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REVISTA DA ARMADA | 569

          novos  procedimentos,  de  modo  a  melhorar  os  reflexos   de normativos, para a uniformização dos procedimentos através
          contabilísticos da Conta da Marinha.                da criação de modelos e minutas dos documentos necessários
           A prestação de contas de 2020 e a sua certificação legal, efetuada   à tramitação dos procedimentos pré-contratuais, e, ainda, para
          por  entidade  externa,  foram  concluídas  junto  do  Tribunal  de   a  prestação  de  esclarecimentos  às  entidades  adjudicantes  da
          Contas  (TC)  em  maio  de  2021.  Este  documento  integrou,  pela   Marinha.  Assim,  no  decurso  de  2021,  foram  desenvolvidas  e
          primeira  vez,  o  apuramento  de  imparidades  de  inventários,  o   aprovadas 5 novas Normas Técnicas, foi efetuada a revisão de 14
          registo  dos  programas  internacionais  e  a  contabilização  das   Normas Técnicas por alteração do normativo legal vigente, foram
          atividades e dos gastos decorridos do estado pandémico.   elaboradas e revistas 21 minutas e modelos das peças necessárias
           Considerando a crescente alteração do normativo ocorrida pela   à  condução  dos  procedimentos  pré-contratuais,  foi  efetuada
          implementação  do  SNC-AP,  foram  desenvolvidas  e  aprovadas   a atualização  do portal da contratação pública na intranet da
          as ITSUF 3 (A) – Instruções Técnicas sobre Ativos não Correntes   Marinha, foi elaborado o Relatório Anual de Contratação Pública
          e ITSUF 5 – Instruções Técnicas sobre a Gestão de Inventários   e divulgado, com periodicidade mensal, o Barómetro e o Boletim
          na  Marinha,  as  quais  concorreram  para  o  reforço  do  controlo   Informativo da Contratação Pública.
          interno instituído. Neste âmbito, releva-se, ainda, a retoma de   No  âmbito  do  processamento  de  vencimentos  do  pessoal  da
          atividades,  com  a  realização  de  uma  auditoria  setorial  e  cinco   Marinha, a SF participou em atividades e processos conducentes à
          auditorias temáticas.                               consolidação e melhoria contínua do módulo de Recursos Humanos
           No que respeita à evolução dos processos financeiros, destaca-  e Vencimentos (RHV) do Sistema de Informação e Gestão da Defesa
          se a gestão de utilizadores do IGCP pela Marinha no novo portal   Nacional (SIGDN). A SF colaborou ainda em trabalhos intersetoriais
          da  instituição,  através  de  Master  User,  e  a  adesão  à  Fatura   e inter-ramos, tendo em vista a promoção de iniciativas legislativas
          Eletrónica a partir de 1 de janeiro de 2021. Decorrente destas   reportadas aos diversos sistemas remuneratórios.
          novas  funcionalidades,  foi  desenvolvido  e  aprovado  diverso   No âmbito da auditoria do TC ao exercício de 2018 da Marinha
          normativo,  nomeadamente:  a  NORMA  TÉCNICA  N.º  02/MAR-  e em acolhimento das recomendações produzidas, foram levadas
          FIN/2021 – Procedimentos relativos à operação no Portal da FE-  a cabo as seguintes ações: iniciou-se, em 01 de janeiro de 2021, o
          AP; a NORMA TÉCNICA N.º 03/MAR-FIN/2021 – Procedimentos   pagamento dos suplementos de embarque e de missão de forma
          relativos  à  gestão  das  contas  bancárias  sediadas  no  IGCP;  e   centralizada na Direção de Contabilidade e Operações Financeiras;
          a  NORMA  TÉCNICA  N.º  04/MAR-FIN/2021  –  Procedimentos   foram  desencadeados  os  mecanismos  necessários  à  cobrança
          relativos à gestão e utilização dos cartões IGCP Charge Card. No   das  compensações  emolumentares  pagas  indevidamente  aos
                                                              militares  e  militarizados;  e  foi  dada  continuidade  às  ações  de
          âmbito da relação com os fornecedores, foi elaborada a NORMA   cobrança das restantes dívidas de pessoal.
          TÉCNICA  N.º  05/MAR-FIN/2021  –  Procedimentos  relativos  às   No  final  de  cada  ano,  há  que  efetuar  o  balanço  e  avaliar  os
          relações  com  fornecedores  no  respeitante  à  circularização  por   resultados alcançados. Apesar dos “ajustes na velocidade e no
          estes solicitada, contratos de factoring e penhoras.  rumo”, mesmo com o mar alteroso e um Adamastor chamado
           Realça-se,  igualmente,  o  encerramento  definitivo  das  contas   de Covid-19, foi possível gerir os recursos financeiros de modo
          sediadas na Banca comercial destinadas ao funcionamento das   a  garantir  o  cumprimento  da  missão.  Neste  nobre  esforço,
          unidades, mantendo-se apenas abertas as contas das cantinas cujo   todos  contribuíram.  A  Superintendência  das  Finanças,  com  a
          encerramento depende do processo em curso para aprovação e   consciência do dever cumprido, foi mais um neste nosso “navio”
          implementação de um novo modelo de gestão das cantinas.  que é a Marinha. E tal como escreveu, um dia, o Cte Sarmento
           Igualmente  integrada  nesta  reforma  e  modernização  da   Rodrigues: “O nosso navio é, para nós, o melhor de todos”.
          administração  financeira  e  patrimonial,  concluído  que  foi  o
          processo de edificação em 2019, o Gabinete de Normativo e Apoio
          à Contratação Pública orientou a sua atividade para a elaboração   Colaboração da SUPERINTENDÊNCIA DAS FINANÇAS


