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A MARINHA DE D. MANUEL (16)
O Acaso ou a Intencionalidade
O Acaso ou a Intencionalidade
edro Álvares Cabral passou por com essa direcção, se o seu caminho era navios guinaram intencionalmente para
Cabo Verde como se tivesse água a volta do mar para demandar o Cabo da oeste à procura de terra, a terra que vie-
P para navegar quatro meses, como Boa Esperança? No mínimo estariam a ram a descobrir em 22 de Abril de 1500.
lhe recomendara Vasco da Gama, e perder tempo e barlavento. E esta Os sucessos deste encontro com o
seguiu o seu caminho para sul com os questão levantou – mais uma vez – a Brasil são conhecidos e não iremos par-
alísios de nordeste que, naquela altura dúvida sobre se a descoberta daquelas ticularizá-los aqui. É sabida a alegria das
do ano lhe permitem chegar até ao terras foi um acaso, numa viagem para a gentes, a forma como contactaram com
Equador. Quando encontrou os de Índia, ou se teria sido algo de intencional os índios, a impressão que causaram, a
sueste, virou para estibordo, tomando o e planeado. Bom!... Um acaso total não missa em Porto Seguro, a recolha de
caminho do oeste e sudoeste, conforme o pode ter sido. Não é provável que os lenha e água e a partida a 2 de Maio, não
vento e o mar lhe servisse sem enviarem um navio
(instruções de Vasco da (Gaspar de Lemos) ao
Gama). E, a partir de certa reino, para anunciar a
altura, é interessante se- descoberta que tinham
guir o que Pêro Vaz de feito.
Caminha escreveu, na Continuaram, pois, o seu
carta que foi enviada a D. caminho navegando até
Manuel: “E asy seguimos cerca do dia 20 de Maio,
nosso caminho per este data em que caíram de-
mar de lomgo ataa terça baixo de um temporal que
feira d’oitavas de Páscoa fez perder os navios uns
que foram 21 dias d’Abril dos outros só se reagru-
que topamos algÙus sy- pando seis deles. Barto-
naaes de terra” – e segue lomeu Dias, o heróico e
mais à frente – “E aa quar- sabedor marinheiro que,
ta feira seguimte pola pela primeira vez, dobrara
manhãa topamos aves a o Cabo da Boa Esperança,
que chamam fura buchos e em 1488, era agora engoli-
neeste dia a oras de bes- do pelas vagas com o seu
pera ouvemos vista de terá Situação meteorológica típica no Inverno Austral: a depressão cavada a sul do Cabo navio. Como é que isto
scilicet [a saber] primeira- e a frente fria que circula de Oeste para Leste. aconteceu?... É difícil sa-
mente de hÙu gramde ber. O imaginário da época
monte muy alto e redomdo e doutras navios fossem a navegar naquela di- atribuía ao Cabo da Boa Esperança os
serras mais baixas ao sul dele e de terra recção se o seu caminho fosse o Cabo. poderes do guardião do Índico a negar a
chãa com grandes arvoredos, ao qual Contudo, não há nada que nos diga que sua entrada aos portugueses e esta ideia
monte alto o capitam pós nome o Monte era uma manobra planeada em Lisboa. alimentou todos os textos épicos que
Pascoal e aa terá a Terá da Vera Cruz”. É Aliás, parece-me a mim bastante coe- chegaram até ao século XX. A verdade
interessante esta descrição, pelo por- rente que se tenha decidido guinar para concreta é capaz de ser um pouco mais
menor que dá, e pela ingenuidade do estibordo, e procurar de onde vinham prosaica, podendo adivinhar-se nos
escrivão que resulta numa maior ver- aqueles sinais de terra, precisamente cuidados recomendados nos roteiros do
dade na forma da sua escrita. Quer dizer, quando eles foram avistados. Há até princípio do século XVI e na análise que
Pêro Vaz de Caminha faz uma descrição uma outra suposição que me parece hoje podemos fazer das condições me-
real e exacta do que viu acontecer naque- fazer sentido: a esquadra não parou em teorológicas da zona: quando os navios
les dias de terça e quarta-feira antes da Cabo Verde e não reabasteceu de água e, por ali passavam – numa viagem saída
Páscoa de 1500, e essa descrição permitiu embora isso fosse uma instrução específi- de Lisboa a Março ou Abril – vão encon-
compreender como se fez a aproximação ca de Vasco da Gama, a imagem de tanta trar o Inverno do Hemisfério Sul e o
à costa brasileira. O Contra-Almirante gente embarcada a fazer uma longa volta avanço da Frente Polar até latitudes de
Max Justo Guedes pegou nesta visão do de mar, não deixaria de causar alguma 40ºS. Ora, o que é que acontece se os
Monte Pascoal a aparecer antes das ser- preocupação aos marinheiros e mesmo navios se deixam descair demasiado
ras mais baixas e da terra chã com aos pilotos. Como sabemos, a falta de para sul? (como aconteceu algumas
arvoredos e foi ao local para entender água doce é um espectro de grande peso, vezes)... Vão encontrar gelo, neve e a
qual teria sido o caminho dos navios. Fez com efeitos psicológicos tremendos nas passagem constante de frentes frias que
diversas aproximações num helicóptero guarnições. Hoje já se sente pouco, dados trazem associados temporais grossos
da Marinha Brasileira, voando à altura os meios de a fabricar a bordo, mas extra-tropicais. Foi, provavelmente, o
das gáveas dos navios do século XV, e podemos entender como seria noutros que aconteceu à esquadra de Cabral.
concluiu que este avistamento só é pos- tempos, em navios de vela e, neste caso,
sível para quem vem de sueste ou es- numa viagem quase para o desconheci-
-sueste e isso levantou um outro proble- do. Mas, fosse por esta ou por outra J. Semedo de Matos
ma: por que razão navegariam os navios qualquer razão, a verdade é que os CFR FZ
16 JULHO 2001 • REVISTA DA ARMADA