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REVISTA DA ARMADA | 571



                      EVIDÊNCIAS DA TASK FORCE – I








          REQUISITOS BÁSICOS DO PLANEAMENTO NA GESTÃO


             actividade  do  “núcleo  de  apoio”  ao  coordenador  da  Task   Neste contexto, importa notar que, para promover a excelente
         A  Force, para a elaboração e implementação do plano de va-  colaboração  entre  todos  os  intervenientes,  foi  determinante
          cinação contra a Covid-19 em Portugal, evidenciou os requisitos   a atitude positiva dos membros do Ministério da Saúde e dos
          básicos do planeamento na gestão.                   centros de vacinação, bem como dos profissionais de saúde que,
           A gestão tem como funções a liderança/direcção, o planeamento,   percebendo a utilidade do trabalho de coordenação operacional,
          a organização e o controlo dos processos e esforços efetuados   logística e comunicacional da Task Force, consentiram a liderança/
          por pessoas, dentro da estrutura das organizações, para que, aos   direcção do Almirante Gouveia e Melo e a permanente interacção
          diferentes níveis de decisão e acção, se alcancem eficazmente   com o pessoal do “núcleo de apoio”, num processo complexo e
          os  objectivos,  utilizando  eficientemente  recursos  escassos  em   multi-departamental, onde todos fizeram o que era necessário.
          conjunturas mais ou menos mutantes.                  Maioritariamente,  os  militares  do  “núcleo  de  apoio”  ao
           Sobre  as  quatro  funções  da  gestão  antes  referidas  muito  se   coordenador  da  Task Force  foram  provenientes  dos  órgãos  de
          falou,  com  toda  a  justiça,  da  competente  liderança/  comando e de estado-maior da Força de Reacção Imediata
          direcção  do  Almirante  Gouveia  e  Melo.                    de 2020, integrada no Comando Conjunto para as
          Por isso, vamos focar-nos na essencialidade                       Operações Militares do Estado-Maior-General
          do planeamento como função da gestão                                das  Forças  Armadas.  Por  isso,  dispunham
          para:  perspectivar  os  ambientes                                    do treino adequado para planear acções
          externo  e  interno  das  organizações;                                 militares ou de resposta a emergências
          definir os seus objectivos; formular                                     civis,  em  condições  de  pressão,
          as  estratégias  para  os  alcançar;                                      incerteza  e  escassez  de  meios,
          elaborar os  planos  de acção                                              tempo  e  informação,  típicas  das
          para  operacionalizar  essas                                               operações  de  intervenção  rápida
          estratégias;  e  supervisionar  o                                           das Forças Armadas.
          ciclo de controlo regulador.                                                 Concluindo, poderemos afirmar
           Ciente  das  exigências  da  sua                                           que  a  actividade  do  “núcleo
          missão  de coordenação  opera-                                              de  apoio”  ao  coordenador  da
          cional,  logística  e  comunicacio-                                        Task Force,  para a elaboração
          nal do processo de vacinação, e                                            e  implementação  do  “Plano  de
          tendo  desempenhado  vários  car-                                         Vacinação  contra  a  Covid-19  em
          gos  de  elevada  responsabilidade,                                      Portugal”,  mostra  que  a  gestão
          o  Almirante  Gouveia  e  Melo  sabia                                   requer  planeamento  estruturado
          que,  no  exercício  do  cargo  de  gestor                             e   realizado   por   uma   equipa
          de  topo  da  Task Force,  isto  é,  de  uma                         diversificada  de  especialistas,  dotados
          organização, com duração limitada e desti-                         com   conhecimentos   multidisciplinares
          nada a responder a uma crise complexa, teria                    e  competências  colaborativas,  bem  como
          de: avaliar o contexto e os desafios do processo de        treinados  para  trabalhar  em  exigentes  ambientes  de
          vacinação; fixar e hierarquizar objectivos; escolher a estratégia   tensão,  resultantes  da  necessidade  de  obtenção  de  resultados
          a seguir; validar os planos de acção; atribuir recursos; e fixar o   num contexto de escassez de recursos.
          controlo regulador.
           No  cumprimento  destas  tarefas,  para  que  as  suas  decisões
          fossem estudadas, atempadas e eficazes, prevendo e explorando
          factores  que  pudessem  ter  impacto,  positivo  ou  negativo,  na
          consecução dos objectivos do plano de vacinação, necessitava do
          apoio de planeamento estruturado e realizado por uma equipa
          diversificada de especialistas, em tudo semelhante a um estado-
          maior de um comandante militar.
           Nesta equipa de planeamento, designada por “núcleo de apoio”,
          foram integrados cerca de 30 militares e civis das Forças Armadas,
          com conhecimentos multidisciplinares sobre o comportamento
          humano, os processos de planeamento, os métodos de análise
          qualitativa e quantitativa, as ciências da administração e a gestão
          de  crises.  Alguns  elementos  possuíam  também  competências
          colaborativas, que se revelaram essenciais no estabelecimento de                        António Silva Ribeiro
          ligações com as entidades envolvidas no processo de vacinação.                                 Almirante


                                                                                                   MARÇO 2022  11
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