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REVISTA DA ARMADA | 565

























                  O REGRESSO DAS “ASAS DA MARINHA”



         As “Asas da Marinha”, como foram apelidados os helicópteros Lynx por diversas revistas da especialidade desde 1993, voltaram à Esquadri-
         lha de Helicópteros e à Marinha Portuguesa, com a chegada do primeiro Lynx Mk95A, número de cauda 19204, no passado dia 29 de março.
         O esforço efetuado na modernização destes meios aéreos teve por objetivo melhorar a respetiva performance e segurança enquanto
         meios orgânicos das fragatas, mantendo os mais elevados padrões de desempenho no largo espetro de missões em que a Marinha
         participa ou venha a participar.

          PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO                            FORMAÇÃO E TESTES

             s  cinco  helicópteros  da  Esquadrilha  foram  sucessivamente   Em 14 de fevereiro de 2020 foi efetuado com sucesso o primeiro
         Oinduzidos no programa de modernização na Leonardo Heli-  voo de teste desta modernizada aeronave, ao qual se seguiram
         copters. O programa do 19204 teve início em setembro de 2016.  muitas outras horas de voo nas quais foram testados todos os
           Este exaustivo e minucioso processo de modernização constou   sistemas e rádio-ajudas garantindo a sua total operacionalidade e
         de: desmontagem de todos os antigos equipamentos e sistemas   os necessários requisitos de aeronavegabilidade, de acordo com
         da aeronave; diversas manutenções à fuselagem; reparações es-  os padrões exigidos; nestes últimos testes, a Marinha teve a cola-
         truturais em zonas apenas acessíveis nestas profundas interven-  boração da Autoridade Aeronáutica Nacional.
         ções; modificações e reforço estrutural decorrentes da instalação   Os pilotos, os Air Engineer Officers e alguns dos técnicos de ma-
         dos novos motores (os LHTEC CTS800-4N substituíram os ante-  nutenção da Esquadrilha de Helicópteros frequentaram o Course
         riores Rolls Royce GEM42); reforço e atualização do sistema de   of Instruction on Lynx Mk95A Technical Ground School na Leonar-
 Sistema de separação de águas oleosas - Fonte: DN            do Helicopters onde receberam formação sobre as alterações e
         deteção, proteção e extinção de incêndios; e instalação de um   integração dos novos sistemas da aeronave.
         sistema de amortecimento de vibrações do rotor principal.
 Conservação da cozinha - Fonte: DN                            Além desta parte teórica, os quatro primeiros pilotos de heli-
           A modernização também abrangeu a área dos aviónicos: up-  cóptero da Marinha a operar o Lynx Mk95A fizeram a qualificação
         grades aos sistemas de ajuda e navegação, com a introdução de   em voo ao longo de cinco semanas — cerca de 50 horas, con-
         sistemas atualizados de navegação inercial; e a substituição do   templando treinos e qualificação nas áreas de voo de contacto e
         anterior painel de instrumentos pelo conceito de glass cockpit   de instrumentos, bem como na operação dos novos sensores e
         possuindo três ecrãs multifunções (com a obrigatória intervenção   equipamentos da aeronave — incluindo os Qualified Helicopter
         e reforço a nível estrutural).                       Instructor e Helicopter Warfare Instructor.
           No que concerne ao equipamento de missão, o anterior guin-
         cho hidráulico foi substituído por um guincho elétrico, que garan-  REGRESSO A PORTUGAL
         te uma maior fiabilidade de utilização.
                                                               Após a fase final do processo de aceitação, executado pela Delega-
                                                              ção Técnica de Acompanhamento e Fiscalização da Direção de Na-
                                                              vios, coadjuvada pelos pilotos da Esquadrilha de Helicópteros, deu-
                                                              -se o regresso do 19204, por via marítima (até Santander) e terrestre.
                                                               Seguir-se-á o Initial Operational Capability que, pela sua impor-
                                                              tância e especificidade será retratado num outro artigo. Será um
                                                              período durante o qual se irão desenvolver todas as táticas, téc-
                                                              nicas e procedimentos de modo a obter e manter a capacidade
                                                              de emprego efetivo deste meio, incluindo voos de integração no
                                                              Dispositivo Naval. Com a sua conclusão e com a geração do pri-
                                                              meiro destacamento, a Esquadrilha de Helicópteros ficará apta a
                                                              retomar o cumprimento da sua missão.

                                                                               Colaboração da ESQUADRILHA DE HELICÓPTEROS


          12  AGOSTO 2021
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