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REVISTA DA ARMADA | 571
          GUERRA NO PACÍFICO



          A BATALHA DAS SALOMÃO ORIENTAIS



          POSICIONAMENTO DE FORÇAS

            a  sequência  da  batalha  da  Ilha  de  Savo  e  da
         Nperda  dos  principais  navios  de  proteção,  o
          VALM Richmond Kelly Turner viu-se forçado a retirar
          os  seus  navios  da  baía  de  Ironbotton,  acabando
          por  não  desembarcar  todos  os  mantimentos  e
          munições de que os Marines tanto necessitavam.
          Por seu lado, o VALM Nabutake Kondo, comandante
          das  Forças  Navais  Japonesas  no  Pacífico  Sul,  ao
          tomar conhecimento de que os americanos tinham
          concluído a construção do aeródromo e começavam
          a  receber  aviões  em  Guadalcanal,  enviou  uma
          força de porta-aviões com o intuito de proteger o
          comboio  de  tropas  comandado  pelo  CALM  Raizo
          Tanaka,  que  se  dirigia  para  Guadalcanal.  Aquela
          força,  comandada  pelo  CALM  Chuichi  Nagumo,
          incluía  os  porta-aviões  Shokaku,  Zuikaku e  Ryujo,
          dois couraçados e vários contratorpedeiros.
           Na manhã do dia 23 de agosto, uma aeronave de
          patrulha, baseada nas ilhas de Santa Cruz, localizou
          os navios de Tanaka que rumavam a sul, na direção
          de  Guadalcanal.  Recebido  o  alerta,  de  imediato
          foram lançados aviões baseados em Guadalcanal e
          na TF 61, comandada pelo VALM Frank Jack Fletcher,
          que incluía os porta-aviões Enterprise, Saratoga e
          Wasp, com a missão de intercetar e atacar a força de desembarque   tenham abatido numerosos aviões japoneses, alguns conseguiram
          de Tanaka. Contudo, as condições meteorológicas adversas e uma   penetrar  a  cobertura  e  atacar  o  Enterprise,  provocando  várias
          oportuna alteração do rumo da força anfíbia japonesa impediram   avarias que, no entanto, foram rapidamente controladas.
          a sua localização, inviabilizando assim o ataque.    Enquanto  se  preparava  para  receber  os  atacantes  japoneses,
           Na  tarde  do  dia  23,  Fletcher,  sem  informações  atualizadas   Fletcher  conseguiu  pôr  no  ar  algumas  esquadrilhas  de
          sobre a localização dos navios inimigos e convencido de que um   bombardeiros e torpedeiros que, embora não tenham tido muito
          possível novo combate ainda levaria alguns dias para ocorrer, deu   sucesso no ataque aos navios japoneses, ainda assim, puseram
          instruções para que o Wasp e os seus escoltas se dirigissem para   fora de combate o Chitose, navio Japonês de apoio a hidroaviões.
          sul,  a  fim  de  efetuar  manobras  de  reabastecimento.  Contudo,   No final do dia a TF 61 rumou para sul, ao encontro do Wasp, para
          na manhã do dia 24, um avião de patrulha localizou o Ryujo a   reagrupar e reabastecer. Embora os japoneses tenham tentado
          280 milhas a noroeste da posição da TF 61. Fletcher, apesar de   perseguir os americanos para um eventual recontro noturno, tal
          privado do Wasp, iria confrontar-se novamente com Nagumo, o   não  veio  a  acontecer,  tendo  o  confronto,  que  ficou  conhecido
          seu opositor em Midway, mais cedo do que imaginava.  como batalha das Salomão Orientais, sido dado por concluído.
                                                               Nimitz diria, mais tarde, que as Forças Navais Americanas do Sul
                                                              do Pacífico, apoiadas por aviões baseados em Henderson Field
          TERCEIRO ENFRENTAMENTO                              e aviões do Exército baseados na Ilha de Espírito Santo, tinham
          DE PORTA-AVIÕES                                     rechaçado uma operação japonesa de larga escala para recuperar
                                                              Guadalcanal e Tulagui. De facto, embora as perdas de navios não
           Cerca  de  duas  semanas  após  o  confronto  de  9  de  agosto,   tenham  sido  significativas,  as  perdas  de  aviões  e  tripulações
          a  terceira  grande  batalha  de  porta-aviões  estava  prestes  a   fizeram pender o prato da balança para o lado dos americanos.
          acontecer. Americanos e japoneses estavam bem treinados nas   Na  realidade,  enquanto  estes  perderam  21  aeronaves  e  8
          novas  técnicas  e  táticas  de  combate  de  porta-aviões,  desde   tripulações, os japoneses perderam 64 aviões e 62 tripulações.
          as  complicadas  e  difíceis  operações  de  busca,  localização  e   A  sucessiva  perda  de  tripulações  bem  treinadas,  iniciado  na
          identificação  até  ao  ataque  final  dos  alvos,  passando  pela   Batalha  de  Midway,  foi  mais  um  rude  golpe  para  a  operação
          engenhosa “coreografia” das operações de voo que incluíam o   eficaz  dos  porta-aviões  Japoneses.  Este  desgaste,  que  se  veio
          abastecimento de combustível, o rearmamento e o descolar no   a  aprofundar  no  último  grande  confronto  entre  porta-aviões
          estreito e curto convés de voo. Quando os pilotos encontravam   ocorrido em 1942 – a batalha das Ilhas de Santa Cruz – teve um
          os  alvos,  o  sucesso  do  ataque  dependia  tanto  da  sua  eficácia   enorme impacto durante os meses seguintes de guerra, ao obrigar
          individual como da eficácia dos pilotos dos caças de interceção e   a Marinha Imperial Japonesa a manter nas bases os seus porta-
          a das defesas antiaéreas do inimigo.                aviões  enquanto  aguardava  a  formação  de  novas  tripulações.
           As duas forças antagónicas entraram em contacto na manhã de 24   Na realidade, a sua reaparição aconteceu em meados de 1944,
          de agosto. Aviões do Enterprise e do Saratoga afundaram o Ryujo a   quando se deu o último e decisivo confronto entre porta-aviões,
          meio da tarde.  Enquanto isso, o Shokaku e o Zuikaku lançavam duas   na chamada batalha do Mar das Filipinas.
          vagas de aviões para ataque ao Enterprise e ao Saratoga.  Alertados
          pelos radares de busca aérea, os porta-aviões americanos e os seus                            Piedade Vaz
          escoltas, prepararam-se para o pior. Embora os caças americanos                                 CFR REF


          16  MARÇO 2022
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