                        SUPERINTENDÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO


                        Durante o ano, a atividade da Superintendência   via Internet aos serviços com visibilidade externa e o acesso aos
                       das Tecnologias da Informação (STI) continuou   computadores dos gabinetes utilizando uma rede privada virtual
                       a  ser  fortemente  impactada  pela  situação  de   (Virtual Private Network (VPN)) passou a ser uma rotina, o que
                       crise de saúde pública decorrente da pandemia   permitiu assegurar a capacidade de resposta e prontidão dos vários
                       de Covid-19, que ainda perdura com impactos   Setores  da  Marinha.  Verificou-se,  igualmente,  um  incremento
          significativos  na  vida  quotidiana.  No  sentido  de  garantir  a   da  segurança  da  infraestrutura  através:  da  implementação  da
          continuidade dos serviços prestados pela STI, foram implementadas   autenticação  multi-fator  (MFA);  do  reforço  na  capacidade  de
          diversas medidas durante os sucessivos estados de emergência,   monitorização  de  toda  a  rede  da  Marinha;  e  da  realização  de
          calamidade, contingência e alerta, obrigando ao frequente ajuste   diversas campanhas no âmbito da ciber-segurança para promover
          das  atividades  planeadas  no  Setor,  e  transversais  à  Marinha  e   a consciencialização nestas matérias.
          à  Autoridade  Marítima  Nacional,  ajustando  as  prioridades  em   Simultaneamente,  foi  assegurado  o  apoio  permanente  e
          função das necessidades e solicitações decorrentes da pandemia.   sustentado (H24) ao trabalho resiliente, foram realizadas diversas
          Não  obstante,  não  se  registaram  atividades  que  tivessem  sido   melhorias na infraestrutura de comunicações, em particular de
          significativamente  perturbadas  por  força  da  especificidade  das   redes em unidades em terra para garantir o acesso, ou melhoria
          circunstâncias vividas.                             de acesso, aos serviços e sistemas de informação disponíveis na
           O funcionamento generalizado em regime de trabalho resiliente   Rede de Comunicações da Marinha (RCM) e à Internet. Foi ainda
          com ferramentas colaborativas que possibilitaram a partilha de   prestado  apoio  e  suporte  na  implementação  e  manutenção  da
          informação, a realização de reuniões em teleconferência, o acesso   aplicação COVID-Marinha, em exploração pela ETNA e CMN, para


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