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O Jolie Brise, em 1988. Largada para a regata Cutty Sark/Vasco da Gama Memorial.

         uma das mais importantes manifestações do  agora, os percursos são mais alargados,  para que a embarcação possa sair do país.
         mundo da vela. O percurso não é ambi-  estendendo-se ao outro lado do Atlântico.  LGL recorre a Pinheiro de Azevedo, então
         cioso. A regata faz-se de Torbay a Lisboa e o  Na de 1964, os navios largam de Lisboa,  Chefe do Estado Maior da Armada, o
         vencedor é o Moyana, do Reino Unido.  escalam as Bermudas e vão até Nova  qual, na sua presença, chama um dos aju-
         Dois anos depois, de Brest a Las Palmas, é a  Iorque. Vence o navio norueguês Christian  dantes e, na linguagem que foi um dos
         Sagres I, com o comandante Dentinho, já  Radish.                      seus grandes atributos, manda passar a
         participante na primeira regata, que irá rece-  Voltemos ao Jolie Brise. Os parceiros  indispensável credencial.
         ber a taça. No ano de 1960, quando se  proprietários vão-se desinteressando da  O Jolie Brise segue então para Inglaterra
         comemora o V Centenário da morte do  vela e LGL acaba por ficar como único  e faz base em Cowes, na ilha de Wight.
         Infante D. Henrique, os tall ships tomam  dono deste famoso veleiro. Assume as  Após a chegada, passa-se um episódio
         parte no grandioso desfile que se realizou  funções de  presidente da Associação  curioso. Como a embarcação tem um
         em Sagres.                         Naval de Lisboa, por um largo período de  grande fogão que serve não só para cozi-
           Todavia, estas regatas tinham, e conti-  dez anos e passa a utilizar o seu próprio  nhar, como para aquecimento, comodi-
         nuam a ter, outras ambições. Nasceram  veleiro para instrução de vela. Sesimbra é  dade indispensável no Inverno britânico,
         pouco depois de terminada a última  agora o seu destino habitual, dado que o  encomenda-se uma grande porção de
         Guerra Mundial e por isso o seu objectivo  aparelho do navio, muito pesado, exige  antracite. O fornecedor, ao entregar o
         era, também, contribuir, com uma boa  uma tripulação que não é fácil de reunir  carvão, comenta: “Não sabia que ainda
         dose de idealismo, para que se evitassem  para viagens mais longas.   havia iates a vapor”.
         conflitos futuros. Como ponto de honra, a  Entretanto, dá-se o 25 de Abril e LGL  No Verão de 1975 LGL é convidado
         comissão organizadora, esforça-se para  experimenta algumas dificuldades. É dis-  para levar o seu veleiro para a nova mari-
         que exista um grande intercâmbio entre  pensado do cargo de administrador que  na de Santa Catarina, junto à Torre de
         as tripulações, não só nos portos visita-  desempenha na Fundação Calouste  Londres, onde irá servir de alojamento
         dos, mas também, e especialmente,  Gulbenkian e, pior, o Jolie Brise é, por  aos seus filhos, enquanto cursam universi-
         durante os percursos no mar. Assim,  duas vezes, sujeito a tentativas de sabo-  dades inglesas, e daí o seu gosto pela
         durante as etapas, parte de cada uma das  tagem que, só por sorte, foram impedi-  prática da vela. De tal modo que um
         tripulações muda de navio. A partir de  das.                          deles, o António, seguindo as pisadas do
         1974, o grande troféu desta regata será  No mesmo ano de 1975, comemoram-  pai é, actualmente, o presidente da
         uma réplica em prata do célebre clipper  -se os 50 anos da regata FASTNET e LGL  Associação Naval de Lisboa.
         Cutty Sark, que se entrega ao navio que  é, naturalmente, convidado para estar pre-  LGL passa a ter um pé lá e outro cá. De
         mais tenha contribuído para criar um bom  sente em Inglaterra. Mas como a situação  facto, sempre que pode e nas férias vai
         ambiente entre tripulações.        política em Portugal está complicada é  até Inglaterra e navega no seu veleiro.
           As regatas de tall ships continuam mas,  necessário obter autorização especial  Neste país não é difícil arranjar eficientes

         18 JULHO 2001 • REVISTA DA ARMADA
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