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REVISTA DA ARMADA | 565
O REGRESSO DAS “ASAS DA MARINHA”
As “Asas da Marinha”, como foram apelidados os helicópteros Lynx por diversas revistas da especialidade desde 1993, voltaram à Esquadri-
lha de Helicópteros e à Marinha Portuguesa, com a chegada do primeiro Lynx Mk95A, número de cauda 19204, no passado dia 29 de março.
O esforço efetuado na modernização destes meios aéreos teve por objetivo melhorar a respetiva performance e segurança enquanto
meios orgânicos das fragatas, mantendo os mais elevados padrões de desempenho no largo espetro de missões em que a Marinha
participa ou venha a participar.
PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO FORMAÇÃO E TESTES
s cinco helicópteros da Esquadrilha foram sucessivamente Em 14 de fevereiro de 2020 foi efetuado com sucesso o primeiro
Oinduzidos no programa de modernização na Leonardo Heli- voo de teste desta modernizada aeronave, ao qual se seguiram
copters. O programa do 19204 teve início em setembro de 2016. muitas outras horas de voo nas quais foram testados todos os
Este exaustivo e minucioso processo de modernização constou sistemas e rádio-ajudas garantindo a sua total operacionalidade e
de: desmontagem de todos os antigos equipamentos e sistemas os necessários requisitos de aeronavegabilidade, de acordo com
da aeronave; diversas manutenções à fuselagem; reparações es- os padrões exigidos; nestes últimos testes, a Marinha teve a cola-
truturais em zonas apenas acessíveis nestas profundas interven- boração da Autoridade Aeronáutica Nacional.
ções; modificações e reforço estrutural decorrentes da instalação Os pilotos, os Air Engineer Officers e alguns dos técnicos de ma-
dos novos motores (os LHTEC CTS800-4N substituíram os ante- nutenção da Esquadrilha de Helicópteros frequentaram o Course
riores Rolls Royce GEM42); reforço e atualização do sistema de of Instruction on Lynx Mk95A Technical Ground School na Leonar-
Sistema de separação de águas oleosas - Fonte: DN do Helicopters onde receberam formação sobre as alterações e
deteção, proteção e extinção de incêndios; e instalação de um integração dos novos sistemas da aeronave.
sistema de amortecimento de vibrações do rotor principal.
Conservação da cozinha - Fonte: DN Além desta parte teórica, os quatro primeiros pilotos de heli-
A modernização também abrangeu a área dos aviónicos: up- cóptero da Marinha a operar o Lynx Mk95A fizeram a qualificação
grades aos sistemas de ajuda e navegação, com a introdução de em voo ao longo de cinco semanas — cerca de 50 horas, con-
sistemas atualizados de navegação inercial; e a substituição do templando treinos e qualificação nas áreas de voo de contacto e
anterior painel de instrumentos pelo conceito de glass cockpit de instrumentos, bem como na operação dos novos sensores e
possuindo três ecrãs multifunções (com a obrigatória intervenção equipamentos da aeronave — incluindo os Qualified Helicopter
e reforço a nível estrutural). Instructor e Helicopter Warfare Instructor.
No que concerne ao equipamento de missão, o anterior guin-
cho hidráulico foi substituído por um guincho elétrico, que garan- REGRESSO A PORTUGAL
te uma maior fiabilidade de utilização.
Após a fase final do processo de aceitação, executado pela Delega-
ção Técnica de Acompanhamento e Fiscalização da Direção de Na-
vios, coadjuvada pelos pilotos da Esquadrilha de Helicópteros, deu-
-se o regresso do 19204, por via marítima (até Santander) e terrestre.
Seguir-se-á o Initial Operational Capability que, pela sua impor-
tância e especificidade será retratado num outro artigo. Será um
período durante o qual se irão desenvolver todas as táticas, téc-
nicas e procedimentos de modo a obter e manter a capacidade
de emprego efetivo deste meio, incluindo voos de integração no
Dispositivo Naval. Com a sua conclusão e com a geração do pri-
meiro destacamento, a Esquadrilha de Helicópteros ficará apta a
retomar o cumprimento da sua missão.
Colaboração da ESQUADRILHA DE HELICÓPTEROS
12 AGOSTO 2021