Page 228 - Revista da Armada
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sendo esta situação considerada como uma  aspectos como o Banco Central, a
         das suas principais ameaças).      moeda única, a uniformização das
                                            licenças de matricula das viaturas,
         Efectivo da secção de informações  os símbolos de estado e as refor-
           Os efectivos, apenas um Oficial (Fuzileiro)  mas fiscais foram impostos pela
         e um Sargento (Exército), revelaram-se ma-  Comunidade Internacional. Na
         nifestamente insuficientes para o trabalho  realidade o único verdadeiro
         continuo das informações tendo em vista o  sucesso alcançado foi a ausência
         conhecimento permanente e actualizado da  de conflito armado durante 4 anos.
         situação em todo o Teatro de Operações. É  Na BiH existem de facto três
         de referir que as células de informações das  entidades étnicas, três exércitos
         Divisões Multinacionais (G2), são constituí-  separados, três forças de polícia e
         das entre 8 e 11 elementos.        um governo nacional, que existe
                                            no papel, mas que, na prática, é
         Factor multinacionalidade          manobrado pelas Entidades.  Fig. 3 - Áreas críticas - (Hot Spots).
           Do factor multinacionalidade, resultou por  Alterando ligeiramente as céle-
         um lado alguma dificuldade de coordenação  bres palavras de TITO, podemos dizer que a  políticos e militares, através de informação
         e entendimento na difusão oportuna das  BiH é um país com 3 grupos étnicos, 2  processada pelos sistemas C2 (Command and
         informações devido à falta de procedimentos  Entidades (FBiH e RS) 10 cantões (4), 148  Control) e CIS (Communication and Informa-
         comuns, e por outro lado uma tendência na-  municípios (Opstinas), 5 religiões, duas  tion Sistem) explorando e protegendo a
         tural para privilegiar o país de origem das  Forças Armadas, 3 exércitos, 3 presidentes, 2  própria informação e aqueles sistemas. O
         forças e só depois os canais da SFOR.  Assembleias Legislativas e 3 Assembleias  âmbito das INFO OPS é muito amplo e a
                                            Nacionais.                         sua aplicação nas operações de apoio à paz,
         Situação Regional                    Neste país a situação regional é muito  pode evitar a intervenção militar. Por isso,
           A organização do poder político  complexa, pois o verdadeiro poder político  são consideradas, pela NATO, ao nível
         decorre da implementação dos Acordos  está nos municípios e cantões.  estratégico e operacional mas devem ser
         de DAYTON e tem um estrutura que é                                    exercidas em todos os níveis.
         tutelada pela Comunidade Internacional,  Áreas Críticas - (Hot Spots)   As INFO OPS continuam a ser um dos
         através do Alto Representante (Office of  São áreas (geralmente um município),  meios mais importantes e eficazes da
         the High Representative-OHR) (3).  onde devido às condições de segurança o  influência da SFOR na BiH em que existe
           Os objectivos políticos das facções não  regresso de minorias DPRE é difícil ou  um grande envolvimento da Informação
         foram alterados significativamente desde a  impossível e pode gerar violência. Esta si-  Pública e das Operações Psicológicas
         assinatura daqueles acordos. Ainda não  tuação geralmente é provocada pelo grupo  (PSYOP) no apoio ao conceito do Coman-
         existe unidade política, pois o poder político  étnico maioritário por motivos históricos,  dante da SFOR (COMSFOR) À medida que
         real não está no governo central, mas sim ao  políticos e económicos (Fig 3). Na área das  vai sendo conseguida a estabilidade política
         nível das facções. Os líderes dos Bósnios-  informações, relativamente aos DPRE,  e económica naquele país, a importância das
         -servios e Bósnios-croatas continuam a impedir  importa analisar as condições de segurança  operações essencialmente militares vai dimi-
         a cooperação política e o funcionamento das  e factores desfavoráveis que possam afectar  nuindo, vindo a aumentar a importância
         instituições. Alguns indiciados de crimes de  o seu regresso e efectuar  avaliação da  dos “media” locais e regionais na promoção
         guerra continuam em liberdade e o poder  ameaça nas diferentes áreas.  pública, generalizada, do entendimento e
         político está concentrado em grande parte  Mereceu especial atenção a actividade que  apoio das Operações da SFOR.
