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REVISTA DA ARMADA | 573
          ALOCUÇÃO DO



          Prof. DouTor LOURENÇO MATEUS




          ‟Alguma coisa temos que fazer — para nos considerarmos dignos   durante a qual patentearam ao mundo a valia dos seus trabalhos
          daqueles que, —no passado, —nos desbravaram o caminho”   científicos,  como  o  préstimo  dos  instrumentos  e  métodos  ¬por
                                                              ambos desenvolvidos para a prática segura da aeronavegação.
            Estas palavras — escritas pelo punho do próprio almirante Gago    Aeronavegação marítima, que até 1921 (até à conclusão da
          Coutinho,  a  propósito  das  navegações  quinhentistas  —  foram   bem-sucedida viagem aérea entre Lisboa e o Funchal — por
          aqui postas em prática, há cem anos, por dois oficiais da Armada,   ambos realizada como ensaio para a Travessia aérea do Atlântico
          secundados por muitos outros camaradas, cujos nomes jazem na   Sul,  com  Ortins  Betencourt  e  Roger  Soubiran  integrados  na
          penumbra da História, mas a quem hoje aqui cabe, também, a   equipagem) se revelara tão imprecisa como arriscada.
          glória do feito que celebramos.                      Imprecisa e arriscada porque, nas quatro viagens aéreas de
           Feito, que então se traduziu na 1.ª travessia aérea do Atlântico   âmbito mundial até então empreendidas por aviadores de diferentes
          Sul — nesse tempo, uma extraordinária façanha aeronáutica de   nacionalidades, em todas se patenteara, de maneira diversa, mais
          repercussão mundial.                                arrojo  do  que  ciência,  e  maior  emprego  de  recursos  materiais  e
           Extraordinária,  pelas  inúmeras  dificuldades  que  apresentava,   humanos do que de métodos científicos e resultados precisos. Sendo,
          e  pelos  incontáveis  problemas  técnicos  e  científicos  que  os   por isto mesmo — e quando vistas à luz da progressão aeronáutica
          comandantes — Sacadura Cabral e Gago Coutinho — tiveram que
          resolver antes e durante a viagem.                  — viagens aéreas tão estéreis como impraticáveis.
           Proeza, que não estava ao alcance dos mais ousados, mas dos   Progressão aeronáutica, que desde o termo da Grande Guerra,
          mais aptos. Pois, nesse tempo de Ares nunca d´antes navegados,   elevava cada vez mais as asas dos aviões e lhes alargava o raio de
          não bastava ter um avião e ser audaz para voar com precisão   ação ¬, vencendo milenares barreiras geográficas e abeirando, do
          sobre o mar. Era preciso mais... e muito, muito mais, era aquilo que   mesmo horizonte de progresso, povos e culturas.
          os dois aviadores da marinha portuguesa em si guardavam. Aptos   Horizonte de progresso que o comandante Sacadura Cabral
          que se sentiam pela tenacidade que os animava, pela disciplina   antevia  a  seu  modo,  como  JOIA  DO  OUSAR—  que  foi  segundo
          intelectual  e  física  que  tinham,  pelo  rigor  que  praticavam  e   Fernando Pessoa — e, sobretudo, como personificação plena da
          sobretudo, pelo espírito de sacrifício que estavam habituados a   modernidade do primeiro quartel do século XX, onde o dinamismo
          devotar à Pátria que serviam.                       se impunha à indiferença e o desembaraço à lentidão. Porque a
           Mas aptos, também, porque  eram os mais bem preparados   presteza se tornara num modo de vida, e o céu num caminho
          para a missão que se propunham realizar. Tanto pelos estudos   aberto pela humanidade.
          que  haviam  feito,  como  pela  experiência  acumulada,  ao  longo   Caminho inédito este, até então estorvado pela impossibilidade
          de anos, como marinheiros e geógrafos militares. Aptidões que   física  de  interpretar  a  sinalética  do  firmamento,  quando  em
          lhes permitiram percorrer o ignoto espaço aéreo entre Lisboa e   voo,  tal  como  o  faziam  os  mareantes  sempre  que  procuravam
          o Rio de Janeiro, tal como haviam percorrido as terras de África,   conhecer a sua posição.
          sempre com a vida metida em despesa, mas com o menor risco   E como novos caminhos exigem tecnologia recente e
          possível e a maior margem de sucesso provável. Expedição aérea   reconfigurações do pensamento, o comandante Sacadura Cabral




























          Foto CAB L Elisabete Angelina










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