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REVISTA DA ARMADA | 565
          NRP SAGRES




          PREPARAÇÃO DA VIAGEM DE CIRCUM-NAVEGAÇÃO 2020


          MANUTENÇÃO E MODERNIZAÇÃO


          Conclusão



         Na parte I deste artigo (ver RA n.º 553) foram abordadas as ações de manutenção relacionadas com o casco, a estrutura, a mastreação
         e a substituição da manga do veio da propulsão auxiliar. Nesta sequência, e enquadrado no processo técnico de manutenção realizado
         entre novembro de 2018 e dezembro de 2019 com a designação de revisão intermédia e docagem (RI04/D04), serão agora desenvol-
         vidas as intervenções concretizadas noutras três áreas funcionais do navio, sendo elas relativas a: sistemas e equipamentos de ajudas
         à navegação e de comunicações; sistemas auxiliares da plataforma; e habitabilidade e aprestamento. Em todo o processo, foi objetivo
         primeiro a atualização dos sistemas de bordo, melhorando a sua fiabilidade e o consequente emprego operacional do navio.


         PRINCIPAIS ÁREAS DE INTERVENÇÃO
         (CONTINUAÇÃO)

         SISTEMAS E EQUIPAMENTOS DE AJUDA À NAVEGAÇÃO
         E DE COMUNICAÇÕES


            alar de sistemas e equipamentos de ajudas à navegação e
         Fde comunicações é sinónimo de mudança e evolução. Num
         navio de particularidades singulares e cujas missões constituem
         sempre um desafio, estes factos per si representam uma exi-
         gência intrínseca no ato de análise técnica, logística e econó-
         mica sobre os sistemas e equipamentos instalados a bordo e
         à sua capacidade de sustentação. Numa conjuntura em que é
         difícil manter sistemas que sofrem melhoramentos constantes,
         as oportunidades de atualização que vão surgindo devem ser
         aproveitadas e otimizadas com o fim de, para além de permitir
         repor capacidades aos navios, dar resposta às expectativas de
         operadores exigentes e garantir um horizonte temporal o mais
         alargado possível para a sustentação logística.
           Importa  assim  desenvolver  quais  os  sistemas  e  equipamen-
         tos de ajudas à navegação e comunicações que foram alvo de
         atualizações:
           – Sistema de comunicações satélite comercial – pela impor-   – Sistema GMDSS – como resultado da obsolescência técnico-
         tância deste sistema, foi selecionado o equipamento Intellian   -logística dos transrecetores existentes, VHF Sailor RT2048 e DSC
                                                              Sailor RM2042, foi decidida a substituição por um único equipa-
         GX100  (suportado  no  operador  Inmarsat  e,  especificamente,   mento de geração mais recente e cujas características técnicas
         em Global Xpress, na banda Ku) com capacidade de estabelecer   são equivalentes às dos equipamentos retirados. Este novo equi-
         comunicações para comando e controlo com uma área de ope-  pamento, o VHF DSC Sailor 6222, garante a transmissão e receção
         ração e cobertura global, de voz e dados, permitindo acesso a   de mensagens de socorro em Digital Selective Call (DSC), manten-
         diversos serviços como internet, intranet e telefones. Importa   do-se a capacidade de impressão das mesmas. Adicionalmente,
         referir, também, que com esta solução obtém-se uma redução   e pelo facto de o navio não possuir equipamentos na banda HF,
         de  custos  de  exploração  para  volumes  de  tráfego  elevados  e   foi decidida a instalação a bordo de um transreceptor de MF/HF
         acesso a volumes ilimitados de dados, e beneficia-se ainda de   DSC, o Sailor 6320 MF/HF DSC, com características técnicas atuais
         uma solução aberta, permitindo serviços de diferentes opera-  e de acordo com as normas internacionais.
                                                               – Comunicações – foi instalado um recetor Navtex digital FURU-
         doras ou protocolos. Neste âmbito, foi ainda instalado um sis-  NO NX-300 que permite, juntamente com o equipamento analó-
         tema Intellian Fleetbroadband FB250 (banda L), integrado com   gico existente a bordo, assegurar a redundância do sistema Na-
         o Global Maritime Distress Safety System (GMDSS), que faculta   vtex, bem como a integração da informação no Electronic Chart
         redundância ao terminal primário. Em ambos os casos, a ins-  Display and Information System (ECDIS).
         talação dos módulos below-deck foi efetuada num bastidor in-  – Radares – tendo em conta que o navio estava equipado com
         formático, enquanto a componente above-deck foi montada no   dois radares Kelvin Hughes MD, cuja sustentação se encontrava
         mastro da mezena.                                    fortemente condicionada por dificuldades ao nível da cadeia lo-


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