         nos radicais nacionalistas que estão determi-  foi desenvolvida no âmbito do acto eleitoral  As INFO OPS têm tido uma importância
         nados em impedir ou dificultar o esforço  de Abril de 2000 e das eleições no Mon-  especial nas operações desenvolvidas pela
         internacional que tem estado a ser desen-  tenegro (Junho de 2000). A situação era  SFOR tendo em vista a redução das influên-
         volvido para o avanço do processo de paz.  extremamente difusa e poderia vir a tornar-  cias hostis; são exemplo desta situação o
         Enquanto não mudarem os seus objectivos  se crítica pelos seguintes factores  sucesso das operações realizadas em
         políticos não haverá unidade política.  • Importância das eleições para o desen-  DRVAR (Federação muçulmana-croata) e SRE-
           O sucesso da implementação dos Acordos  volvimento político do conflito;  BRENICA (República Srpska), que tiveram
         de DAYTON tem sido limitado e, alguns  • As áreas identificados pela SFOR, asso-  um grande envolvimento das INFO OPS.
                                            ciados ao regresso de refugiados e desloca-  Na sua execução existiu uma estreita
                                            dos têm vindo aumentar a instabilidade em  coordenação entre as células de Operações,
        A intensidade dos conflitos em 1991 e o nível de des-  algumas áreas e em toda a comunidade  Informações, CIMIC, PIO, os assuntos legais
        truição atingido obrigou à intervenção da comunidade
        internacional a partir de 1992 – ONU (FORPORNU) e  étnica associada.   da SFOR e a Comunidade Internacional e
        posteriormente em 1995 a NATO (IFOR e SFOR).                           especialmente OHR e OSCE.
        Portugal participa neste teatro de operações desde  Fluxo de informação
        1996, primeiro na IFOR (BIAT-900 h) e posterior-  O facto de não existirem terminais  Difusão de informação
        mente, em 1997 na sfor com unidades de escalão  CRONOS em VISOKO, durante a missão,  Decorridos cinco anos de empenhamento
        batalhão (BIMEC e BLI – 320 h) - até à data estiveram  não permitiu um adequado fluxo de infor-  de militares portugueses neste Teatro de
        empenhados 9 batalhões num total de 3 600 h.  mação entre o Batalhão, o QG da SFOR e Di-  Operações existe um conjunto disperso de
        Actualmente e desde a entrada da força conjunta
        Marinha-Exército no teatro de operações (jan00) que  visões o que constituiu um factor limitador  documentos e de doutrina. A sua compi-
        foi atribuída outra missão às unidades portuguesas  da actividade da Secção de Informações,  lação e distribuição oficial às unidades logo
        - reserva operacional do comando da SFOR, poden-  que só foi atenuado pelos contactos esta-  no início da sua preparação é fundamental
        do ser empenhadas como força de intervenção em  belecidos como já foi referido anteriormente.  para o cumprimento da missão da Força
        qualquer área da Bósnia-Herzegovina.                                   Nacional Destacada.
        Destaca-se o empenhamento em diversas operações  Information Operations (INFO OPS)
        na divisão multinacional N (americanos), na divisão  A definição de INFO OPS, de acordo com
        multinacional SW (ingleses) e na operação “Joint                       National Intelligence Cell – NIC
        Resolve XIX” (divisão multinacional SE –franceses  documentos da NATO (5) refere que são as  A missão da Reserva Operacional do
        e alemães).                         acções desenvolvidas para influenciar a  COMSFOR atribuída à Força Nacional
                                            tomada de decisão no apoio a objectivos  Destacada tem como área de actuação todo o
         10 JULHO 2001 • REVISTA DA ARMADA
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