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REVISTA DA ARMADA | 571



                      EVIDÊNCIAS DA TASK FORCE – II








          TAREFAS FUNDAMENTAIS DOS PLANEADORES

          NO APOIO AO GESTOR


           A  actividade  do  “núcleo  de  apoio”  ao  coordenador  da  Task   O mérito da decisão do Almirante Gouveia e Melo sobre a escolha
         Force,  para  a  elaboração  e  implementação  do  “Plano  de   da  estratégia  a  seguir  no  processo  de  vacinação,  só  pôde  ser
         vacinação contra a Covid-19 em Portugal”, evidenciou as tarefas   medido depois de iniciada a sua implementação, não esquecendo
         fundamentais dos planeadores no apoio ao gestor.     que, na maior parte das vezes, se tornou necessário tempo para
           No  trabalho  de  coordenação  operacional,  logística  e   que se produzissem efeitos. Por isso, as tarefas dos planeadores
         comunicacional  da  Task  Force,  a  previsão  das  tendências  de   do “núcleo de apoio” não terminaram com a concepção da sua
         evolução da conjuntura e o estabelecimento de cenários possíveis   operacionalização estratégica. Com efeito, também verificaram se
         tiveram  sempre  associados  muita  subjetividade,  resultante  de   os objectivos foram atingidos com os meios previstos e, quando
         vários  factores.  O  Almirante  Gouveia  e  Melo  identificou  que   necessário,  propuseram  a  aplicação  de  medidas  correctivas  aos
         os principais foram: a estruturação da capacidade supletiva de   planos  de  acção  da  vacinação,  implementadas  através  de  um
         vacinação em massa; o agendamento e a convocatória de pessoas   controlo regulador de resultados, fixado pelo coordenador da Task
         para  a  vacinação  contínua  e  ordenada;  a  obtenção  de  vacinas   Force que, com base em indicadores adequados e mensuráveis,
         para alimentar, com fluidez, o processo de vacinação.      comparou,  para  cada  objectivo,  o  grau  de  realização
            A incerteza provocada no processo de vacinação               num dado momento com o grau estimado e, em
         por  estes  três  factores,  foi  minimizada  pelo                 função  dos  desvios,  introduziu  as  correcções
         planeamento  estruturado  e  realizado  por                          necessárias ao processo de vacinação.
         uma equipa de especialistas do “núcleo                                   Ao controlo regulador tanto interessam
         de  apoio”,  que  construíram  cenários                                  os meios como os fins. Por isso, quando
         externos  e  internos,  para  os  quais                                   os  planos  de acção  da  vacinação
         perspetivaram  as  potencialidades                                         foram  postos  em  execução,  os
         a  empregar  e  as  fraquezas  a                                            planeadores   do   “núcleo   de
         colmatar, tendo em vista superar                                            apoio”   supervisionaram   o
         os problemas e explorar as                                                   funcionamento  de  um  ciclo  de
         oportunidades no caminho para a                                              controlo,  destinado  a  torná-
         imunização dos diferentes grupos                                             -los  mais  seguros,  convenientes
         etários.  Desta  forma,  apoiaram                                            e  económicos  possível.  Este
         o coordenador da  Task Force                                                 ciclo  está  ligado  à  noção  de
         na  avaliação  do  contexto  e  dos                                          retroacção  que,  várias  vezes,
         desafios do processo de vacinação                                           provocou a elaboração de novos
         e na definição dos seus objectivos,                                        planos  de  acção da vacinação
         tendo  em  vista  minimizar  os  danos                                    ou,  pelo  menos,  de  ajustamentos
         sociais e económicos da pandemia.                                        nos  existentes,  garantindo,  assim,
           Depois do Almirante Gouveia e Melo                                    a  sua  permanente  adaptabilidade  à
         ter  fixado  e  hierarquizado,  por  ordem                            dinâmica  das  circunstâncias  externas  e
         de  importância,  os  objectivos  a  alcançar                      internas  da  actividade  da  Task Force.  Para
         no  processo de vacinação,  os planeadores do                   isso, foi essencial a criação de uma plataforma de
         “núcleo  de  apoio”  formularam  diversas  estratégias     “comando e controlo”, que a ligou aos mais de trezentos
         adequadas,  exequíveis  e  aceitáveis  para  gerar  os  efeitos   centros de vacinação, por onde circulou, de forma permanente,
         pretendidos. Em seguida, o coordenador da Task Force escolheu,   pronta e clara, a informação descendente e ascendente, essencial
         entre as estratégias formuladas, aquela que reputou como sendo   à  tomada  de  decisão  e  à  coordenação  operacional,  logística  e
         a  melhor,  face  aos  recursos  disponíveis  e  latentes,  ao  tempo   comunicacional das actividades do processo de vacinação.
         admissível e às circunstâncias existentes, bem como aos riscos e
         custos inerentes à sua implementação.                 Concluindo,  podemos  afirmar  que  a  actividade  do  “núcleo
           Logo  que  o  Almirante  Gouveia  e  Melo  tomou  a  decisão   de  apoio”  ao  coordenador  da  Task Force  para a elaboração
         sobre  a  estratégia  a  seguir  no  processo  de  vacinação,  coube   e  implementação  do  “Plano  de  Vacinação  contra  a  Covid-19
         aos  planeadores  do  “núcleo  de  apoio”  conceber  a  sua   em  Portugal”,  indica  que  a  construção  de  cenários  externos  e
         operacionalização, através da pormenorização dos procedimentos   internos, a formulação e a operacionalização de estratégias, bem
         consagrados  em  planos  de  acção  que,  depois  de  validados  e   como a supervisão do ciclo de controlo regulador, são as quatro
         atribuídos  recursos  pelo  coordenador  da  Task Force, deram   tarefas fundamentais dos planeadores no apoio ao gestor.
         origem a uma agenda de actividades, sequenciais e devidamente
         orquestradas, a realizar pelos órgãos do Ministério da Saúde e
         pelos centros de vacinação, por forma a produzirem o conjunto                            António Silva Ribeiro
         dos efeitos desejados num determinado momento futuro.                                           Almirante


          12  MARÇO 2022
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