada de Porto Grande, foram
                                                                                      fi nalizados os LH a sul de S. Vicente,
                                                                                      numa área com cerca de 41 milhas náu-
                                                                                      Ɵ cas de extensão até ao Ilhéu Raso; a 21
                                                                                      de janeiro rumou-se à ilha de SanƟ ago,
                                                                                      para dar conƟ nuidade à sondagem.
                                                                                       Nessas três semanas de navegação,
                                                                                      a guarnição contou com mais um ele-
                                                                                      mento a bordo, um Ofi cial Hidrógrafo
                                                                                      da GCCV, o que permiƟ u dar formação
                                                                                      e treino na área de Hidrografi a. O ofi -
                                                                                      cial cabo-verdiano acompanhou e inte-
                                                                                      grou todas as tarefas realizadas pela
                                                                                      equipa de hidrografi a do navio; teve
                                                                                      assim oportunidade de operar os equi-
                                                                                      pamentos para a aquisição e processa-
               Modelo BaƟ métrico em 3D da área sondada em redor da ilha de SanƟ ago e do Monte Submarino a nordeste   mento de dados mulƟ feixe do navio, de
               da ilha (vista de sul)
                                                                                      parƟ cipar no levantamento portuário


              10   ABRIL 2021
   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15