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Luís Guimarães Lobato
                Luís Guimarães Lobato


                   Uma Vida Consagrada à Vela
                   Uma Vida Consagrada à Vela



                  1. O APELO DO MAR



             uís Guimarães Lobato (LGL) nasceu em  regatas oceânicas. Foi promotora da  Apesar do estado de conservação ser
             Macau, onde seu pai era comandante  primeira FASTNET. Nesta regata, os  aceitável, o Jolie Brise precisa de ser posto
         L militar das ilhas da Taipa e de Coloane.  veleiros largam de Cowes dão volta ao  nas condições náuticas que já tinha perdi-
         Os frequentes trajectos de barco que fazia  rochedo Fastnet, no SW da Irlanda, con-  do. LGL vai a Londres e, nas casas da espe-
         entre as ilhas e Macau, despertou nele o  tornam outro rochedo, o Bishop, passam  cialidade, procura recuperar peças que per-
         gosto pelo mar. Além disso, as conversas que  o cabo Lisard e terminam no porto de  tenceram a tão emblemático veleiro.
         tem com os pescadores locais criam nele o  Plymouth. O vencedor desta regata foi  Descobre o pau de spinnaker que tem 10
         desejo de se afastar da costa, de viajar.  Martin no seu Jolie Brise, que ainda irá  metros de comprimento e pesa 300 kilos. E
           Terminada a comissão, a família regressa  ganhar mais duas destas competições e  até atina com o paradeiro do spi, com 180
         ao continente para logo voltar a Macau,  ainda mais uma regata às Bermudas.  metros quadrados, em algodão do Egipto.
         onde seu pai é novamente nomeado   Aliás, a sua fama seria consagrada quan-  Visita o RORC onde encontra Bobby
         comandante militar das ilhas. Estas viagens  do, numa das regatas oceânicas, salvou  Sommerset – E. G. Martin já tinha falecido
         despertam ainda mais, no jovem que era, o  uma tripulação de morte certa, quando o  – que, como este, conhecia o Jolie Brise
         gosto pela aventura. Aliás, os seus autores  yacht se incendiou.      como as suas próprias mãos. Quando
         preferidos são Júlio Verne e Alain Gerbault,  LGL, entusiasmado, vai visitar o veleiro  Bobby se apercebe que LGL pretende repôr
         grandes ídolos da época.           que é, realmente, o Jolie Brise. A embar-  o veleiro no estado em que se celebrisou,
           Regressa definitivamente a Lisboa, onde  cação está mal tratada e o seu proprietá-  interessa-se pelo assunto e ensina-lhe a
         se forma em engenharia.            rio, oficial do Exército da India, tinha-a  complicada manobra das velas, onde uma
           O gosto pelo mar e pela vela não o larga.  adquirido para fazer viagem até aquela  enorme vela de gaff-top constituía uma per-
         Com os seus primeiros dinhei-                                                    manente dor de cabeça.
         ros compra uma pequena em-                                                         A partir de 1947 o Jolie
         barcação de 6 metros. É a                                                        Brise participa em regatas às
         canoa Argus na qual, sempre                                                      Berlengas, ao Algarve, a
         que pode, percorre as águas                                                      Cádis, em competição com
         do Tejo. Em 1942 tem o seu                                                       outros veleiros tais como o
         primeiro barco de cruzeiro,                                                      Belatrix de Pedro Teotónio
         que adquire a um amigo,                                                          Pereira, o Giralda do conde
         secretário da embaixada de                                                       de Barcelona, o Santa Maria
         Inglaterra. Com o Rosinante                                                      de Luís Lara. Mas as mais
         torna-se cavaleiro andante.                                                      renhidas competições dispu-
         Nas viagens, que são agora                                                       tavam-se com o Senhora da
         até Cascais, vai ganhando                                                        Piedade, do comandante
         experiência do mar e da arte                                                     Matoso, onde a tripulação
         de navegar.                                                                      era constituída por oficiais de
           Corre o ano de 1946 quan-                                                      marinha, enquanto que no
         do alguém o informa que se                                                       Jolie Brise eram todos enge-
         encontra na doca do Bom                                                          nheiros.
         Sucesso um veleiro de casco                                                        Em meados dos anos 40,
         negro que parece ser o Jolie                                                     LGL é eleito presidente da
         Brise, esse nome que, para os                                                    secção de vela da Associação
         amantes e entendidos da                                                          Naval de Lisboa. Com a
         vela, soava como uma pa-                                                         colaboração do coronel
         lavra mágica. A sua história                                                     Calado e o engenheiro
         era famosa.                                                                      Adriano Vaz Pinto, começa a
           Construído em 1913, fez  O Rosinante, o primeiro veleiro de Luís Guimarães Lobato.  fazer-se a regata às Berlengas
         parte da frota dos pilotos do                                                    para disputa do troféu
         Havre. Tinha de comprimento de 17 me-  colónia distante. Todavia, vindo de  Salazar. É nessa altura que LGL é contacta-
         tros e 3.6 metros de tirante de água, o que  Inglaterra, tinha enfrentado fortes tempo-  do por F. Morgan, um grande financeiro,
         lhe dava uma grande estabilidade. No iní-  rais. Cansado e sem grande vocação para  amigo de Pedro Teotónio Pereira, tendo em
         cio da 1ª Grande Guerra Mundial, foi  o mar resolveu desfazer-se do veleiro. O  vista a organização de uma regata de tall
         abandonado no porto do Havre e o inglês  casco estava em bom estado, o mastro era  ships a realizar em 1956. Com a colabo-
         E. G. Martin adquire-o e transforma-o  dum belo pitch pine. LGL apaixona-se  ração de Eduardo van Zeller, conceituado
         num barco de regatas oceânicas     pelo Jolie Brise. Quem não se apaixona-  desportista náutico, prepara-se a primeira
           Em 1925, Martin e Bobby Sommerset  ria? Só falta o dinheiro para o adquirir.  regata deste tipo de navios. Respondem ao
         criam o Royal Ocean Racing Club    Consegue convencer cinco amigos    convite 12 veleiros. Modesta participação.
         (RORC), que, ainda hoje, a nível mundial,  desportistas náuticos e o barco muda de  Todavia, o mais importante foi, sem dúvida,
         é a mais conceituada organização de  bandeira.                        o facto de ter sido lançada a semente de
                                                                                       REVISTA DA ARMADA • JULHO 2001 17
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