Page 93 - Revista da Armada
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comando a guerra desenrolava-se, não pertencendo à Esquadrilha a pagação tinha às vezes caprichos
quase exclusivamente, em dois esta podiam recorrer para variadas surpreendentes!
terços do território, aquele onde tarefas de carácter logístico e de Recordo-me de certa noite estar
penetram os grandes braços de mar certos aspectos de instrução, em a bordo de uma lancha que foi
e onde os cursos de água determi- consequência da especial aptidão e atacada numa emboscada, no rio
navam, em grande parte, as carac- centralização de meios afins, como Mansoa, a cerca de 50 km de Bis-
terfsticas tácticas do confronto, o tipo garantia de mais eficiente uniformi- sau, e o flash que tentámos então
e local das nossas posições e a for- zação e mais econónica distribuição transmitir para Bissau, no decurso
ma de actuação, nossa e do inimigo. de tarefas. do combate, ter sido recebido por um
O teatro de operações era, por- atónito operador em ... Algés! Ao fim
tanto, todo retalhado pelos grandes e ao cabo, este acabou por nos
cursos de água e pelo denso reti- AS LDM servir de relais para a Radionaval de
culado dos canais e afluentes que se Bissau.
desenrolava em torno daqueles, for- .. RA .. - Qual a actuação e o Todas as lanchas - mas sobre-
mando grandes bacias hidrográficas. comportamento das LOM? tudo as LDM - eram unidades poli-
A parte portuguesa procurava AC - Pode dizer-se que a ima- valentes, faziam fiscalização e
assegurar a ocupação do terreno e gem de marca da Esquadrilha, o seu patrulha; apoio logístico às unidades
o controlo das populações, através ex-líbris, era dado pelas LDM. Pelas dispersas pelo território; escoamen-
da implantação de postos militares suas dimensões, pela robustez e to de produtos - principalmente
do Exército, em regra ao n(val manobrabilidade, capacidade de arroz - para Bissau; e participavam
de efectivos de uma companhia, carga, autonomia, meios de comuni- em operações, desembarcando e
enquanto o inimigo, disputando cação e armamento, elas consti- embarcando forças. Estas eram as
(para o que tinha vantagens óbvias) tufam, entre as existentes, a unidade missões tfpicas em que estavam
o controlo dessas populações, pro- ideal para os versáteis tipos das mis- envolvidas.
curava imobilizar no terreno as guar- sões que se requeriam no especifico Tinham, como disse, um razoá-
nições desses postos e dificultar a teatro de operações da Guiné. Com vel poder de fogo e navegavam na
comunicação física entre eles. uma guarnição de seis homens (um humidade (como se diz na gíria
É fácil compreender-se como, cabo ou marinheiro de manobra, marinheira quando um navio cala
neste quadro, era essencial manter patrão; dois marinheiros ou grume- muito pouco). Com frequência andá-
abertas as vias de comunicação tes artilheiros; dois marinheiros ou vamos em canais cuja largura em
marítimas, e como era importante o grumetes condutores de máquinas e pouco excedia a boca da lancha.
papel naturalmente assumido pelas um marinheiro ou grumete radiote- No plano operacional, as princi-
lanchas de desembarque. Era o con- legrafista) e armadas com uma peça pais limitações resultavam das defi-
junto das LDM (lanchas de desem- AA Oerlinkon de 20 mm e duas ciências de visibilidade, do nível de
barque médias), LOP (lanchas de metralhadoras MG 42 montadas em rufdo dos motores e das limitações
desembarque pequenas) e LFP (lan- reparos semifixos a um e outro dos campos de tiro das armas,
chas de fiscalização pequenas) que bordo, estas lanchas tinham um devido ao seu desenho estruturaL
constitula a Esquadrilha de Lanchas razoável poder de fogo, podendo Equipadas com dois potentes
da Guiné, no meu tempo, com um assegurar, com meios próprios, motores Diesel, a sua presença, a
total de trinta unidades. Para além radiocomunicações com a rede navegar, era detectada a enormes
destas, havia ainda as LFG (lanchas local, terrestre e aérea, e com Bis- distâncias o que, em muitos casos,
de fiscalização grandes) e LOG (lan- sau (em VHF), a partir de qualquer comprometia o factor surpresa, em
chas de desembarque grandes) que ponto do território. Contudo, a pro- regra fundamental nos desembar-
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