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REVISTA DA ARMADA | 573
NRP GUADIANA
UM FUTURO NAVIO "VERDE"?
A Marinha tem em curso um projeto que visa promover O QUE TORNA O NRP GUADIANA
a instalação de uma instalação propulsora com utilização INTERESSANTE PARA O PROJETO
de hidrogénio como combustível num navio de guerra.
O NRP Guadiana foi identificado como uma unidade As lanchas da classe Tejo são navios que foram projetados
interessante como alvo deste projeto.
sob a égide do princípio da modularidade, princípio esse
PROJETO H2 NAVY que é bastante útil para a aplicação e desenvolvimento
deste tipo de alterações, dado ter vários espaços que
podem ter variadas aplicações.
Na esfera do consumo de hidrogénio na atividade da Esta classe de navios foi projetada com quatro espaços
Marinha, o Estado Maior da Armada (EMA), com os seus vazios que recebem diferentes módulos de equipamento,
parceiros no projeto, iniciaram o estudo de viabilidade módulos esses que conferem diferentes capacidades ao
para a conversão do sistema de propulsão e de produção navio. Este design separa completamente a plataforma do
de energia de um meio naval que opera com combustíveis navio do seu payload. Olhando para o navio sem os módulos
fosseis passar a operar com o hidrogénio, permitindo a instalados, vemos uma plataforma naval que nos dá uma
sua operação sem emissões poluentes. flexibilidade sem precedentes para este tipo de alterações/
O projeto H2 Navy, promovido pela Marinha através do adaptações. Esta configuração do navio permite utilizar três
EMA, pretende abraçar quatro vetores da cadeia de valor desses espaços para instalar conjuntos de reservatórios
do hidrogénio verde: de hidrogénio, reservando o quarto espaço para a grua
existente, mantendo assim essa capacidade fundamental.
1: produção; O conceito operacional para os navios da classe Tejo
2: armazenamento; é centrado em missões de patrulhamento costeiro.
3: distribuição; Considerando o tipo de missões que exigem menor
4: consumo de hidrogénio. autonomia, uma plataforma flexível e bastante capaz, e
a oportunidade do NRP Guadiana ainda estar a aguardar
Neste projeto estão envolvidas várias entidades em outra docagem e trabalhos de manutenção após a compra
parceria com a Marinha. Uma delas detém, em Portugal, ao Estado Dinamarquês, este navio tornou-se alvo de
o know-how no armazenamento, em pilhas de combustível estudo natural para a sua conversão para hidrogénio.
e na utilização de hidrogénio na mobilidade rodoviária.
Outra colabora com a Marinha na gestão das fontes de SOLUÇÃO DESENVOLVIDA
financiamento para viabilizar tal projeto. Ainda outro
parceiro contribui com conhecimento na área da integração A solução desenhada pelas entidades envolvidas no
e do comando e controlo neste tipo de sistemas. A Arsenal projeto, tendo em conta os constrangimentos que o
do Alfeite, S.A., que está envolvida desde sempre no navio apresenta e a tecnologia existente, passa pelo
processo de reativação do navio, colabora nos serviços embarque de 1463 kg de hidrogénio no estado gasoso,
de estaleiro eventualmente necessários para o projeto e a uma pressão de 350 bar, para a produção de energia
instalação da tecnologia selecionada. elétrica com pilhas de combustível. Pretende-se que a
Configuração do NRP Guadiana com armazenamento de hidrogénio
MAIO 2022 19