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REVISTA DA ARMADA | 573


            NRP GUADIANA


            UM FUTURO NAVIO "VERDE"?


              A Marinha tem em curso um projeto que visa promover   O QUE TORNA O NRP GUADIANA
            a instalação de uma instalação propulsora com utilização   INTERESSANTE PARA O PROJETO
            de  hidrogénio  como  combustível  num  navio  de  guerra.
            O  NRP  Guadiana  foi  identificado  como  uma  unidade   As lanchas da classe Tejo são navios que foram projetados
            interessante como alvo deste projeto.
                                                                 sob a égide do princípio da modularidade, princípio esse
            PROJETO H2 NAVY                                      que é bastante útil para a aplicação e desenvolvimento
                                                                 deste  tipo  de  alterações,  dado  ter  vários  espaços  que
                                                                 podem ter variadas aplicações.
              Na  esfera  do  consumo  de  hidrogénio  na  atividade  da   Esta  classe  de  navios  foi  projetada  com  quatro  espaços
            Marinha, o Estado Maior da Armada (EMA), com os seus   vazios que recebem diferentes módulos de equipamento,
            parceiros  no  projeto,  iniciaram  o  estudo  de  viabilidade   módulos  esses  que  conferem  diferentes  capacidades  ao
            para a conversão do sistema de propulsão e de produção   navio. Este design separa completamente a plataforma do
            de energia de um meio naval que opera com combustíveis   navio do seu payload. Olhando para o navio sem os módulos
            fosseis passar a operar com o hidrogénio, permitindo a   instalados, vemos uma plataforma naval que nos dá uma
            sua operação sem emissões poluentes.                 flexibilidade sem precedentes para este tipo de alterações/
              O projeto H2 Navy, promovido pela Marinha através do   adaptações. Esta configuração do navio permite utilizar três
            EMA, pretende abraçar quatro vetores da cadeia de valor   desses  espaços  para  instalar  conjuntos  de  reservatórios
            do hidrogénio verde:                                 de  hidrogénio,  reservando  o  quarto  espaço  para  a  grua
                                                                 existente, mantendo assim essa capacidade fundamental.
              1: produção;                                        O  conceito  operacional  para  os  navios  da  classe  Tejo
              2: armazenamento;                                  é  centrado  em  missões  de  patrulhamento  costeiro.
              3: distribuição;                                   Considerando  o  tipo  de  missões  que  exigem  menor
              4: consumo de hidrogénio.                          autonomia, uma plataforma flexível e bastante capaz, e
                                                                 a oportunidade do NRP Guadiana ainda estar a aguardar
              Neste  projeto  estão  envolvidas  várias  entidades  em   outra docagem e trabalhos de manutenção após a compra
            parceria com a Marinha. Uma delas detém, em Portugal,   ao  Estado  Dinamarquês,  este  navio  tornou-se  alvo  de
            o know-how no armazenamento, em pilhas de combustível   estudo natural para a sua conversão para hidrogénio.
            e  na  utilização  de  hidrogénio  na  mobilidade  rodoviária.
            Outra  colabora  com  a  Marinha  na  gestão  das  fontes  de   SOLUÇÃO DESENVOLVIDA
            financiamento  para  viabilizar  tal  projeto.  Ainda  outro
            parceiro contribui com conhecimento na área da integração   A  solução  desenhada  pelas  entidades  envolvidas  no
            e do comando e controlo neste tipo de sistemas. A Arsenal   projeto,  tendo  em  conta  os  constrangimentos  que  o
            do  Alfeite,  S.A.,  que  está  envolvida  desde  sempre  no   navio  apresenta  e  a  tecnologia  existente,  passa  pelo
            processo  de  reativação  do  navio,  colabora  nos  serviços   embarque de 1463 kg de hidrogénio no estado gasoso,
            de estaleiro eventualmente necessários para o projeto e   a uma pressão de 350 bar, para a produção de energia
            instalação da tecnologia selecionada.                elétrica  com  pilhas  de  combustível.  Pretende-se  que  a




























            Configuração do NRP Guadiana com armazenamento de hidrogénio



                                                                                                     MAIO 2022  19
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