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REVISTA DA ARMADA | 569

                        SUPERINTENDÊNCIA DO MATERIAL

                        ESQUADRA                                Quanto aos helicópteros Lynx, há já duas unidades modernizadas
                                                              e três ainda em processo de modernização; a primeira unidade foi
                         Novos projetos – O programa de       entregue durante o presente ano e já se encontra a voar no âmbito
                        construção  da  2.ª  série  de  NPO  encontra-   do Initial Operational Capability (IOC); a segunda aeronave deve
          -se  numa  fase  de  gestão  remanescente  da  garantia,  tendo   ser entregue em janeiro de 2022 e as restantes ao longo do ano.
          ocorrido  a  assinatura  da  Atualização  do  Auto  de  Receção   Em  finais  de  julho  foi  assinado  com  a  NSPA  o  contrato  de
          Definitiva  Parcial,  para  os  dois  navios,  em  1  de  março.   modernização do simulador de treino para pilotos do helicóptero
          Relativamente  ao  programa  da  3.ª série de NPO, que   da Marinha – Lynx MK95A. Após o visto do TdC, o contrato entrou
          compreende  a  construção  de  6  navios,  a  Especificação  de   em vigor em finais de setembro. A NSPA contratou a empresa
          Requisitos  para  a  construção  foi  aprovada  e  enviada  para  a   CAE  para  edificar  a  modernização  do  simulador,  a  ocorrer  até
          Direção-Geral  de  Recursos  da  Defesa  Nacional  (DGRDN)  em   fevereiro de 2024.
                                                               Abates/alienações – Iniciada, respetivamente em 14OUT21 e em
          14 de julho. No cumprimento do despacho n.º 7325/ 2021 de   08NOV21, a tramitação administrativa relativa à prossecução dos
          09JUL2021, do Ministro da Defesa Nacional (MDN), a DGRDN   processos de abate ao efetivo dos navios NRP Cisne e NRP Argos.
          conduziu a negociação da minuta do contrato com a IDD –   Manutenção – Prosseguiu, no estaleiro da Arsenal do Alfeite, SA,
          Portugal Defence, para a prestação de serviços de gestão do   a realização da primeira revisão intermédia de um submarino da
          programa, designadamente para a condução do procedimento   Classe «Tridente» – o NRP Arpão – em Portugal; a sua reflutuação
          de contratação da construção dos navios. O processo culminou   ocorreu  em  20  de  novembro,  encontrando-se  a  conclusão  do
          com a submissão, em 12 de novembro, da minuta do contrato   projeto calendarizada para o primeiro trimestre (1T) de 2022.
          para aprovação do MDN.
           Modernizações – Decorre, desde março de 2018, nos Países
          Baixos e, desde outubro do corrente ano, em Portugal, a fase
          de  execução  do  programa  de  modernização  de  meia-vida
          (MLU) das fragatas da classe «Bartolomeu Dias». O programa,
          edificado  em  cooperação  internacional,  entre  Portugal,
          Holanda e Bélgica, por via do M-Frigates Users Group (acordo
          WA Upkeep), aproxima-se a passos largos do seu fim. No NRP
          Bartolomeu Dias falta instalar o sistema de Guerra Electrónica
          EW/ESM  (cuja  data  de  entrega  pelo  fabricante  à  Marinha
          Portuguesa  foi  atrasada  em  vários  meses,  consequência  da
          situação  pandémica  mundial),  a  cargo  da  Arsenal  do  Alfeite,
          S.A.  (AASA);  perspetiva-se  que  seja  concluída  até  março  de
          2022,  constituindo  uma  excelente  oportunidade  para  a  AASA
          trabalhar  com  sistemas  mais  sofisticados.  Posteriormente,
          prevê-se  o  regresso  do  navio  a  Den  Helder,  para  concluir  os
          vários testes de aceitação e de funcionamento do sistema Vigile
          D; o navio iniciará então o seu plano de treino para emprego
          operacional,  que  se  perspetiva  para  o  segundo  semestre  de
          2022. Já o NRP D. Francisco de Almeida, terminou em novembro
          os  trabalhos  de  reparação  da  plataforma  (que  incluíram  os
          motores  diesel  propulsores  e  geradores,  as  linhas  de  veios  e
          hélices, e a preparação do navio para receber os vários sistemas
          modernizados e substituídos, incluindo os sensores e sistemas
          de armas (SEWACO)) no estaleiro Damen Shiprepair Vlissingen;
          os stakeholders nacionais e internacionais garantem a conclusão
          do programa de modernização até julho de 2022, muito embora
          a integração do sistema EW/ESM se prolongue até novembro.





                                                               Foi  dada  continuidade  aos  trabalhos  referentes  à  Revisão
                                                              Intermédia (RI) dos equipamentos da área das armas e eletrónica
                                                              do NRP Vasco da Gama. Concretizada a execução da Pequena
                                                              Revisão (PR) do NRP Corte Real, tendo em vista a sua preparação
                                                              e  aprontamento  para  a  missão  SNMG1  realizada  no  segundo
                                                              semestre.
                                                               Foi  também  iniciada  a  PR  do  NRP  Figueira  da  Foz,  cuja
                                                              conclusão está planeada para o 1T de 2022; o NRP Alm. Gago
                                                              Coutinho  foi  sujeito  a  uma  docagem  de  ciclo.  Foi  igualmente


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