Page 344 - Revista da Armada
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A hora legal em Portuga:









                   ode  afirmar-se,  concre tamente,  que  desde  a
                   criação em 1798 do Real Observatório da Ma ri-
             P nha, o pelouro da hora oficial. no nosso pais. foi
              desempenhado  regular  e  permane ntemente,  até
             principios deste século. pela Marinha de Guerra, atra-
             vés do seu Serviço de Regulação de Cronómetros e
             Hora  Oficial entregue aos cuidados da Escola Naval,
             desde a sua fundação em 1845.
                Apesardesse Serviço se destinar especificamente
   •         à regulação dos cronómetros, portanto, à navegação •
             foi  preocupação  dos  seus  responsáveis,  desde  o
             inicio,  fornecer também um  serviço publico da hora
             oficial ao pais.
                Assim, em 1858, no  uDiário d o Governou d e  19 d e
              Novembro,  o  secretário  de Estado  dos Negócios da                     •
             Marinha anunciava: que o Real Observatôrio da Mari-
             nha passaria a indicar,  todos os dias,  a H ora  Oficial
             por meio da queda de  um balão.  Este  sinal horário
             tornava-se,  portanto,  extensivo  aos  habitantes  da
             cidade (I).
                 Este primeiro balão era de construção rudimentar,
             tendo sido classificado, mais tarde, pelo vice·almiran-
             te Ramos da Costa de balão irris6rio, p uxado à corda,
             sendo alvo de troça e descrédito, a ponto dos almana-
             ques náuticos ingleses e franceses publicarem notas
             de que os sinais de Lisboa não mereciam confiança.
                 Por essas razões,  em  1884,  o  director da Escola
              Naval informava o director-geral da Marinha das con-
             dições  precárias daquele  Serviço  e  propunha  a  sua
             substituição  por  outro  mais  aperfeiçoado  e  ligado
             electricamente  ao  Real  Observatório de Lisboa,  na
             Tapada  da  Ajuda.  Em  resposta  rápida,  o  referido
             director informava que o  ministro da Marinha auto-
             rizava  a  realização  dos  trabalhos  necessários e).
                 Constituiu-se, então, uma comissão composta pe-
             los director da Escola Naval e pelo oficial da Marinha
             engenheiro  hidrógrafo  Frederico  Augusto Dom,  di-  o  segundo baIlo do Arsenal, instalado em  1885.  na aja oeste do
              rector do Real Observatório de Lisboa, que escolhe-  antigo Arsenal da Marinha (Sala do Risco), voltado para o Cais do
                                                                 Sodrê.
              ram como técnico um reconhecido construtor de ins-
                                                                    Simultaneamente, o serviço de regulação dos cro-
             trumentos de precisão e  de electricidade, chamado
                                                                 nómetros  introduzia  maior rigor  na comparação da
             Maximiliano Augusto Herrmann, português, filho de
                                                                 marcha  dos  mesmos,  ao  construir  uma  tlcasa  das
             pai alemão, de Estrasburgo, para a execução do novo
                                                                 temperaturas)), a exemplO dos observatórios de Was-
             projecto da hora oficial.
                                                                 hington  e  Genebra,  constituindo-se,  deste  modo,
                Foi  construído,  desta  vez,  um  bem  concebido
                                                                 uma fonte alternativa e  permanente à  hora oficial do
             mecanismo electromecânico ligado directamente ao
                                                                 Observatório. que era transmitida somente uma vez
             Observatório  da  Tapada,  que  proporcionava  uma
                                                                 perdia.
             queda rápida e precisa do balão. Este sistema funcio-
             nou regularmente desde 15 de Agosto de 1885 até à
             uma hora da tarde do dia 15 de Dezembro de 1915.
                                                                 o ESTABELECIMENTO DA HORA LEGAL
                                                                 EM PORTUGAL
                 (')  Vide artigo O Baliio do A r.enal, do cap.-m.-g. J. A.  Sousa
             Mendes, " Revisu da Armada_ n." I J4/ Março8J.
                f)  Víde artigo A  RfI{/l.llaçio doa  Cronómetros de Bordo.  do   Em 1911, o primeiro Governo Provisório da Repú-
             cap.·m.·g.  A.  EstáclO  dos  Reis,  _Revista  da  Armada_  n." 187/   blica Portuguesa,  no  seu propóSito de introduzir ou
             IFev. 87.                                           corrigir princípios e  normas de convivência interna-
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