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REVISTA DA ARMADA | 565
NRP SAGRES
PREPARAÇÃO DA VIAGEM DE CIRCUM-NAVEGAÇÃO 2020
MANUTENÇÃO E MODERNIZAÇÃO
Conclusão
Na parte I deste artigo (ver RA n.º 553) foram abordadas as ações de manutenção relacionadas com o casco, a estrutura, a mastreação
e a substituição da manga do veio da propulsão auxiliar. Nesta sequência, e enquadrado no processo técnico de manutenção realizado
entre novembro de 2018 e dezembro de 2019 com a designação de revisão intermédia e docagem (RI04/D04), serão agora desenvol-
vidas as intervenções concretizadas noutras três áreas funcionais do navio, sendo elas relativas a: sistemas e equipamentos de ajudas
à navegação e de comunicações; sistemas auxiliares da plataforma; e habitabilidade e aprestamento. Em todo o processo, foi objetivo
primeiro a atualização dos sistemas de bordo, melhorando a sua fiabilidade e o consequente emprego operacional do navio.
PRINCIPAIS ÁREAS DE INTERVENÇÃO
(CONTINUAÇÃO)
SISTEMAS E EQUIPAMENTOS DE AJUDA À NAVEGAÇÃO
E DE COMUNICAÇÕES
alar de sistemas e equipamentos de ajudas à navegação e
Fde comunicações é sinónimo de mudança e evolução. Num
navio de particularidades singulares e cujas missões constituem
sempre um desafio, estes factos per si representam uma exi-
gência intrínseca no ato de análise técnica, logística e econó-
mica sobre os sistemas e equipamentos instalados a bordo e
à sua capacidade de sustentação. Numa conjuntura em que é
difícil manter sistemas que sofrem melhoramentos constantes,
as oportunidades de atualização que vão surgindo devem ser
aproveitadas e otimizadas com o fim de, para além de permitir
repor capacidades aos navios, dar resposta às expectativas de
operadores exigentes e garantir um horizonte temporal o mais
alargado possível para a sustentação logística.
Importa assim desenvolver quais os sistemas e equipamen-
tos de ajudas à navegação e comunicações que foram alvo de
atualizações:
– Sistema de comunicações satélite comercial – pela impor- – Sistema GMDSS – como resultado da obsolescência técnico-
tância deste sistema, foi selecionado o equipamento Intellian -logística dos transrecetores existentes, VHF Sailor RT2048 e DSC
Sailor RM2042, foi decidida a substituição por um único equipa-
GX100 (suportado no operador Inmarsat e, especificamente, mento de geração mais recente e cujas características técnicas
em Global Xpress, na banda Ku) com capacidade de estabelecer são equivalentes às dos equipamentos retirados. Este novo equi-
comunicações para comando e controlo com uma área de ope- pamento, o VHF DSC Sailor 6222, garante a transmissão e receção
ração e cobertura global, de voz e dados, permitindo acesso a de mensagens de socorro em Digital Selective Call (DSC), manten-
diversos serviços como internet, intranet e telefones. Importa do-se a capacidade de impressão das mesmas. Adicionalmente,
referir, também, que com esta solução obtém-se uma redução e pelo facto de o navio não possuir equipamentos na banda HF,
de custos de exploração para volumes de tráfego elevados e foi decidida a instalação a bordo de um transreceptor de MF/HF
acesso a volumes ilimitados de dados, e beneficia-se ainda de DSC, o Sailor 6320 MF/HF DSC, com características técnicas atuais
uma solução aberta, permitindo serviços de diferentes opera- e de acordo com as normas internacionais.
– Comunicações – foi instalado um recetor Navtex digital FURU-
doras ou protocolos. Neste âmbito, foi ainda instalado um sis- NO NX-300 que permite, juntamente com o equipamento analó-
tema Intellian Fleetbroadband FB250 (banda L), integrado com gico existente a bordo, assegurar a redundância do sistema Na-
o Global Maritime Distress Safety System (GMDSS), que faculta vtex, bem como a integração da informação no Electronic Chart
redundância ao terminal primário. Em ambos os casos, a ins- Display and Information System (ECDIS).
talação dos módulos below-deck foi efetuada num bastidor in- – Radares – tendo em conta que o navio estava equipado com
formático, enquanto a componente above-deck foi montada no dois radares Kelvin Hughes MD, cuja sustentação se encontrava
mastro da mezena. fortemente condicionada por dificuldades ao nível da cadeia lo-
14 AGOSTO 2021