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REVISTA DA ARMADA | 573
energia elétrica, além de alimentar os sistemas do navio, seja
também utilizada para alimentar dois motores elétricos de
propulsão, em substituição dos dois motores diesel. HIDROGÉNIO
Esta configuração foi dimensionada para trânsitos ou patrulhas
até aos 14 nós. Para alcançar velocidades superiores a 20 nós, o
navio manteria o terceiro veio propulsionado pela turbina a gás Para garantia dos padrões
(alimentada a diesel). Ainda como alternativa e segurança, seria de vida duma crescente
mantido o terceiro gerador alimentado a diesel. população mundial há
O maior constrangimento no projeto idealizado passa necessidade de cada vez
pelo acondicionamento do hidrogénio. Com uma densidade mais watts. Prevê-se uma
energética bastante inferior ao diesel, o armazenamento de subida mínima de 25%
hidrogénio teria que passar pelo embarque de reservatórios na procura de energia
cilíndricos de hidrogénio arrumados dentro dos volumes até 2040. Se a economia
disponíveis dos módulos do navio. continuar dependente do
O navio tem uma capacidade disponível para acomodar carvão e do petróleo, tal
cerca de 244 reservatórios, o que permite armazenar cerca significará mais emissões de CO para
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de 1463 kg de hidrogénio. Esta quantidade de hidrogénio a atmosfera e o consequente agravamento das alterações
permite uma autonomia de 600 milhas a 10 nós de velocidade climáticas. Daí se estar a tentar descarbonizar o planeta
ou 300 milhas a 14 nós; essa autonomia será aumentada
em cerca de 1200 milhas, a 14 nós, com a propulsão diesel até 2050, recorrendo para o efeito a combustíveis
sobrante. Os requisitos operacionais para os navios da classe alternativos tais como o hidrogénio.
Tejo exigem autonomia de 7 dias a 14 nós de velocidade, ou O hidrogénio é um elemento químico gasoso, incolor,
seja, nunca inferior a 2400 milhas náuticas. inodoro e insolúvel na água e menos denso do que o
Para operacionalizar o conceito atrás explicado, foram ar. É o elemento mais leve da Tabela Periódica. A sua
listados os seguintes sistemas a instalar no navio, além dos fórmula molecular estável é H . E é um combustível
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sistemas de armazenamento de hidrogénio: universal, leve e muito reativo.
- 20 pilhas de hidrogénio (60kW cada) para produção de energia Porém o hidrogénio não existe na natureza no seu
elétrica, em substituição dos geradores a diesel nr. 1 e nr. 2; estado puro. Tem que ser obtido recorrendo, por
- 4 motores elétricos de 350kW para a propulsão, 2 por linha exemplo, a um eletrolisador, que consome energia. A
de veio, em substituição dos dois motores diesel propulsores; forma como o hidrogénio é produzido, e a origem da
- Controlador dos motores elétricos de propulsão; energia utilizada no processo, determina a sua “cor”:
- 1 eletrobomba hidráulica; verde, azul, cinzenta…
- Grupo de baterias (num total de 500kWh); No hidrogénio “verde”, a corrente elétrica que separa
- 2 conversores DC/AC; o hidrogénio do oxigénio existentes na água provem de
- Alteração ao quadro elétrico principal. fontes renováveis – e.g. aerogeradores terrestres ou
CONCLUSÃO marítimos.
O armazenamento de grandes quantidades de
hidrogénio pode ser feito no estado líquido (a
Do ponto de vista tecnológico, e usando a tecnologia
existente, a conversão do NRP Guadiana para hidrogénio temperaturas inferiores a -235ºC) ou comprimido a
afigura-se possível. Contudo os grandes desafios prendem- pressões elevadas.
se com a quantidade de hidrogénio que o navio consegue
transportar/armazenar e o impacto na autonomia do navio.
Com os estudos preliminares, verificou-se que o que é
tecnicamente viável não satisfaz os requisitos inicialmente
estabelecidos para esta classe de navios. PILHA COMBUSTÍVEL
Esta limitação cria um desafio do ponto de vista tecnológico,
para conseguir acomodar mais hidrogénio, e outro do ponto
de vista operacional, para conseguir operar o navio com uma A pilha de combustível é um dispositivo capaz de fazer
autonomia mais limitada. reagir o hidrogénio com a água (num processo inverso
O grupo que está a desenvolver este projeto mantêm-se ao da eletrólise) para gerar eletricidade e água, processo
atento e continua a procurar forma de solucionar o problema é similar ao de uma pilha elétrica convencional mas em
da capacidade de armazenamento, decorrente da evolução que a substância que funciona como ânodo e cátodo se
da tecnologia. encontra armazenada no exterior da pilha.
Contudo, importa não esquecer que: O processo começa com a dissociação do hidrogénio
- O uso destes meios está previsto para 10 anos,
eventualmente 15 anos, ou seja ,a vida útil do navio poderá H no estado gasoso – dá origem a dois átomos de
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terminar em 2035; e hidrogénio. Estes átomos cedem seu único eletrão e o seu
- Até ao final desse período, terão que estar concluídos os núcleo (o protão) atravessa uma membrana de polímero
estudos de forma promover a substituição destes meios porosa. Do outro lado da membrana, o hidrogénio reage
por novas plataformas navais, eventualmente também com o oxigénio para dar água e, ao mesmo tempo,
empregando hidrogénio na propulsão e ou geração de energia. reclama o seu eletrão cuja energia serviu para gerar
a eletricidade necessária para o funcionamento dum
motor elétrico.
Colaboração da DIREÇÃO DE NAVIOS
20 MAIO 2022