Page 17 - Revista da Armada
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profundidade. O equipamento de ASDIC foi substi· lhe foi possível manter em tal momento. Mas nada
tuído por outro de modelo recente e francamente aper- podiam fazer: estavam ocupados na realização de uma
feiçoado. E, finalmente, graças às porfiadas diligências busca ordenada pelo destroyer uViperous» e não
do comandante, foi montado a bordo um equipamento podiam abandoná-la.
de RADAR, cuja disponibilidade para as corvetas, Quatro das moças foram, contudo, salvas por outro
figurava em última prioridade. navio mercante que parara corajosamente e para o
efeito arriara um escaler. Mas o navio que as salvara,
ASPECTOS CRUÉIS DA GUERRA infortunadamente, foi um dos dois que naquela mes-
ma noite foram ao fundo. Também ele se afundou em
Terminadas as seis semanas de fabricos, o tempo poucos instantes e o uCompass Rose», dessa vez des·
sorridente daquele fim de verão de 1941 ajudou a guar- tacada para recolher sobreviventes, pôde apenas
nição a voltar novamente ao mar, depois de pequeno recolher quatro náufragos vivos e seis mortos. Entre
mas merecido descanso. esses mortos estava uma das moças, a única que foi
Quando se juntaram ao comboio que lhes estava encontrada do grupo inicial de vinte. Incluido na linha
destinado, já fora do farol da barra do porto de Liver- de corpos instalados no convés a ré, o da jovem cons·
pool, estavam novamente de regresso à velha rotina tituía uma nota dolorosa. O cabelo claro e encharcado,
e depois de navegarem durante quarenta e oito horas, emoldurava um rosto contraído e apavorado que. vivo
rumo a Gibraltar, o navio estava pronto para a sua mis- e em repouso, devia ter sido encantador. O oficial ime-
são, como anteriormente. diato Lockhart, sentiu que a garganta se lhe contraía
Mais uma vez faziam parte de uma escolta, cons- ao olhar para ela. Não podia existir aspecto mais triste
tituída por dois destroyers e cinco corvetas, encarre· e sÓrdido da guerra ...
gados de proteger vinte e um navios mercantes. Seis navios já tinham sido afundados. Seis navios
A calma com que até então tinha decorrido a via- em dois dias e ainda lhes restava uma semana de via-
gem bem cedo foi quebrada. Começou com o avista· gem, antes de findarem a missão de que estavam
mento de um avião, um quadrimotor FoIk·Wulf, em incwnbidos. Mas agora a sorte protegera-os um pouco
voo de reconhecimento, que se aproximou do com· mais. Uma série de duas noites escuras, combinada
boio, vindo de leste e depois começou a rodeá-lo em com profundas alterações de rumo, parecia ter aliviado
circulas vagarosos, bem fora do alcance da artilharia o ímpeto da perseguição do inimigo. O comboio, agora
de bordo. Aquilo já lhes acontecera antes e não tinham reduzido a quinze navios, aumentou a velocidade.
dúvidas do que o avião estava fazendo· localizar o dirigindo·se para sul, onde residia a promessa de
comboio, seguindo·o e anotando o seu rumo e veloci- segurança. A esperança crescia. Afinal, bem podiam
dade, para posterior- informação dos submarinos que chegar ao porto de destino ...
operassem nas proximidades. Assim foi, durante dois dias e duas noites. E, nessa
Ao anoitecer o avião afastou-se, rugindo para as altwa, um avião, fazendo largos círculos no claro céu
bandas de leste, ao mesmo tempo que no navio come- da madrugada, tornou a localizá-los. Os tenentes Fer-
çavam os preparativos para a ocultação de luzes. raby e Baker, que faziam o quarto das oito ~o meio-
Nada houve de extraordinário naquela noite, a não -dia, agitaram-se no mesmo movimento rápido e ner-
ser a recepÇão da seguinte mensagem:uHá indicações voso.
de que existem cinco submarinos na vossa área e que . Senhor comandante! - chamou Baker, pelo tubo
outros se aproximam». Como se impunha, o comboio porta-voz - ruído de avião ...
mudou de rumo, tomando uma rota diferente da que Mas já o comandante vinha subindo a escada para
o avião observara, na esperança de escapar à perse- a ponte, alertado no seu camarote pelo odioso ruído.
guição. Olhou em torno de si, apertando as pálpebras contra
Contudo, um grande petroleiro foi torpedeado e a claridade do dia e exclamou, subitamente apon-
incendiado, ao meio-dia. A rápida destruição daquele tando:
primeiro navio marcou o começo de uma batalha que - Lá está ele!
durou oito dias, custando pesadas perdas ao comboio, Pelo través, emergindo da névoa da manhã que se
diminuindo o nUmero de navios todas as noites, com erguia no horizonte em toda a volta deles, estava o
impressionante regularidade. avião, o espião do inimigo distante.
ilHá nove submarinos na vossa áreBll, foi a nova O avião devia ter feito rapidamente o seu traba-
mensagem recebida, ao entardecer. E alguns dos lho e os submarinos não podiam estar longe. Dentro
referidos submarinos afundaram três navios, um de- de doze horas eles estavam de volta e aquela noite cus-
les em circunstâncias particularmente horrorosas. tou ao comboio mais dois navios da já reduzida frota.
Naquele navio sabia-se que viajavam vinte moças do A caçada recomeçava de novo. Tudo foi tentado. Os
Serviço Feminino da Marinha Real (W.RN.S.), o pri- escoltas contra-atacaram, o comboio alterou o rumo
meiro grupo enviado para Gibraltar. De bordo do e aumentou a velocidade. Nada disso resultou. O sexto
uCompass Rosell eles viam-nas passeandO no convés, dia amanheceu, veio a sexta noite. O comboio desli-
tinham acenado para elas, ao passarem, alegravam- sava para O sul sob um céu escuro, sem lua. Então,
-se com a companhia das jovens, mesmo àquela dis· no horizonte, a cinco milhas de distância deles, houve
tância. O navio que as transportava foi o último a ser um recomeço súbito de violência. Fulgurante clarão
atingido naquela noite, afundando-se rapidamente. cor·de-laranja rebentou nas trevas, morreu, rornou a
- Por Deus, são aquelas pobres garotas! - exclamou brilhar e então extinguiu-se de todo. AquilO devia ser
o comandante Ericson, arrancado a uma calma que não outro navio atingido, mas desta vez, para eles, era
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