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REVISTA DA ARMADA | 563
ACADEMIA DE MARINHA
SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA
A comemoração do Dia da Marinha tem um lugar especial no calendário festivo para todos aqueles que envergam ou envergaram o botão
de âncora, revestindo-se de grande significado e simbolismo. A data de 20 de maio, marcando a chegada da Armada comandada por
Vasco da Gama às costas do Malabar, na Índia, além de ser um momento seminal na história dos descobrimentos e da expansão marítima
de Portugal, simboliza também o cumprimento da missão e o atingir do objetivo, ideais caros a todos quantos servem Portugal no mar.
É assim uma data que a Academia de Marinha não deixa de comemorar todos os anos. Contando com a presença do CEMA, ALM Men-
des Calado, a sessão solene de 25 de maio teve como pontos altos a entrega dos prémios “Pintor de Marinha” e a palestra “Sistemas
de Apoio à Decisão. Enquadramento e relevância”.
PRÉMIO “PINTOR DE MARINHA” em simbiose com a paixão pelas embarcações, ligadas às peque-
nas ou grandes atividades à comunidade.
título de «Pintor de Marinha» foi criado pelo despacho do Al- Nestas imagens-obras é possível pressentir alguma nostalgia e
O mirante CEMA n.º 39/05, de 22 de junho, e é por si conferido, simultaneamente o enorme prazer e frescura de não deixar es-
sob proposta da Academia de Marinha, ao artista que tenha con- quecer. Poeticamente, as paisagens-cabos que entram pelo mar
sagrado uma parte substancial da sua atividade à representação adentro apontam para as terras longínquas de África, como um
plástica ou gráfica de assuntos marítimos de Portugal. “paraíso perdido”.
O título havia sido atribuído, até à data, por duas vezes: uma No caso de Fernando Lemos Gomes, cuja formação académica
em 2005 e a título póstumo, ao Comandante Raúl de Sousa Ma- passou pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, o júri iden-
chado; e a outra, em 2019, ao artista plástico-pintor António Luís tificou um «olhar documentalista», fundado num perfecionismo
Correia Pinto Barbosa. científico, que se serve de «diagramas pictóricos», para nos contar
Considerando a obra de António Delfim e Fernando Lemos Go- as «histórias com nomes», materializadas nos corpos dos navios.
mes indissociável da profunda relação imagética com o mar e Utiliza e domina a técnica da aguarela, desenvolvendo largas man-
com a Marinha, que caracteriza a identidade portuguesa, a Aca- chas com o intuito de revelar uma luminosidade quase metafísica,
demia de Marinha propôs estes dois pintores para serem agracia- em contraste com os navios de guerra e com as suas guarnições.
dos com este título. A «setorização compositiva» dá destaque às séries de navios,
Estes pintores, identificados e vocacionados para a representa- centrando toda a atenção sobre a «coisificação» desse elemento
ção quase hiper-realista, que se encontra para além da própria securizante. Desta maneira, anula qualquer referência espacial,
determinando o navio como o mediador entre o mar e o céu.
realidade, propõem temáticas associadas ao mar, aos navios, à
Pontualmente, aborda os estaleiros como lugares de purificação
paisagem, e aos motivos marítimos, merecendo assim a distinção pelo fogo, onde nasceram as naves com velas brancas.
que lhes foi atribuída.
Em António Delfim, o júri reconheceu a mestria da técnica a
óleo com espátula, que é transversal a um vasto conjunto de SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO
obras, assumindo uma temática ancorada nos grandes navios
portugueses, instauradores da presença emblemática de uma A comunicação proferida no âmbito destas comemorações fi-
Marinha que se deseja sempre maior. cou a cargo do CALM Simões Marques, atual Comandante da
As suas obras são portadoras de um tempo histórico sinalizado Escola Naval, que trouxe a um auditório repleto (em termos de
na encenação paisagística idealizada pelo pintor. Por outro lado, pandemia) uma reflexão intitulada «Sistemas de Apoio à Deci-
utiliza e recorta do quotidiano as cenas de proximidade afetiva são. Enquadramento e relevância».
Fotos SAJ ETC Silva Parracho O ALM CEMA entrega o título Pintor de Marinha ao Sr. António Delfim
28 JUNHO 2021