Page 16 - Revista da Armada
P. 16

as 15 ppm (partes por milhão), cumprindo assim com requisitos   superfície, pintura e reapetrechamento de espaços considerados
          internacionais às descargas de água no mar, permitindo também   prioritários na melhoria das condições de vida a bordo, como,
          praticar os portos internacionais onde os requisitos ambientais   por exemplo, a cozinha, as copas, os refeitórios, as instalações
          são mais exigentes.                                 sanitárias e as casas de banho.
           – Sistema de combate a incêndios – foram instaladas duas novas
          eletrobombas de combate a incêndios, que vieram garantir uma   CONCLUSÃO
          adequada capacidade de débito para o sistema geral de combate
          a incêndios e, ao mesmo tempo, assegurar a sustentação logística   Este  período  de  manutenção  e  modernização  do  NRP  Sagres,
          deste equipamento para o futuro.
                                                              executado entre 2018 e 2019, foi bastante extenso e intenso, ten-
          HABITABILIDADE E APRESTAMENTO                       do-se conseguido executar, por um lado, os trabalhos de conser-
                                                              vação que o navio já há muito tempo carecia e, por outro, instalar
                                                              sistemas modernos, seguros e amigos do ambiente, permitindo
           As condições de habitabilidade de bordo são fatores essenciais
          ao  desempenho  da  guarnição.  Ainda  assim,  num  contexto  de   deste modo que a barca Sagres continue a levar a portugalidade
          treino de mar, alguns defenderão cenários mais adversos, com   aos portos mundiais que vier a praticar. Todavia, um navio como o
          o objetivo de proporcionar vivências de mar únicas e edificado-  NRP Sagres, com particularidades únicas que o caracterizam e que
          ras da personalidade de marinheiro. Por outro lado, esta é uma   o diferenciam dos demais navios da Marinha, até pela sua extensa
          área onde o navio poderá sofrer mais atualizações, sendo para   idade, deve ser objeto de todo o nosso cuidado e respeito por tudo
          tal necessário repensar o arranjo geral do navio e a forma como   aquilo que representa, devendo ser mantido um esforço continu-
          os espaços interiores estão organizados. Entre as reconfigurações   ado de manutenção e evolução, em especial durante os períodos
          que o navio pode ser alvo para a melhoria das suas condições de   de invernia, esforço imperativo para que o navio possa continuar
          utilização, interessa considerar o seguinte:        a operar e a desempenhar a sua função e a cumprir, com o mérito
           – reestruturação das cobertas das praças e cadetes em alojamen-  universalmente reconhecido, as suas mais nobres missões.
          tos com menor quantitativo (máximo 12 pessoas), com anexação   Não obstante o contexto imposto pela pandemia de Covid-19
          e aumento de instalações sanitárias próximas, por esta via flexibili-  ter obrigado à interrupção da missão inicialmente prevista, relati-
          zando a capacidade de alojamento no que ao género diz respeito;  va à viagem comemorativa do V centenário da viagem de circum-
           – relocalização da enfermaria num compartimento mais próxi-  -navegação de Fernão de Magalhães e à participação portuguesa
          mo do acesso pelo convés principal e considerando o seu reape-  nos jogos olímpicos de Tóquio 2020, a manutenção e moderniza-
          trechamento em meios de diagnóstico e tratamento;   ção dos sistemas são sempre uma parte essencial do ciclo de vida
           – relocalização da cozinha, integrada num ilha de preparação e   do NRP Sagres, navio único na Esquadra e instrumento ímpar na
          distribuição de alimentação para os sargentos e praças;  projeção internacional de Portugal.
           – edificação de novos espaços habitacionais adequados a pes-
          soal de entidades externas;
           – criação de um corredor central de circulação longitudinal ao
          nível do pavimento de limitação de avarias;                                  Colaboração da DIREÇÃO DE NAVIOS
           – revisão da subdivisão longitudinal, considerando a relocaliza-
          ção das anteparas estanques alinhadas nas respetivas secções.
           Estas ideias poderão ser desenvolvidas e aplicadas em períodos   Notas
          futuros de manutenção e modernização, contudo não foram alvo   1  ARPA – Acrónimo de Automatic Radar Plotting Aid
          de detalhe no último período de manutenção por limitações de   2   WAIS – Acrónimo de Warship Automatic Identification System
          planeamento. Neste contexto, as intervenções realizadas entre   3   AA,SA – Arsenal do Alfeite, Sociedade Anónima
          2018 e 2019 focaram-se na conservação da atual instalação, ten-  4   FOG – Acrónimo de Fiber Optic Gyroscope
          do-se caracterizado pela recuperação estrutural, tratamento de


          16  AGOSTO 2021
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21