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REVISTA DA ARMADA | 573



            energia elétrica, além de alimentar os sistemas do navio, seja
            também utilizada para alimentar dois motores elétricos de
            propulsão, em substituição dos dois motores diesel.   HIDROGÉNIO
             Esta configuração foi dimensionada para trânsitos ou patrulhas
            até aos 14 nós. Para alcançar velocidades superiores a 20 nós, o
            navio manteria o terceiro veio propulsionado pela turbina a gás          Para  garantia  dos  padrões
            (alimentada a diesel). Ainda como alternativa e segurança, seria          de  vida  duma  crescente
            mantido o terceiro gerador alimentado a diesel.                            população  mundial  há
             O  maior  constrangimento  no  projeto  idealizado  passa                 necessidade  de  cada  vez
            pelo acondicionamento do hidrogénio. Com uma densidade                     mais watts. Prevê-se uma
            energética bastante inferior ao diesel, o armazenamento de                 subida  mínima  de  25%
            hidrogénio teria que passar pelo embarque de reservatórios                 na  procura  de  energia
            cilíndricos  de  hidrogénio  arrumados  dentro  dos  volumes              até  2040.  Se  a  economia
            disponíveis dos módulos do navio.                                        continuar  dependente  do
             O  navio  tem  uma  capacidade  disponível  para  acomodar            carvão  e  do  petróleo,  tal
            cerca de 244 reservatórios, o que permite armazenar cerca          significará mais emissões de CO  para
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            de  1463  kg  de  hidrogénio.  Esta  quantidade  de  hidrogénio   a atmosfera e o consequente agravamento das alterações
            permite uma autonomia de 600 milhas a 10 nós de velocidade   climáticas. Daí se estar a tentar descarbonizar o planeta
            ou  300  milhas  a  14  nós;  essa  autonomia  será  aumentada
            em cerca de 1200 milhas, a 14 nós, com a propulsão diesel   até  2050,  recorrendo  para  o  efeito  a  combustíveis
            sobrante. Os requisitos operacionais para os navios da classe   alternativos tais como o hidrogénio.
            Tejo exigem autonomia de 7 dias a 14 nós de velocidade, ou   O hidrogénio é um elemento químico gasoso, incolor,
            seja, nunca inferior a 2400 milhas náuticas.        inodoro e insolúvel na água e menos denso do que o
             Para  operacionalizar  o  conceito  atrás  explicado,  foram   ar. É o elemento mais leve da Tabela Periódica. A sua
            listados os seguintes sistemas a instalar no navio, além dos   fórmula  molecular  estável  é  H .  E  é  um  combustível
                                                                                         2
            sistemas de armazenamento de hidrogénio:            universal, leve e muito reativo.
             - 20 pilhas de hidrogénio (60kW cada) para produção de energia   Porém  o  hidrogénio  não  existe  na  natureza  no  seu
            elétrica, em substituição dos geradores a diesel nr. 1 e nr. 2;  estado  puro.  Tem  que  ser  obtido  recorrendo,  por
             - 4 motores elétricos de 350kW para a propulsão, 2 por linha   exemplo,  a  um  eletrolisador,  que  consome  energia.  A
            de veio, em substituição dos dois motores diesel propulsores;  forma como o hidrogénio  é produzido, e a origem da
             - Controlador dos motores elétricos de propulsão;  energia  utilizada  no  processo,  determina  a  sua  “cor”:
             - 1 eletrobomba hidráulica;                        verde, azul, cinzenta…
             - Grupo de baterias (num total de 500kWh);           No hidrogénio “verde”, a corrente elétrica que separa
             - 2 conversores DC/AC;                             o hidrogénio do oxigénio existentes na água provem de
             - Alteração ao quadro elétrico principal.          fontes  renováveis  –  e.g.  aerogeradores  terrestres  ou

            CONCLUSÃO                                           marítimos.
                                                                 O  armazenamento  de  grandes  quantidades  de
                                                                hidrogénio  pode  ser  feito  no  estado  líquido  (a
             Do  ponto  de  vista  tecnológico,  e  usando  a  tecnologia
            existente,  a  conversão  do  NRP  Guadiana  para  hidrogénio   temperaturas  inferiores  a  -235ºC)  ou  comprimido  a
            afigura-se possível. Contudo os grandes desafios prendem-  pressões elevadas.
            se  com  a  quantidade  de  hidrogénio  que  o  navio  consegue
            transportar/armazenar e o impacto na autonomia do navio.
            Com  os  estudos  preliminares,  verificou-se  que  o  que  é
            tecnicamente  viável  não  satisfaz  os  requisitos  inicialmente
            estabelecidos para esta classe de navios.           PILHA COMBUSTÍVEL
             Esta limitação cria um desafio do ponto de vista tecnológico,
            para conseguir acomodar mais hidrogénio, e outro do ponto
            de vista operacional, para conseguir operar o navio com uma   A pilha de combustível é um dispositivo capaz de fazer
            autonomia mais limitada.                            reagir o hidrogénio com a água (num processo inverso
             O  grupo  que  está  a  desenvolver  este  projeto  mantêm-se   ao da eletrólise) para gerar eletricidade e água, processo
            atento e continua a procurar forma de solucionar o problema   é similar ao de uma pilha elétrica convencional mas em
            da capacidade de armazenamento, decorrente da evolução   que a substância que funciona como ânodo e cátodo se
            da tecnologia.                                      encontra armazenada no exterior da pilha.
             Contudo, importa não esquecer que:                  O processo começa com a dissociação do hidrogénio
             -  O  uso  destes  meios  está  previsto  para  10  anos,
            eventualmente 15 anos, ou seja ,a vida útil do navio poderá   H   no  estado  gasoso  –  dá  origem  a  dois  átomos  de
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            terminar em 2035; e                                 hidrogénio. Estes átomos cedem seu único eletrão e o seu
             - Até ao final desse período, terão que estar concluídos os   núcleo (o protão) atravessa uma membrana de polímero
            estudos  de  forma  promover  a  substituição  destes  meios   porosa. Do outro lado da membrana, o hidrogénio reage
            por  novas  plataformas  navais,  eventualmente  também   com  o  oxigénio  para  dar  água  e,  ao  mesmo  tempo,
            empregando hidrogénio na propulsão e ou geração de energia.  reclama  o  seu  eletrão  cuja  energia  serviu  para  gerar
                                                                a  eletricidade  necessária  para  o  funcionamento  dum
                                                                motor elétrico.
                                  Colaboração da DIREÇÃO DE NAVIOS




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