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Exercício de Combate à Poluição Marítima
         Exercício de Combate à Poluição Marítima


                                        Plano Mar Limpo
                                        Plano Mar Limpo



               os dias 8, 9 e 10 de Maio, desenro-
               lou-se na zona de SINES mais um
         Nexercício de combate à poluição
         marítima, no âmbito do Plano Mar Limpo
         (PML) sob a responsabilidade do Serviço de
         Combate à Poluição Marítima (SCPM) da
         Direcção Geral de Marinha, organismo de
         cúpula daquele plano.
           O cenário do exercício foi inspirado num
         acidente real ocorrido em 1989  à entrada
         do porto de Sines com o petroleiro Marão.
         Recorde-se a propósito que este acidente  O “Barra de Leixões” recolhe produto no Mar.
         ocorreu em plena época balnear provocan-
         do um derrame de crude, que para além de  recolha de produto e limpeza de praias
         consequências nefastas para o meio am-  nas zonas costeiras supostamente afec-
         biente provocou sérios danos na economia  tadas. Para esta acção o SCPM contou com
         da região.                         a colaboração de meios materiais e
           Assim, o cenário era o seguinte:  humanos afectos aos Serviços Municipais
           Em 9 de Maio o navio tanque “Baleia Bran-  de Protecção Civil dos municípios afecta-
         ca” procedente do Médio Oriente carregado com  dos.
         130 000 tons de “Iran heavy crude” ao efectuar a  Em todo o exercício foi notória a franca
         aproximação do Terminal Petrolífero do Porto de  colaboração entre os diversos organismos  Em Vila Nova de Milfontes, pessoal da DGM proce-
         Sines, debaixo de cerrado nevoeiro, embateu na  envolvidos, tal como prevê o Plano Mar  de à limpeza da praia com a colaboração de meios
         cabeça do molhe Oeste tendo sofrido dois rombos  Limpo (Autoridade Marítima, Exército,  materiais e humanos pertencentes à Câmara Muni-
         abaixo da linha de água na zona do encolamento,  Força Aérea, Forças de Segurança, Auto-  cipal e Bombeiros Voluntários de Odemira.
         os quais afectaram os tanques de BB nºs 1 e 4.  ridade Portuária e Serviços Municipais de
           Supostamente, foram derramadas 4 875  Protecção Civil). Colaboraram ainda  presença de peritos na matéria (nacionais e
         tons de produto, pelo que foi considerado  diversas corporações de Bombeiros  estrangeiros), que debateram os seguintes
         que o acidente atingiu o Grau 2 previsto no  Voluntários e Empresas Privadas.  temas:
         PML, passando pois a coordenação das                                    - Recuperação de organismos (fauna e
         operações a ser da responsabilidade directa  Como inovação relativamente aos exercí-  flora) contaminados pela mancha;
         do Chefe do Departamento Marítimo do  cios anteriores, foram constituídos Grupos  - Gestão dos resíduos/Utilização de dis-
         Centro, conforme prevê aquele Plano.  de Trabalho (Tipo Mesa Redonda) com a  persantes;
           O produto derramado viria a afectar as                                - Armadores/Carregadores: questões
         seguintes áreas costeiras:                                               legais, técnicas e operacionais.
           Zona 1 – Lagoa de St. André
           Zona 2 – Praia da Lagoa de Melides                                    A Direcção Geral de Marinha, em colabo-
           Zona 3 – Praia de S. Torpes                                         ração com o CILPAN (Centro Internacional
           Zona 4 – Praia das Furnas                                           de Luta Contra a Poluição do Atlântico
           Zona 5 – Porto de Sines                                             Nordeste – Acordo de Lisboa) convidou
           De imediato, após dado o alarme, foi                                observadores pertencentes a diversos
         constituído um Centro de Operações que                                organismos públicos e privados ligados de
         coordenou as seguintes acções:                                        forma directa ou indirecta às questões rela-
           - Operação de evacuação de feridos.                                 cionadas com a poluição marítima que
           - Reconhecimento da mancha.                                         embarcaram no dia 9 no NRP “João Roby”
           - Operação de recolha dinâmica no mar.                              onde acompanharam de perto as operações
           - Operação de recolha dinâmica no inte-                             no mar. No dia seguinte os observadores
            rior do Porto de Sines.                                            acompanharam em terra as operações de
           - Operação de recolha e limpeza do                                  limpeza. Estiveram ainda presentes
            litoral (Praias).                                                  observadores da União Europeia, Reino
                                                                               Unido,  Espanha e Marrocos.
           A operação de recolha dinâmica no mar                                 No final os comentários eram unânimes
         ficou a cargo do rebocador “Barra de                                  em considerar que o exercício atingiu ple-
         Leixões”, fretado pela Sacor Marítima e                               namente os objectivos, não ficando nada a
         disponibilizado à DGM para este exercício,                            dever aos exercícios semelhantes que se vão
         que para o efeito lançou uma barreira                                 realizando nos outros países membros do
         oceânica e operou um skimmer, devida-                                 Acordo de Lisboa (França, Espanha e Mar-
         mente auxiliado por um rebocador da                                   rocos).
         Administração do Porto de Sines (APS).                                                        Vasco Galvão
           Foram ainda simuladas operações de                                                               CTEN
         protecção de zonas sensíveis, contenção e  Localização do incidente e áreas afectadas.   (Colaborador do CILPAN)

         26 SETEMBRO/OUTUBRO 2001 • REVISTA DA ARMADA
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