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REVISTA DA ARMADA | 571
PROVAS DE MAR
NRP BARTOLOMEU DIAS
No âmbito da Modernização de Meia-Vida (MLU) da fragata Bartolomeu Dias, foi realizado um programa de provas no mar (SAT ) no
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Mar do Norte, de 01 de setembro a 9 de outubro de 2021, com o objetivo de testar os vários sistemas modernizados e intervencionados
durante o projeto. As provas foram conduzidas em estreita colaboração com o GP MLU e a estrutura Neerlandesa (que contribuíram
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para a partilha de experiência e de conhecimento na operação dos novos sistemas), tendo contado com o apoio de diversos meios
de superfície e aéreos. Abordam-se de seguida e de forma breve, as etapas das provas de mar e, concomitantemente, o programa de
treino próprio realizado pela guarnição.
SAT
s provas de mar, em três etapas consecutivas
Ae interligadas, representaram o culminar
de um projeto de elevado grau de integração e
transversalidade técnica.
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Na primeira etapa decorreram os testes aos
sistemas na área da plataforma – sistema propulsor e de
governo. Para além da medição de vibrações (propulsão e
geradores) e da calibração do odómetro, foram ainda efetuados
os seguintes testes: ao Integrated Platform Management
System (IPMS – um sistema de controlo e gestão da plataforma
de última geração, da RH Marine); às turbinas a gás; à casa da
máquina do leme; aos dois novos geradores de osmose inversa;
aos dois novos grupos de ar condicionado/água refrigerada;
ao novo compressor de ar de alta pressão; e ao sistema de TREINO PRÓPRIO
descontaminação.
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A segunda etapa abrangeu as provas e testes aos novos Em paralelo com as provas de mar, o navio procurou consolidar
sistemas e sensores: os processos e as rotinas de bordo.
– Das áreas do comando e controlo, incluindo: o sistema Desde o início de 2021 que vinha sendo aprofundado o treino
de combate (CMS GUARDION) ; o sistema de comunicações próprio. Como preparação do navio para as provas de mar e
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(ICCS6) ; os Tactical Data Links (TDL); e o sistema de contando com a colaboração da EACITAN , realizou-se um Plano
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comunicações militares por satélite, de nova geração. de Treino Específico recorrendo a certas infraestruturas de treino
– Da área do reconhecimento e vigilância, incluindo: os eletro- da Base Naval de Den Helder (como o simulador de navegação e
-óticos (GATEKEEPER e DCOMPASS); e o Identification Friendly a estrutura de limitação de avarias).
or Foe (IFF) Mod 5 (que inclui o modo S). No mar, o navio realizou séries de exercícios de homem ao mar,
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A terceira etapa focou-se na verificação dos sistemas de avaria no leme, postos de contagem rápida, emergência médica,
armas e incluiu: limitação de avarias, marinharia, navegação em águas restritas
– Diversas séries com a OTO MELARA (76mm) e a GOALKEEPER (diurna, noturna e visibilidade reduzida) e navegação costeira.
(30mm) , incluindo tiro de calibração, tiro de superfície e tiro Terminado com sucesso o programa de provas de mar, que
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anti-aéreo contra alvos rebocados. contabilizou cerca de 500 horas de navegação e 3.200 milhas
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– O sistema de engodos e contramedidas . náuticas percorridas, e aferida a proficiência das várias equipas
– Tiro com as armas ligeiras – a Browning de 12.7mm e a MG3 nos processos e rotinas de bordo, foi notório o entusiamo
de 7.62mm – permitindo testar os novos pontos de apoio e a e a satisfação da guarnição em fazer regressar de novo o NRP
proteção balística instalada no exterior do navio. Bartolomeu Dias às suas missões, servindo Portugal no mar.
Colaboração do COMANDO DO NRP BARTOLOMEU DIAS
Notas
1 Acrónimo para Sea Acceptance Trials.
2 Grupo Projeto Mid Life Upgrade.
3 Entre 1 e 10 de setembro.
4 Entre 13 e 17 de setembro.
5 Combat Management System.
6 Integrated Communications Control System 6.
7 Entre 20 e 24 de setembro e 8-9 de outubro.
8 A extensa modernização da GOALKEEPER permite-lhe responder com maior
eficácia às atuais ameaças aéreas e assimétricas.
9 Super Rapid Bloom Offboard Chaff (SRBOC).
10 Equipa de Avaliação do Centro Integrado de Treino e Avaliação Naval.
10 MARÇO 2022