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REVISTA DA ARMADA | 565
A CRIMINALIDADE
MARÍTIMA NO
GOLFO DA GUINÉ
TIPOLOGIA ATUAL, AMEAÇAS
PREMENTES PARA SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
PARTE 1
2
O Golfo da Guiné (GdG) é uma vasta área de cerca de 2.3 milhões de km , com uma linha de costa de 6.000 km – entre o Senegal e
Angola – e compreendendo um total de 19 países ribeirinhos.
Irá ser feita uma breve contextualização do GdG e das Comunidades que o englobam, antes de se abordar o caso específico de São
Tomé e Príncipe (STP).
POTENCIALIDADES E AMEAÇAS pela corrupção regional, altos níveis de desemprego e falta de
boa governança. O GdG é, atualmente, uma das mais perigosas
rata-se de uma região com uma considerável riqueza em e instáveis regiões marítimas do mundo, devido aos crescentes
Ttermos de recursos naturais, designadamente hidrocarbonetos, fenómenos de criminalidade marítima, pirataria, pesca ilegal, tráfico
minerais, pesca, entre muitas outras riquezas, o que lhe confere estupefacientes, imigração ilegal, tráfico de pessoas, entre outras.
uma importância estratégica, sobretudo por se constituir como As forças de segurança e de defesa da região estão bastante en-
um “choke point” energético para países que procuram diversificar volvidas em múltiplos desafios, e mais focados em terra do que
fontes de abastecimento. no mar, resultando num conhecimento situacional marítimo mui-
O GdG representa cerca de 70% da capacidade de produção de to baixo. O mar, para muitos países do Golfo, representa apenas
petróleo e gás natural de toda a África. Por seu lado, o continente uma fonte de exploração off-shore de hidrocarbonetos.
africano representa 13% da produção mundial petróleo e 7% do
gás natural. Para os Estados Unidos da América (EUA), a Nigéria
é o 3.º maior exportador de petróleo, seguida pelo Gabão e por
Angola. A União Europeia (UE) importa cerca de 6.5% de petróleo
da região do Golfo.
Quando se fala do GdG, é incontornável mencionar a Nigéria en-
quanto centro de gravidade da região. O seu setor petrolífero re-
presenta 75% de receitas do Estado e 90% do total de exportações.
O GdG concentra também um dos mais ricos bancos de pes-
ca do mundo e representa cerca de 4% de produção mundial de
pescado. Este setor é critico para o emprego de milhões de pes-
soas na região – só na África Ocidental estima-se haver cerca de
25% dos empregos ligados a este setor.
As águas do Golfo são cruzadas diariamente por cerca de 1500
navios (pesca, carga, petroleiros), representando um quarto do
tráfego marítimo de toda a África (Fig. 1).
Todos estes recursos contribuem para um dinamismo econó-
mico da região, com um crescente potencial económico para os
próximos anos.
Este potencial regional atraiu atores não-estatais que, na falta
de oportunidades económicas noutras regiões, enveredaram por Fig. 1 - Densidade do tráfego marítimo.
atividades ilícitas e criminais, as quais foram largamente potenciadas Fonte: Maritime Traffic (2021)
AGOSTO 2021 21