Page 16 - Revista da Armada
P. 16

2. a Grande Guerra



            - um comboio de triste memória





            PREÂMBULO                                           restantes oficiais,  todos eles voluntários da Reserva
                                                                da Marinha Real. com umas escassas cinco semanas
               A corveta H.M.S. IlCompass Rose~, aumentada ao   de curso, eram: o  imediato, tenente Lokhart e  os ofi·
            efectivo da Marinha Real Britânica em Novembro de   ciais de guarnição. tenentes Ferraby, MoreU e  Baker.
            1939,  constituia  um  tipo  de  navio  primordialmente   A sua proveniência da vida civil era a mais diversa e
            destinado para a  escolta a  comboios e  cuja constru-  curiosa possível: desde funcionário  bancário a  advo·
            ção fazia parte de um plano urgente para enfrentar a   gado, passando por empregos, profissionalmente, de
            ameaça submarina que se começava a  desenhar em     menção um pouco embaraçosa.
            toda a  sua força  destruidora.                        Durante todo o ano de 1940 e até pleno verão de
               Com um deslocamento de 1000 toneladas e noveno   1941, efectuaram aproximadamente e sem descanso,
            ta homens de guarnição.  as corvetas dispunham do   duas dezenas de comboios através do Atlântico Norte,
            mínimo indispensável para a luta AIS.  Um equipamen-  ganhando uma dura e  bem aproveitada experiência.
            to  ASDIC  (1),  de  modelo rudimentar, calhas à  popa   Estabelecera·se entre eles uma enorme camaradagem,
            para o lançamento de bombas de profundidade e uma   tendo como figura central o comandante, a quem todos
            peça de  101  mm,  no  castelo de proa.             estimavam e  reconheciam os seus dotes humanos e
               Para comandante do (cCompass Rose», foi nomeado   de marinheiro.
            o  cap.-ten.  George  Ericson,  da Reserva  da Marinha   E  então,  deram-lhes  o  que eles  estavam aguar-
            Real Britânica, que desde há alguns anos optara pelo   dando havia muitos meses: o perlodo de fabricas, com
            serviço na  Marinha Mercante.                       a inerente possibilidade da primeira licença longa. des-
               Após um perfodo de treino intensivo, o ClCompass   de que o I!Compass Rose» iniciara as suas comissões.
            Rose»  iniciou a  sua árdua vida, como escoltador, em   Além  das  necessárias  reparações,  iria  também
            Fevereiro de 1940, saindo de Liverpool com o seu pri·   receber algumas alterações de vulto.
            meiro comboio.                                         Assim, entre outras, foram instalados morteiros e
               Além do comandante Ericson, já mencionado, os    novo tipo de calhas para o lançamento das bombas de

            14
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21