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REVISTA DA ARMADA | 569
SUPERINTENDÊNCIA DO MATERIAL
ESQUADRA Quanto aos helicópteros Lynx, há já duas unidades modernizadas
e três ainda em processo de modernização; a primeira unidade foi
Novos projetos – O programa de entregue durante o presente ano e já se encontra a voar no âmbito
construção da 2.ª série de NPO encontra- do Initial Operational Capability (IOC); a segunda aeronave deve
-se numa fase de gestão remanescente da garantia, tendo ser entregue em janeiro de 2022 e as restantes ao longo do ano.
ocorrido a assinatura da Atualização do Auto de Receção Em finais de julho foi assinado com a NSPA o contrato de
Definitiva Parcial, para os dois navios, em 1 de março. modernização do simulador de treino para pilotos do helicóptero
Relativamente ao programa da 3.ª série de NPO, que da Marinha – Lynx MK95A. Após o visto do TdC, o contrato entrou
compreende a construção de 6 navios, a Especificação de em vigor em finais de setembro. A NSPA contratou a empresa
Requisitos para a construção foi aprovada e enviada para a CAE para edificar a modernização do simulador, a ocorrer até
Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) em fevereiro de 2024.
Abates/alienações – Iniciada, respetivamente em 14OUT21 e em
14 de julho. No cumprimento do despacho n.º 7325/ 2021 de 08NOV21, a tramitação administrativa relativa à prossecução dos
09JUL2021, do Ministro da Defesa Nacional (MDN), a DGRDN processos de abate ao efetivo dos navios NRP Cisne e NRP Argos.
conduziu a negociação da minuta do contrato com a IDD – Manutenção – Prosseguiu, no estaleiro da Arsenal do Alfeite, SA,
Portugal Defence, para a prestação de serviços de gestão do a realização da primeira revisão intermédia de um submarino da
programa, designadamente para a condução do procedimento Classe «Tridente» – o NRP Arpão – em Portugal; a sua reflutuação
de contratação da construção dos navios. O processo culminou ocorreu em 20 de novembro, encontrando-se a conclusão do
com a submissão, em 12 de novembro, da minuta do contrato projeto calendarizada para o primeiro trimestre (1T) de 2022.
para aprovação do MDN.
Modernizações – Decorre, desde março de 2018, nos Países
Baixos e, desde outubro do corrente ano, em Portugal, a fase
de execução do programa de modernização de meia-vida
(MLU) das fragatas da classe «Bartolomeu Dias». O programa,
edificado em cooperação internacional, entre Portugal,
Holanda e Bélgica, por via do M-Frigates Users Group (acordo
WA Upkeep), aproxima-se a passos largos do seu fim. No NRP
Bartolomeu Dias falta instalar o sistema de Guerra Electrónica
EW/ESM (cuja data de entrega pelo fabricante à Marinha
Portuguesa foi atrasada em vários meses, consequência da
situação pandémica mundial), a cargo da Arsenal do Alfeite,
S.A. (AASA); perspetiva-se que seja concluída até março de
2022, constituindo uma excelente oportunidade para a AASA
trabalhar com sistemas mais sofisticados. Posteriormente,
prevê-se o regresso do navio a Den Helder, para concluir os
vários testes de aceitação e de funcionamento do sistema Vigile
D; o navio iniciará então o seu plano de treino para emprego
operacional, que se perspetiva para o segundo semestre de
2022. Já o NRP D. Francisco de Almeida, terminou em novembro
os trabalhos de reparação da plataforma (que incluíram os
motores diesel propulsores e geradores, as linhas de veios e
hélices, e a preparação do navio para receber os vários sistemas
modernizados e substituídos, incluindo os sensores e sistemas
de armas (SEWACO)) no estaleiro Damen Shiprepair Vlissingen;
os stakeholders nacionais e internacionais garantem a conclusão
do programa de modernização até julho de 2022, muito embora
a integração do sistema EW/ESM se prolongue até novembro.
Foi dada continuidade aos trabalhos referentes à Revisão
Intermédia (RI) dos equipamentos da área das armas e eletrónica
do NRP Vasco da Gama. Concretizada a execução da Pequena
Revisão (PR) do NRP Corte Real, tendo em vista a sua preparação
e aprontamento para a missão SNMG1 realizada no segundo
semestre.
Foi também iniciada a PR do NRP Figueira da Foz, cuja
conclusão está planeada para o 1T de 2022; o NRP Alm. Gago
Coutinho foi sujeito a uma docagem de ciclo. Foi igualmente
20 JANEIRO 2022